12set14 - Tubarão: Prefeitura não fiscaliza lei e estudantes não sabem cantar o Hino de Tubarão

12/09/2014 13:16
“Tubarão, terra amada e bendita
Hoje brilhas com grandes fulgor
És a terra onde a vida palpita
És celeiro de paz e amor”
 
Nem todos conhecem o Hino de Tubarão que deveria ser ouvido pelo menos uma vez por semana nas escolas da cidade. “Abençoada cidade azul, Idolatrada estrela do sul, o teu futuro será feliz, rincão sublime do meu país”. Os versos da compositora Walkyria Búrigo de Carvalho, de certa forma, retratam o sentimento de milhares de pessoas que adotaram a cidade como moradia nos últimos anos. Mesmo assim, ainda há uma grande parcela dos mais de 100 mil habitantes que não conhecem o hino municipal. Para divulgar a canção tubaronense, uma lei foi criada para que haja a execução do Hino de Tubarão nas sextas-feiras nas escolas da rede municipal da cidade.
Em novembro de 2013, foi alterado o artigo 1º da Lei nº 2.122/97, com o seguinte teor: "Art. 1º Nas segundas-feiras, no início do horário de cada período escolar das Escolas Públicas Municipais, será executado, na íntegra, o Hino Nacional e nas sextas-feiras o Hino de Tubarão, com a participação dos alunos, Diretores, Professores e funcionários dos respectivos períodos.", lei esta sancionada pelo Prefeito Olávio Falchetti. A falta da aplicação da lei foi tema de destaque na sessão da semana na Câmara de Vereadores de Tubarão. O suplente tucano, Valdir dos Santos, com assento na Casa, quer o cumprimento da lei, justificando que a maioria dos estudantes desconhece o Hino da cidade de Tubarão e o Hino Nacional. “Uma das coisas que mais gosto de fazer nessa casa, primeiramente a oração, segundo o hino nacional e terceiro o nosso hino municipal que é lindo, a letra é maravilhosa, e acho que cada criança do nosso município deveria saber décor e salteado a letra. Perguntei em vários colégios que eu faço trabalhos sociais e os alunos não sabem a letra do hino”, ressalta o vereador. O autor da lei, vereador Vanor Rosa, disse que infelizmente essa é mais uma lei que a prefeitura do PT não cumpre. “Tristemente estou vendo que é mais uma lei que eles não estão cumprindo. Nem as próprias leis que são feitas aqui a prefeitura está cumprindo. Por que não voltar às raízes, aproveitar para divulgar o hino do nosso município e demonstrar o amor a nossa terra?” questiona Neno. O parlamentar ressalta que a medida contribuirá para o resgate da identidade tubaronense. “Hoje, é importante resgatar a nossa cultura, que precisa ser levada mais a sério. É hora de fazer valer essa lei”, defende. 
           
 
LEI Nº 3926, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2013.
 
ALTERA O ARTIGO 1º DA LEI Nº 2.122/97, QUE DISPÕE SOBRE A EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.
O PREFEITO MUNICIPAL DE TUBARÃO, SC, FAÇO saber que a Câmara de Vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica alterado o artigo 1º da Lei nº 2.122/97, passando a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 1º Nas segundas-feiras, no início do horário de cada período escolar das Escolas Públicas Municipais, será executado, na íntegra, o Hino Nacional e nas sextas-feiras o Hino de Tubarão, com a participação dos alunos, Diretores, Professores e funcionários dos respectivos períodos." (NR).
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
 
Registre-se e publique-se.
Tubarão, SC, 07 de novembro de 2013.
 
JOÃO OLAVIO FALCHETTI
Prefeito Municipal
 
"PUBLICAÇÃO"
Publicado no Mural Oficial da Recepção do Gabinete do Prefeito na mesma data.
 
RICARDO ALVES DE SOUSA
Secretário de Gestão Municipal
 
 
Hino de Tubarão deveria ser executado todas as sextas-feiras nas escolas públicas municipais como manda a lei

—————

Voltar