12set15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

10/09/2015 10:47
Eis uma pergunta: Quando você fez seu último check up?
Muitas doenças são silenciosas, e não manifestam sintomas algum, por isso é muito importante anualmente fazer uma visita ao médico, para fazer todos os exames necessários. Assim, fica mais fácil prevenir e tratar uma determinada enfermidade.
E, um dos exames que sempre é solicitado, é o hemograma completo; nele pode-se fazer vários diagnósticos, dentre eles, o de uma possível anemia.
Claro que durante a consulta, o profissional da saúde conversando com o paciente, já conseguem ter um diagnóstico prévio dos sinais e sintomas apontados, mas a anemia é constatada somente através do exame.
Geralmente a anemia se manifesta através de carência nutricional, ela se dá principalmente pela baixa ingestão de alimentos fontes de ferro, ácido fólico e vitamina C. Se você apresenta algum sinal de cansaço extremo, desânimo, sono intenso, falta de concentração, apatia, dores nas pernas, fique atento, e procure um médico para confirmar o diagnóstico e um nutricionista capacitado para intervir na sua alimentação e em alguns casos até mesmo uma suplementação. As principais fontes de ferro são: carne vermelha, vísceras, vegetais verdes escuros, açúcar mascavo, melado, rapadura.
Vale lembrar que o ferro melhor disponível é o encontrado em fontes alimentares de origem animal. Porém, há uma dica para melhorar a absorção do ferro encontrado em alimentos de origem vegetal, basta associar a ingestão com alimentos fonte de vitamina C. 
Exemplos:
 
 
Suco Verde
- 2 folhas de couve
- 1 laranja
- sumo de 1 limão
- 1 colher de chá de melado
- 300 ml de água.
Processar todos os ingredientes em um liquidificador e servir em seguida.
 
 
Salada Esperança
- Folhas de Couve Rasgada
- 1 maço de rúcula
- 1 pé de alface americana
- Azeite de oliva à gosto
- Sal à gosto.
- Sumo de 2 limões
Dispor as folhas em uma refratária, regar a salada com o azeite e o limão, só não exagerar no sal e sirva em seguida.
 

—————

Voltar