14abr12 - Afubra trabalha tema Agrotóxicos com alunos

13/04/2012 19:00

 

Dia 11 de abril ficará marcado para as 65 pessoas, entre alunos, pais e professores que visitaram a Associação das Revendas de Agroquímicos do Sul (ARASUL).
 As escolas EMEB Maria da Silva Corrêa, da Comunidade do Caruru e a EMEB do Sombrio, da Comunidade de Sombrio, do Município de Tubarão, participam de um Projeto Piloto, proposto pela Secretaria Municipal de Educação, para as escolas do campo, que visa manter os alunos na escola em tempo integral. No contra turno, os estudantes recebem atividades/oficinas desenvolvidas por entidades parceiras do projeto, como a Afubra, Epagri, Unisul e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A Afubra está trabalhando com o tema Agrotóxicos, mostrando aos alunos os riscos e cuidados que os agricultores devem ter ao manusear estes produtos através do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o destino correto que eles devem dar as embalagens vazias após a utilização. Após a realização destas duas oficinas, os alunos foram visitar a Central de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, mantida pela ARASUL, localizada no Município de Araranguá. Os alunos foram recepcionados pelo gerente da Central, Sr. Dion Elias Ramos de Oliveira e pelo tesoureiro Sr. Leandro Richard da Silva, que após apresentar a importância da reciclagem para a preservação ambiental, levaram os estudantes para visitar e mostrar todo o processo de recebimento, armazenagem, limpeza e prensagem das embalagens que após são enviadas a uma das cinco Indústrias que existem no Brasil, que reciclam estas embalagens. Foi mostrado também, os produtos que são transformados as embalagens após a reciclagem, como caixas para interruptores e tomadas, conduítes para fios elétricos, embalagens para óleos lubrificantes, tampas para embalagens de agroquímicos, entre outros produtos específicos. Após, todos receberam um lanche de cortesia e uma saudação especial por parte da equipe da Arasul, com a mensagem de levarem para seus pais e para as suas comunidades a importância da devolução das embalagens vazias após o uso, pois só em 2011, somente através da Arasul, foram recolhidos e enviados para a reciclagem 97 Toneladas de embalagens. Curiosidade: Para cada Tonelada prensada, são necessárias 10 mil embalagens de litro.
Afubra orienta alunos

—————

Voltar