14dez13 - Tubarão: Prefeitura deixa Catedral fora da decoração Natalina por falta de orçamento

13/12/2013 10:08
Um dos cartões postais mais visitados de Tubarão sem dúvida é a Catedral Diocesana. Centenas de pessoas de outras cidades e até estados passam pelo local todo mês para tirar fotos e apreciar a beleza do local. No entanto, nesta época do ano, quando a cidade é enfeitada para as festas de Natal, este ponto não recebeu uma lâmpada sequer para fazer parte das comemorações e chamar ainda mais atenção. Muitos católicos não escondem a decepção e o descaso, justamente na casa de Deus.
O Padre Anselmo Buss, um dos párocos da Catedral e coordenador, disse que a responsabilidade sempre foi da prefeitura. “Quem fazia as decorações natalinas sempre foi a prefeitura em parceria com as empresas contratadas para este tipo de trabalho. Até pelo fato que a praça da Catedral pertence ao município. E mais uma vez ficamos sem a decoração neste ponto que é onde milhares de pessoas passam todos os dias”, lamentou o padre. “Nossa parte é decorar a parte de dentro. Isso nós estamos fazendo com o presépio”, ressaltou.
Por telefone, o coordenador da Cosip, José Fontoura Dutra Júnior, disse que fica triste com esta situação. “Na verdade nós não tínhamos muitos recursos para fazermos a iluminação como queríamos. Foi um ano difícil e tivemos que nos redobrar para conseguir o que foi feito. Na igreja São José Operário de Oficinas, fizemos alguma coisa, pelo fato que sobrou 400 metros de mangueira. Mas na Catedral não tínhamos mesmo como fazer. Eu mesmo, me corta o coração vendo isso”, disse Fontoura lamentando este caso. 
 A CDL também afirmou que a prefeitura é quem cuida da decoração na cidade. “Não queremos nos isentar ou fugir da responsabilidade.  Pelo contrário. A CDL sempre decorou alguns pontos e algumas árvores. Na Catedral pelo que eu sei, sempre foi a prefeitura e empresas que faziam a decoração. Nós decorávamos apenas as árvores”, disse o diretor executivo da CDL, Paulinho Nascimento. 
Para a católica Maria Goreth Soares, 59 anos, seria muito melhor se a Catedral fosse iluminada nesta época do ano. “Eu tenho várias fotos em épocas de Natal feita com meus filhos e netos na frente da Catedral. Fico triste em vê-la assim sem uma decoração por mais simples que seja. A prefeitura deveria olhar com mais carinho. Não deve ser muito caro pra fazer isso”, disse ela olhando para a igreja.
 
Outros governos sempre se preocuparam com a iluminação natalina da Praça da Catedral. Católicos não escondem a decepção e o descaso do atual prefeito
 
 
 
Padre Anselmo diz que a responsabilidade da igreja é decorar o interior da catedral
 
 
 
Praça da igreja de Oficinas só foi decorada porque sobrou 400 metros de mangueira

—————

Voltar