13fev16 - Pessoas (Notas da Redação)

12/02/2016 15:40
Feriadão
Todo mundo diz que o ano só começa depois da Quarta-feira de Cinzas. Só que tem muita gente na cinza já faz tempo. E para piorar a situação, depois do feriadão do carnaval, ainda tem o feriadão de Páscoa daqui a 40 dias, onde o país vai parar novamente de quinta a domingo.
 
 
 
Aurivam I
Na quinta-feira (11) assumiu em Orleans, o novo secretário da Saúde, no lugar de Ana Zomer, depois de um acerto entre ela, o prefeito, o novo secretário e o partido político a qual eles pertencem, o PSD. O procurador de Orleans, Aurivam Marcos Simionatto, assumiu o posto interinamente. Ou seja, a remuneração dele será de acordo com seu vínculo de origem. 
 
 
 
Aurivam II
Aurivam, diferentemente de Ana, não é um profissional com formação na área da saúde, por isso haverá necessidade de outros profissionais para dar o suporte técnico necessário a pasta. Para a infelicidade do procurador, os recursos da Saúde estão na ordem de R$ 600 mil, já comprometidos com folha de pagamento. Aurivam terá que administrar o óbvio. 
 
 
 
Aurivam III
A escolha do novo secretário foi questionada na Câmara pelo vereador Cristian Berger (PPS). “Não tenho nada contra o Aurivam, mas, em minha opinião, teria que ser uma pessoa mais técnica na área da saúde”, criticou Kiki.
 
 
 
Aurivam IV
Com o novo posto de Aurivam, o advogado Ramirez Zomer passa a responder interinamente pelas demandas judiciais do município de Orleans.
 
 
 
Decidiu-se
Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Tanara Cidade de Souza resolveu atender aos apelos dos líderes do PT estadual, e já bateu o martelo que será candidata a prefeita de Laguna em outubro próximo. Com isso, Tanara deve permanecer no cargo até final de abril. Será mais um troca-troca na pasta da Saúde na Cidade Azul que terá o quarto diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde na gestão do prefeito Olávio Falchetti (PT), praticamente um secretário para cada ano da administração petista. 
 
 
 
Passagem de ônibus aumenta 
Foi reajustada em 11,27% a tarifa de transporte público coletivo em Laguna. O circular agora custa R$ 3,55. 
 
 
 
Mama mia
Vereador tucano, Lucas De Souza Esmeraldino, foi categórico ao afirmar na câmara que não queria fazer mais parte da comissão de Saúde que investiga os atos da gestão Olávio Falchetti (PT). Esmeraldino não entende, bem como o resto dos tubaronenses, como pode colocar na presidência dessa comissão um vereador da situação. Seria a mesma coisa de colocar "A raposa cuidando do galinheiro". A nomeação da raposa é geralmente realizada por desconhecimento ou por parte de alguém que tem interesse. No meio público e político, a metáfora é perfeita para a situação em que se nomeia alguém para um cargo - ou nele é mantido - em instituição em que "a raposa" atua em posição importante, ou ocupa função de confiança. A nós basta escrever que o vereador Clodoaldo de Medeiros ao presidir a comissão está para o PT em "lugar certo e bem sabido".
 
 
 
Mudança
E o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos vai mesmo trocar de partido? Nas bocas de Matilde corre a informação que ele anunciará no fim de fevereiro sua saída do PMDB e dentre em breve sua filiação no PSDB.
 
 
 
Tubarão Saneamento 
A equipe de engenharia da Tubarão Saneamento realizará na próxima terça-feira (16), das 8 às 12 horas, uma manutenção preventiva no Booster da Guarda, um conjunto moto-bomba responsável por aumentar a pressão da rede de água, para melhoria e continuidade no abastecimento. O equipamento é responsável por abastecer os usuários da Margem Direita e Esquerda, e por conta desta manobra, pode ocorrer falta de água durante os trabalhos. 
 
 
 
Cemitério de Orleans
A Associação São José fará uma reunião para tratar da questão do Cemitério Municipal de Orleans, na próxima terça-feira (16) às 20h, na Galeria Zomer e Berger, no segundo andar. Um dos assuntos em pauta será a tal da notificação extrajudicial. Várias pessoas entraram na justiça já receberam o direito de pagar somente o que prevê o código tributário do município. 
 
 
 
Kiki
Foram vários os questionamentos do vereador Kiki Berger (PPS) na última sessão da Câmara de Vereadores: 
... Logo vão ter início às aulas e as pinturas das faixas de pedestres ainda continuarão apagadas?
... Rotativo de Orleans que foi extinto: Quais as alternativas que estão sendo tomadas para o trânsito de Orleans?
... Ação de nepotismo movida pelo Ministério Público, quais ações que foram tomadas pelo gestor municipal?   
... Placa em direção ao Rio Novo: Em função do vento está virada, quem vai nessa direção não consegue se localizar, se algum turista vai para o interior não consegue ver a placa. 
... Rua Professor Maya, foi feito um tapa buraco recentemente e hoje quem for pra lá pode observar que tem vários buracos.
 
 
 
Números do carnaval
A Presidente do Hospital da Laguna, Regina Ramos dos Santos informa que durante o Carnaval, foram atendidas, pelo Serviço de Emergência do Hospital da Laguna, 600 pessoas, 14 a menos do que no ano passado. Destas, apenas três precisaram ser transferidas para outro hospital. Não foram registrados óbitos relativos aos festejos nem atendimentos a feridos por arma branca ou arma de fogo. Para atender a grande demanda, equipes médicas, de enfermagem e de apoio foram reforçadas, assim como os estoques de todo tipo de medicamentos e materiais. A Direção/Administração do Hospital agradecem a todos os médicos e funcionários por mais este sucesso.
 
 
 
Tépido 
Seguramente o atual prefeito de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo da Silva (PP), não deve mesmo disputar a reeleição. Chutou a maioria das pessoas amigas e mais chegadas e até partidários. Vários militantes do PP foram em comissão a Florianópolis pedir a cabeça de Moacir. Na próxima segunda-feira (15) sairá à decisão que pode excluir Moacir Rabelo do PP. Está nas mãos de Esperidião Amin a manutenção da sigla em Capivari.
 
 
 
Sumido
A distância entre a Prefeitura de Capivari e a Câmara dos Vereadores aumenta cada vez mais. Se o clima já era de separação ainda na época da formação da CEI das águas, as coisas não melhoraram muito. E o prefeito Moacir Rabelo parece não fazer muita questão de estreitar laços ou sequer salvar os que ainda existem. O exemplo disto foi à atitude de simplesmente não comparecer a reabertura dos trabalhos da Casa ou ao menos mandar algum representante. Tião da telha o vice foi, mas todos sabem que não bebem a água da mesma talha de barro. O homem além de rancoroso é nojento mesmo. Atitudes como esta refreiam o apoio do legislativo municipal.
 
 
 
Se tá sujo, Olávio!
A Prefeitura de Tubarão prometeu fazer uma obra de melhorias no local incluindo reforma dos banheiros públicos, recuperar o paisagismo, restaurar a área principal onde está situado o chafariz. O prefeito de Tubarão, Olávio Falchetti, em pessoa falou... Cadê as obras de revitalização da Praça de Oficinas?
 
 
 
Legal
Se não foi o melhor pelo menos foi um dos melhores! O Carnaval de Laguna/2016 foi tranquilo levando ao delírio jovens de todas as idades. 
 
 
 
Bloco Rosa
Sempre na vanguarda, o maior, levou gente, beleza e consagração. Alegria Padrão, com foliões brincando e se identificando com o bloco.
 
 
 
NOTA 0
Faltou preparo ao cantor da banda, que parou de cantar e pediu vaia a uma briga que se avistava e que foi contida pelos seguranças. Um músico que respeita o seu público deve sim parar a música e até pedir ação dos seguranças. Não pode chamar os desafetos de babacas diante de milhares, inflar ainda mais a desavença, sem averiguar o verdadeiro responsável. No relato fiel que recebi, um cidadão mamado teria empurrado um jovem que brincava tranquilo, jogando cerveja numa senhora. O marido apenas perguntou o que está havendo para que o mamado machão se acalmasse. Levou umas bofetadas e não apanhou mais graças à ação dos seguranças.
 
 
 
Corno ou incompetente?
Foi realizada no Fórum Desembargador José Manuel Viana de Castro em Salvador (BA), uma audiência com o vendedor John Maclster André da Silva, que foi acusado pela esposa do prefeito Orlando Xavier (PR), senhora Erenice Pereira Alencar de ter chamado o seu marido de ‘corno’, em um estabelecimento comercial da cidade. De acordo com o processo “o fato se deu na loja Camarim, quando ele afirmou para a proprietária do referido estabelecimento que o companheiro era ‘corno’. Sem conhecer a esposa que se encontrava no local, ele foi abordado pedindo esclarecimento e provas sobre a ofensa. Por sua vez, o vendedor alegou ser isso o que o povo dizia na cidade”.
 
 
 
PERGUNTA
O que dói mais num político! Chamá-lo de corno ou de ladrão do dinheiro público?
 

—————

Voltar