13jun15 - Comunidade (por Munir Soares)

13/06/2015 08:01
LIXO, SACOS E POMBOCAS
A cidade estava às escuras e com as ruas cheias de buracos. Corria o ano de 1876. Não havia energia elétrica. As novenas de Santo Antônio aconteciam à luz de velas. Por iniciativa do Dr. Augusto Gurgel, ex-juiz municipal, inaugurou-se um regular serviço de iluminação a gás. Com o tempo, devido ao custo pago pelos usuários, de 240 réis mensais, e por falta de gente para acender, e apagar os lampiões, as pombocas foram desativadas, e a cidade retornou à escuridão. 
Atualmente, quase 140 anos depois, as pombocas voltam a causar insônia ao administrador municipal. Para a inauguração da moderníssima Ponte Anita Garibaldi, o DNIT afirma que é de responsabilidade da nossa prefeitura, as despesas com a iluminação da ponte. Everaldo, sem folga de caixa, estaria até disposto a pedir a Presidente da República, que o ajude a manter acesas as pombocas da ponte. Que chic, pombocas de LED! Vai sobrar para a população da terrinha. Vão usar o dinheiro da COSIP, arrecadado mensalmente de todos os consumidores. Como ficará, futuramente, a iluminação pública, que já é deficiente? Dá vontade de mandar todo mundo para a Ponte que Pariu. Pariu milhões em impostos. Dinheiro que sumiu?
Vereador Roberto Alves, também, quer passar a sacolinha na população. Com pretexto de proteger o meio ambiente, e em defesa dos grandes comerciantes, aprovou a Lei das Sacolas plásticas em nosso município. Os supermercados deixam de fornecer, gratuitamente, as sacolas aos consumidores. Diminuindo custos, e onerando mais, ainda, a freguesia. Outro detalhe da Lei: Os produtos vendidos nesses estabelecimentos (mais de 90%) continuarão EMBALADOS EM PLÁSTICOS. Pergunta ao “ecológico” presidente da Câmara: os plásticos, que agasalham quase todas as mercadorias constantes do estoque, não poluem o meio ambiente? Não seria o caso de exigir que os supermercados ofereçam sacolinhas biodegradáveis? Eles tiram o deles da reta, e botam no nosso, com juros e correção. Chega!
Nos próximos dias vai entrar em vigor a nova Lei do LIXO. Está no site da Prefeitura (Lei 312- 20.5.2015) novas regras para o armazenamento do lixo residencial e comercial. Os latões, de várias cores, deverão ficar alinhados ao muro frontal, em local visível, e NA PARTE INTERNA DA PROPRIEDADE PARA NÃO OBSTRUIR O PASSEIO PÚBLICO.
Será que esqueceram que Laguna é uma cidade tombada, e que no Centro Histórico, com as casas coladas, sem muro ou portão, será difícil colocar os tais latões, na parte interna da propriedade?
Nosso amigo Edésio, morador da Praça de Anita (Museu), cidadão cumpridor de seus deveres, não sabia onde colocaria o novo latão do lixo. Não tinha espaço em frente a sua residência, só se colocasse na sala. Seu amigo “Dae” Chede encontrou uma solução (já patenteada) que poderá servir a quase todos os moradores do Centro:
___ O Motor de popa, individual e ecológico, movido a gás metano dispensa até o caminhão coletor dos resíduos. O latão de lixo fica acoplado às costas do individuo. O calor do corpo esquenta a biomassa libera os gases que, por intermédio de um dreno, são levados ao organismo, transformado em energia.
___ Por onde é enfiado o dreno? 
___ Não foi revelado. Sigilo industrial
 
 
 
NOITE DE SANTO ANTÔNIO
Este ano, sem grandes atrações, no outrora chamado “barracão,” a festa ganhou em religiosidade. Nas trezenas, com a Matriz superlotada, a multidão emocionada, canta, reza e chora. O cenário, a música do Coral, banda e todo o ritual litúrgico, dão ao ato, um toque de magia, que toca os corações como se fosse um bálsamo que cicatriza as feridas, e leva ao coração a paz e a serenidade de que tanto precisa a humanidade nos dias de hoje. Está mais do que na hora de se iniciar o processo de Tombamento da Trezena de Santo Antônio dos Anjos, como Patrimônio Imaterial.
Também faz parte da cultura da festa do padroeiro, o desfile dos políticos, que prestigiam o evento e que, na trasladação, caminham à frente do andor que leva o padroeiro. Alguns, veteranos, conhecem o caminho das pedras. Os novatos caminharão temerosos, atentos ao foguetório. Informaram-me, que ali na curva da antiga usina, uma girândola teria sido armada, às pressas...
___ Novidade nenhuma...
___ Exceto que entre os fogueteiros estavam algumas pessoas, funcionários da Prefeitura, recentemente exonerados.
___ E, o prefeito?
___ Preocupado com algum foguete “envaretado”?
___Por via das dúvidas ele deverá ir à procissão, disfarçado de “Irmão de Santo Antônio” usando a opa do radialista Batista Cruz.
 
 
 
FOLCLORE
A distribuição de pãezinhos é uma tradição durante as missas, e as trezenas em honra a Santo Antônio. Em anos anteriores, uma das festeiras distribuía os pãezinhos. A multidão de fiéis rodeava a jovem senhora, empurrando-a de um lado para o outro, inclusive, por um engraçadinho, que até a apalpou pela região glútea. Ela encerrou a distribuição, e recolheu-se à sacristia.
___ Mal-educados, a gente dá o pão, e eles já querem a “padaria”...
 
 
 
TÚNEL DO TEMPO
“Foguinho”, atualmente, é árbitro da Liga de Futsal. Naquele ano ele era goleiro de um time, que disputava nosso Campeonato Infantil de Futebol de Salão. Até a quinta rodada Foguinho não tomara nenhum gol. Sua meta estava invicta. Para estimular os atacantes eu oferecia dinheiro, estimulando-os. Mesmo assim Foguinho continuava pegando tudo. No sábado seguinte aumentei a oferta, CR$ 20,00 para quem fizesse um gol no Foguinho. Foguinho apavorou, pediu tempo, e foi falar comigo:
___ Seo Munir, diminui o prêmio! Por 20 cruzeiros, até o meu zagueiro já está querendo fazer gol contra... 
 
 
 
FRENTE PRA LAMENTAR
No último ano a Ponte da Laguna foi mais fotografada que a modelo Gisele Bündchen. Políticos marcaram presença nas diversas etapas da obra. Entusiasmados nem se davam conta de que as obras complementares estavam sendo postergadas, condenando a localidade de Cabeçuda, ao isolamento. Depois da casa arrombada, tranca de ferro. Surge, de novo, a Frente Pra Lamentar, o chororô pelo que podiam ter feito, e não fizeram. Hora de mandar a todos para a “Ponte que pariu”...
 
 
 
NINHO DE MAFAGUIFO
Com o falecimento de Luiz Henrique o PMDB catarinense ficou parecido com um ninho de mafaguifo, com vários mafaguifinhos. Quem seria o candidato a desmafaguifador? Dário Bergler teria entrado na disputa e, pelo jeito, não tem trava na língua.
 
 
 
SUCESSÃO
No PSD o governador Colombo colocou ordem no ninho, e já botou o ovo em pé.
 
 
 
GORGULHO BABILÔNICO
As donas de casa espalhavam os grãos de feijão sobre a mesa. Maneira fácil de retirar as impurezas e eliminar o gorgulho. Assim fez o Rei Everaldo com os duzentos nomes a caminho da degola, com uma agravante, quem deve proceder à escolha e determinar quem fica, são os vereadores. 
___ Everaldo e Roberto Alves estariam administrando o Reino da Babilônia, a quatro mãos?
 
 
 
IBOPE
Com base em algumas pesquisas internas, o governo de Everaldo dos Santos começa a ser contestado pelo eleitorado em geral. Aliás, sua candidatura à reeleição não seria mais unanimidade nem dentro de seu partido.
 
 
 
OBRAS DE CABEAMENTO SUBTERRÂNEO
Prazo para o termino da obra: 
___ O dia em que o Saci conseguir cruzar as pernas...
 

—————

Voltar