14maio11 - Comunidade (por Munir Soares)

13/05/2011 17:34

 EM BUSCA DO ELO PERDIDO 

No dia 7 de maio, prefeito Célio Antônio foi sabatinado no programa do radialista Álvaro de Oliveira. Como sempre, senhor do seu nariz, bem falante, ignora as críticas e descreve com otimismo, suas ações à frente da municipalidade. Com segurança enumera suas próximas realizações: A reurbanização da orla da praia do Mar-Grosso deve ser iniciada no próximo mês de junho e término, antes do início da temporada. Licitação e licença ambiental, tudo nos “trinques”.

Verba para dragagem do canal da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, trecho entre o Areal, e o Iate Clube vai sair, mesmo. Verba assegurada, e garantido o local para colocação dos dejetos, terreno onde funcionou a Ind.Pedone, atualmente pertencente ao Dr. Manoel José C Fernandes. Com aval dos órgãos ambientais, afirmou o prefeito. Dinheiro federal. Na previsão do alcaide, será construída uma marina, atrás do Mercado Público.

___ E, o prédio do Mercado, perguntaram. 

___ Mercado Público e Cine Mussi são obras de responsabilidade do Iphan.

E a nova rede de esgotos? Quando será implantada? Dizem que a Casan está a postos, aguardando, apenas, o resultado de uma pesquisa arqueológica, coordenada por técnicos da Fatma e Iphan. Que tipo de fósseis estariam procurando? 

___ A folclórica “caveira de burro” responsável pelo atraso sócio-econômico do município?

No Bar Sto. Onofre, alguns freqüentadores, metidos a entendidos em história da terrinha, acreditam, que esses Indiana Jones do serviço público, estariam buscando restabelecer uma verdade histórica. Reencontrar o elo perdido.

Em plena República Juliana, no início do mês de novembro de 1839 já havia muita insatisfação com a presença dos Farrapos em nossa cidade. O padre Vilela de Araújo, o mesmo que celebrara o Te Deum em homenagem aos farrapos - e o major Francisco Gonçalves Barreiros lideravam os insatisfeitos. Canabarro e seus homens bateram pesado, a fim de acabar com o clima de rebeldia. Prenderam setenta pessoas, incluindo o padre e o major. Quando os imperiais recuperaram Laguna, após a batalha de 15 de novembro, encontraram o cadáver do padre, junto à fortaleza da Barra, apunhalado e com os olhos arrancados. O major Barreiros foi executado e castrado.

No Bar Sto.Onofre corre a lenda de que, com base em manuscrito encontrado num sambaqui, quem foi castrado foi o sacerdote, e padre capado, significa atraso para a cidade. Praga de padre! O mesmo documento assegura que o santo badalo, teria sido sepultado por uma moça virgem, numa das ruas do centro da cidade. A moça, religiosa, acreditava na ressurreição dos mortos. O dia que o apêndice sacerdotal retornar ao convívio do padre, Laguna será bafejada pelo vento do progresso. A tal pesquisa arqueológica teria, mesmo, essa finalidade?

 

NO PACOTE

O cidadão, de meia idade, tinha cara de honesto. Pretendia vender-me um pacote de ovas de tainha. A  embalagem,  coberta por fina camada de gelo mostrava um produto de bom aspecto. 

___ No meio desse embrulho deve ter ova de papa-terra, abrótea, etc.

___ Não, só de tainhas. Trabalho escalando peixe e seleciono algumas ovinhas. Vendi um quilo, aqui, pro seo Telha (Restaurante Pardhal`s) 

___ A cara de honesto já mostrava algumas rusgas de safadeza.

Pechincha pra cá, regateia pra lá, acabei pagando 15 contos.

Cerveja com ova frita é um régio aperitivo. Ao sair, descongelada, do micro-ondas, o aspecto não era dos melhores. Uma imitação mixuruca de ingredientes para paeja. Tinha, até, ovo de bagre. Paguei um mico e caí como um patinho. O fulano alega trabalhar num frigorífico em Cabeçuda. Olho nele!

 

MERENDA ESCOLAR

Depois que a “Merenda Escolar” foi terceirizada, o prato do dia é a “Denúncia”. Produtos de má qualidade, mercadoria com prazo de validade vencido, etc... etc...etc... Semanas atrás, Zé Mala reclamou, que professor não pode nem entrar na cozinha. Se pedir cafezinho é escorraçado. Se a Educação fosse mesmo prioridade e a criança o objeto direto dessa prioridade, Secretários de Educação, representantes dos pais, e da Câmara de Vereadores deveriam formar uma Comissão Permanente para, de surpresa, periodicamente, fiscalizar, in loco, a qualidade da comida servida aos alunos.

No tempo da caneca de sopa, tudo era simples, farto e suculento. Algumas crianças faziam o regime da jibóia, enchiam a pança de sopa e precisavam tirar uma soneca para fazer a digestão. 

 

SE LIGA!

Asfalto na estrada do farol: Os políticos haviam batido o martelo. Obra de asfaltamento da estrada Barra/Farol seria iniciada no dia 10 de maio. No dia 9, véspera, em entrevista ao Diário do Sul, CIDA, líder comunitária da Ilha, informava que o canteiro de obras estava sendo instalado, mas que a obra, propriamente dita, seria iniciada uma ou duas semanas depois. Máquinas pesadas deverão chegar até ao final da semana. Secretário Regional Christiano Lopes confirma a notícia. No mesmo dia, vereador e presidente da Câmara de Laguna, Everaldo dos Santos em entrevista ao radialista Batista Cruz mostrou, claramente, que não estava acompanhando o processo nem mantinha contato com as lideranças da região da Barra.

Um candidato a prefeito precisa estar atento a tudo o que acontece no município.

 

POLÍTICA NA TERRINHA

 

O ALCAIDE FALOU: 

Quem quiser ser candidato pelo meu partido (PT) tem que assumir a candidatura. Tem que demonstrar vontade de ser candidato. Resumindo: botar o bloco na rua.

Coligação? 

___ Não faz restrição a nenhum partido.

 

CARTAS NA MESA

Vereadora Tanara, Secretária Municipal da Saúde informa que é candidata, e espera contar com o apoio e a indicação do seu partido (PT) e do prefeito Célio.

 

SUPER CABO ELEITORAL

Prefeito Célio vai continuar coordenando as ações político-administrativas do novo município de Pescaria Brava, durante todo o processo eleitoral, inclusive já teria doado terreno, para construção da sede administrativa do novo município. Um padrinho para muitos afilhados.

 

ESTRANHO

Na 19ª SDR a coisa continua nebulosa.

___ Mas, não aconteceram cinco nomeações de gerentes? 

___ Verdade, três de Laguna, e dois de Imbituba. 

___ O que há de estranho nisto?

___ O Adjunto! Antônio dos Santos, presidente do Diretório do PMDB de Laguna, indicado para o cargo de Secretário Adjunto, ainda não foi nomeado. Caporal, candidato do Antônio a uma das gerências, também ficou de fora. Sinistro!

O mesmo aconteceu com Felipe Remor que respondia, interinamente, pela Secretaria e ainda está no limbo. A Gerência de Saúde já foi ocupada por outra pessoa...

 

POMBO E GARÇA

Edésio, testemunha ocular da história. José Paulo dos Reis, é o POMBO, figura muito conhecida em toda a cidade. Um negro alto e bem apessoado. Atualmente, vitimado pela diabete, amputou parte dos membros inferiores, e vive recluso. Esta história se passa nos tempos em que o Pombo, músico da Banda Musical “União dos Artistas,” desfilava garboso pelas ruas da terrinha, tocando seu bumbo. Relembro-a, com intuito de alegrá-lo. Henrique, jovem deficiente, trabalha num supermercado, gosta de banda de música e é fanático torcedor do Flamengo do Rio de Janeiro. Recentemente, na festa em homenagem ao Zico, ele foi fotografado ao lado do craque. Estava feliz, pois foi muito aplaudido.

Henrique tem um problema de dicção, troca o “r” pelo “l”. A “União” inaugurou seu uniforme branco, com uma retreta. Henrique estava lá, bem ao lado do Pombo, e seu bumbo. No dia seguinte:

___ Seo Pombo, o senhor palecia uma Galça.

___ Henrique, então, não sabes, que o nome é Garça, e não Galça.

Ela é branca, e eu sou negro!

___ Tô falando é daquela Galça que come Calniça...

 

O PRETO NO BRANCO

Foi uma semana de zebra, no futebol brasileiro. Fluminense, Cruzeiro, Internacional e Grêmio foram eliminados da “Libertadores”. O “Santos” salvou-se com os milagres de seu goleiro. Palmeiras é humilhado no Paraná, 6 x 0, e o Flamengo perde a invencibilidade, em casa, para o Ceará. O que está acontecendo com o futebol brasileiro? Técnicos ganhando fortunas. Importamos jogadores da terceira idade. Em 2010, 30 jogadores estrangeiros disputaram o Brasileirão - série “A” “A”. O craque do ano foi o argentino Conca, e o Loco Abreu tá na área! Craques de exportação revelamos somente Neymar e Ganso. Na Europa, nenhum atacante brasileiro se destaca. Mano Menezes que bote as barbas de molho.                   

—————

Voltar