13jun15 - Cri-Cri (por Genaro Geraldo - Interino)

13/06/2015 09:56
Cabelinho: Suicídio ou queima de arquivo?
O vereador Clésio de Oliveira Souza, o Cabelinho, de 52 anos, que foi encontrado morto num galpão abandonado, que fora um antigo engenho na localidade de São João do Rio Maior, em Urussanga, quarta-feira (10), foi sepultado na quinta-feira (11) em Orleans. Informações consideradas abrasadores surgiram na minha mesa no final da noite de quinta-feira. Cabelinho não se matou? Reflexão: Ele era o voto de cassação do atual prefeito. Quem assumirá a cadeira será a mãe de um servidor com cargo comissionado. O Alcaide que estava com três votos, voltará a ter quatro.  Cabelinho vinha demonstrando desejo pela cassação e andava meio nervoso.  Com sua morte a oposição perde os dois terços que tinha. Para alguém que queria se matar, não soa estranho que atravessasse a fronteira do município de Orleans para se matar em Urussanga? Ele tinha R$ 3.200 reais no porta-luvas do carro.  Não teria guardado em casa e avisado a família?  O mais curioso ainda é que não se despediu da família. Antes de seu desaparecimento teria participado de uma reunião com o senhor Marcelo Galvane (genro do prefeito) e envolvido no escândalo que redundou na operação Colina Limpa. O próprio prefeito, Marco Cascaes e o ex-prefeito, Jacinto Redivo também participaram desta reunião.  Então ele teve uma reunião às 10h, deixou a filha em casa ao meio dia, disse que iria numa outra reunião e sumiu?  Isso tudo é muito estranho... Não deixou carta, não entregou o dinheiro para a filha, ainda não temos o laudo cadavérico. Por telefone o delegado regional de Criciúma, Dr. Jorge Luiz Koch pediu cautela nesta hora. “Vamos aguardar os laudos, perícias e depoimentos, para um bom inquérito policial. Muitas informações vão circular, temos que ter cautela. No local do suicídio estavam os peritos, IML e o delegado Bruno, pedi a eles muita observação nos detalhes do local e do cadáver”, destacou.  Mistérios rondam a morte do vereador e isso é inegável.  No muro da capela onde o edil foi velado, teria sido fixado um cartaz com a seguinte frase: “Todos que pediram propina, ‘olhem’ suas mãos, ajudaram a puxar a corda”.  Questionamento sugestivo para que se descubra quem pediu propina? E para quem foi pedida a propina. Não se sabe quem colocou o cartaz, mas a polícia poderia começar pelo insólito as investigações.
 
 
 
Jairo Cascaes 
Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Tubarão, Jairo dos Passos Cascaes (PSD), deverá lançar no segundo semestre na mídia local, esclarecimentos gerais a população para que possam entender o trabalho constitucional dos vereadores. Segundo disse, muitas vezes o vereador pede a solução numa rua, num bairro, e cabe a prefeitura executar. Como a maioria das vezes o executivo não faz, é o vereador que fica rotulado como incompetente. Sobre a grande aceitação de seu nome nas redes sociais na corrida para a prefeitura, Jairo se mostrou humilde ao falar com o escriba.  “Minha vida foi dedicada a prefeitura de Tubarão, onde ocupei cargos e sei como funciona a máquina. Tenho os pés no chão, sei que é difícil, complicado, mas sou um soldado. Preciso lá adiante ouvir meus amigos, a família, o governador e o Zé Nei nosso deputado”, afirmou. Jairo Cascaes foi o vereador mais votado da história de Tubarão e tem sua vida dedicada a APAE onde foi Presidente.  Casado com dona Gisele, eles têm dois filhos, maiores de idade que recebem cuidados especiais.
 
 
 
Arena Multiuso
Secretário Regional, Caio Tokarski, conversou esta semana várias vezes com o prefeito de Tubarão, Olávio Falchetti, uma delas no gabinete do prefeito, para solucionar a vinda dos recursos garantidos pelo do Governo do Estado para a Arena Multiuso. Na próxima semana uma assembleia extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional será feita para aprovação dos recursos que a prefeitura vai receber para concluir a obra. Com isso vai faltar a estrutura interna que o próprio prefeito já foi várias vezes em Brasília para sensibilizar o Governo Federal, que do partido de Olavio, para conveniar com a prefeitura e conquistar os recursos necessários. Vamos ver se o PT de Dilma será tão generoso com Tubarão como o PSD de Raimundo Colombo.
 
 
 
Capivari
A Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo está aprimorando a informatização de todo o sistema de saúde. Isso inclui a Farmácia Básica do município, que está passando pelo processo de melhoria e ajustes necessários para dar um atendimento melhor e mais célere possível.  Os funcionários deste setor estão passando por treinamentos buscando adequá-los às novas situações após a implantação total do novo sistema. Por conta destas melhorias a Farmácia Básica passará a exigir a partir do dia 1º de julho de 2015 a apresentação do cartão do SUS e de um documento de identificação (RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Carteira de Trabalho no momento da retirada do medicamento prescrito ao paciente. 
 
 
 
Laguna I
Esta semana o Dr. Antônio dos Santos conversou conosco sobre governo de seu irmão, prefeito Everaldo dos Santos. “Eu quero dizer que estou do outro lado do balcão. Quando iniciei o governo com ele, fiz com que as funções fossem bem definidas. Procurei reter um percentual para que o 13º fosse pago certinho. Eu sai e mudaram tudo. O prefeito não me ouve, não me escuta e está cercado de gente que só lhe prejudica” disparou. Perguntado sobre o futuro do governo, disse: “Não sei”... Perguntado sobre as demissões da PML, disse: “Não sei”. Por fim Antônio dos Santos revelou que recebeu um torpedo desrespeitoso do irmão. Que sua esposa teria ficado indignada, mas que nada iria responder ao irmão/prefeito.
 
 
 
Laguna II
Um vereador que já foi secretário do prefeito Everaldo dos Santos, teria questionado ao alcaide sobre seu irmão, Antônio. Everaldo disparou: “É um poço sem fundo”.  Esta semana o prefeito está muito depressivo. Medicado, permaneceu em sua casa. 
 

—————

Voltar