14dez13 - Tubarão: Vereadores aprovam Lei que dificulta vinda de feiras itinerantes

13/12/2013 10:43
Na sessão de Câmara de segunda-feira (09), foi aprovado por unanimidade em uma única votação pelos vereadores o projeto de lei complementar de autoria do Poder Executivo Municipal que dispõe sobre a instalação e funcionamento de atividades destinadas a feiras e eventos temporários. 
 O vereador Caio Tokarski (PSD), que deu parecer favorável à aprovação da matéria, disse que essa lei tem o objetivo de proteger os municípios e acima de tudo os comerciantes dessas feiras que tem passado por várias cidades brasileiras, inclusive em Tubarão há poucos dias. “Essas feiras vem ao município, causam um estrago econômico sem dimensão, trazendo um prejuízo ao comércio, aos comerciários, que pagam impostos, que geram empregos”, disse Tokarski que se preocupou com a aflição do presidente da CDL, Felipe Nascimento. “Então peço a aprovação de todos a esse substitutivo, que com certeza vai desviar o curso dessa feira itinerante para outro local, infelizmente isso nós não podemos interferir, mas aqui em Tubarão eles vão ter mais dificuldades para poder novamente se instalar”, orientou o parlamentar. Outro vereador a defender o projeto foi Edson Firmino (PMDB): “Que venham, sejam bem vindos, a nossa cidade é uma boa anfitriã, mas cumpram as regras que o nosso comerciante também cumpre aqui na cidade de Tubarão”. O líder do governo na Casa, vereador Matusalém dos Santos, defendeu a administração do PT: “Se existe um problema nós temos que administrar o problema e não ficar escolhendo culpados, inclusive fiz uma brincadeira que se fosse para culpar o prefeito Olávio naquele momento, nós teríamos que também culpar a igreja que ganhou dinheiro alugando os pavilhões e o pátio lá, certamente nem a igreja pensava em causar problema para ninguém, mas as coisas acontecem e depois de acontecido é que se vai perceber a extensão do dano”, falou o petista preservando a redação alternativa para melhorar o projeto de lei já existente.    
A aprovação foi recebida com satisfação pelas lideranças locais do comércio. Felipe Nascimento, presidente da CDL, presente na sessão, destacou que a aprovação dessa nova legislação é uma exigência dos comerciantes da cidade. “Eu ouso dizer que foi uns dos mais importantes projetos aprovados neste ano, vocês (vereadores) ajudaram a manter a cadeia econômica do comércio varejista em Tubarão. Vocês nos deram a possibilidade de concorrer com esses aventureiros, que são pessoas que aqui vem, que não geram emprego, que não pagam impostos, não geram aluguéis, que não geram esse movimento econômico, e o movimento lojista sai daqui hoje satisfeito. Peço ao pessoal que está na tribuna, uma salva de palmas aos vereadores, eu saio daqui orgulhoso de ser tubaronense”, comemorou o presidente da CDL, pelo fato da iniciativa ter sido gestada a partir de entendimentos com os edis.
 
Caio Tokarski: “Aqui em Tubarão eles vão ter mais dificuldades para poder novamente se instalar”
 
 
Edson Firmino: “Que venham, sejam bem vindos, a nossa cidade é uma boa anfitriã, mas cumpram as regras”
 
 
Matusalém dos Santos: “Se fosse para culpar o prefeito Olávio naquele momento, nós teríamos que também culpar a igreja que ganhou dinheiro alugando os pavilhões e o pátio”
 
 
Felipe Nascimento: “Vocês (vereadores) nos deram a possibilidade de concorrer com esses aventureiros”
 
 
Vários comerciantes de Tubarão estiveram no plenário da Câmara e acompanharam os discursos dos vereadores

—————

Voltar