14maio16 - Pessoas (Notas da Redação)

13/05/2016 15:15
Custo Alto I
Essa nova viagem a Brasília do prefeito de Tubarão, Olávio Falchetti para tratar do “muro dos Correios” virou chacota na internet. Tem gente afirmando que só os gastos com as essas viagens para tratar do assunto já seriam suficientes para resolver o problema. Isso sabendo que a noite sempre rola aquela janta especial para aproveitar os caríssimos restaurantes da Capital Federal. 
 
 
 
Custo Alto II
Povo não suporta mais ouvir notícias de prefeito e assessores em Brasília, na sede dos Correios discutindo a derrubada daquele muro na Marcolino. Na redação a lista de inúmeras viagens para discutir-se sobre o mesmo assunto.
 
 
 
Demora
O presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Edson Firmino quer encontrar uma solução para diminuir a fila de espera para exames especializados. Segundo ele, só para tomografia são 246 pacientes que estão na fila de espera. Para ressonância são 500 encaminhamentos. “A Secretaria de Saúde do nosso município, precisa criar um mecanismo para diminuir essa quantidade de tomografia e de ressonância que estão na fila de espera do nosso município. Não dá para um cidadão esperar um ano, dois anos, para fazer uma ressonância/tomografia. Na Rádio Tuba, nos programas do Antônio Bento e do Ramon Silveira, praticamente todos os dias tem pessoas pedindo ajuda para fazer os seus exames. Se é aplicado hoje 16, 17% na Saúde, que se deixe de pavimentar uma rua, que se deixe de fazer o Parque Linear e vamos aplicar na Saúde”, clamou o presidente do legislativo.
 
 
 
Sem pinto
Pedro Orbem, presidente da Câmara de Orleans, pediu e explicou por que a prefeitura precisa urgentemente arrumar a estrada secundária do Barracão. “É que o Otacílio tem uma granja naquela localidade, e a JBS ( um programa de integração, com cerca de cinco mil proprietários rurais produtores de aves - proporciona uma renda mensal às famílias rurais) já disse que não irá mais colocar pinto lá se não arrumarem a estrada. Ele (Otacílio) já esteve na prefeitura falando com o prefeito, o trecho não é grande, dá uns 500 ou 600 metros da estrada geral, caso contrário será obrigado a fechar a granja. Poxa... Esse cidadão paga imposto”, comentou Orbem.   
 
 
 
Cartão de Compras 
A ASPPMT - Associação dos Servidores Municipais de Tubarão em parceria com a empresa Vecell SC Ltda lançou no dia 10 de maio o seu cartão de compras de convênio.
A Vecell Card possui a experiência de mais de 30 anos no mercado e possui toda tecnologia para desenvolver cartões de diversos formatos. O contrato foi assinado em abril 2016 pela Presidente Juciane Domingos que diz: “o cartão vem ao encontro da inovação e a modernização que a entidade estará aplicando nos próximos anos, achei excelente e logo estarei usando, pois facilita o acesso às lojas credenciadas, sem burocracia e sem demora, além de podermos ampliar nossa rede de empresas credenciadas”. Os cartões estarão a disposição dos associados nos próximos dias.  
 
 
 
Troca-troca
Caixa Econômica Federal: Na agência de Laguna, assumiu um novo gerente geral - Gilbert Melo Schmitz, que atuava na agência de Içara. O Lindomar Vicenti antes Laguna, foi transferido para a agência de Orleans.
 
 
 
Farpas
Há tempos que na Câmara de Vereadores de Tubarão não acontecia uma troca de insultos. Joel da Farmácia do PSC saiu do sério e na noite de segunda-feira (9) atacou verbalmente o tucano João Fernandes. Joel taxou o colega de demagogo (sobre a história de redução de vereadores de 17 para 15), de gazeador de sessões, além de ter poucos trabalhos apresentados e que não visita as comunidades. Fernandes limitou-se a dizer que são colocações levianas. 
 
 
 
Farra com diárias I
Vereadores de Capivari de Baixo seguem gastando diárias e nada acontece. Num Brasil que se pune um presidente, não seria o caso de afastar estes pseudos representantes do povo?
 
 
 
Farra com diárias II
Questionei o vereador Mael (Ismael Martins Mael) sobre a farra das diárias em Capivari de Baixo, pelo fato dele ser um dos vereadores que mais usou a prática. Ele além de não responder ainda excluiu o questionamento do facebook. Bem feito para o eleitor de Capivari.
 
 
 
Cemitério Orleans I
A polêmica da cobrança de taxa de manutenção do cemitério São José em Orleans causou mais uma discussão na Câmara Municipal de Vereadores. Na sessão desta segunda-feira (9) o vereador Kiki Berger (Associação São José) denunciou mais um caso de abuso da atual administração do campo Santo.  Uma senhora de nome Zenir Madalena Salvador Moraes, teria movido uma ação pedindo a redução na cobrança das taxas de acordo com o código tributário municipal.
 
 
 
Cemitério Orleans II
Uma decisão judicial impediu a cobrança abusiva, e definiu que quando algum ente querido falecesse, o sepultamento, não acarretaria em ônus, pois fere o código tributário. A mãe de Zenir faleceu no final de semana e quando a família foi sepultá-la, a administração do cemitério se negou a fazer o sepultamento, exigindo pagamento de todas as taxas, e ignorando uma decisão judicial. O edil disse ter ficado envergonhado bem como a família. “É uma vergonha para nossa cidade, a família numa hora tão triste não sabe o que fazer os parentes querendo saber a que horas seria o sepultamento e ela não sabia por que estavam impedindo”, disse.
 
 
 
Cemitério Orleans III
Este presente de grego dado ao Povo de Orleans (Cesconetto Serviços) foi autorizado pelo médico/prefeito Marco Cascaes. Foi preciso uma decisão judicial para que a empresa liberasse o sepultamento sob pena de multa fixada em R$ 1 mil por hora de embaraço ao sepultamento.
 
 
 
Respeito
O vereador Kiki Berger espera que o próximo Prefeito, saiba o que fazer a esse respeito: “As famílias orleanenses não podem mais passar por isso, meu Deus, o que é isso, toda vez que tiver um sepultamento tem que levar junto um advogado, tem que saber o número do plantão do Fórum, tem que acordar um Juiz de madrugada por causa de um desrespeito a uma decisão judicial? É uma pena, fico muito triste, agradeço o pessoal da Associação São José que confiaram a mim a presidência. Não estou sozinho”, asseverou. 
 
 
 
Turistas
Se a situação anda braba, povo sem emprego e sem dinheiro, o que dizer destes alcaides turistas? Roma pegando fogo e eles em Brasília participando da marcha dos prefeitos, à custa do povo. E lá estavam Nardo Nesi (PP) – Gravatal; Antônio Honorato (PSDB) - Pescaria Brava; o questionado Jaison Cardoso (PSDB) – Imbituba; nosso glorioso e sorridente Olávio Falchetti (PT) - Tubarão que foi dar um ‘Tchau Querida’ para sua correligionária levando assessor a tiracolo; Ademir Matos (PMDB) - Braço do Norte, que deve ter levado o manto sagrado de Nossa Senhora Aparecida para Michel Temer. “Deusulivri”!!!
 
 
 
Deka não agrega
Dentro do próprio PP tem muita gente que não vai apoiar Deka May para prefeito. Acham ele arrogante, cercado de meia dúzia de “colegas”. Entendem que se eleito fará um governo para poucos da elite. Anunciando campanha de franciscano Deka espera por Caio Tokarski (PSD), seu possível vice, também ligado a elite. Carlos Stüpp (PSDB) estaria ouvindo mais e se cercando de pessoas com liderança. 
 
 
 
Cultura em Orleans
A comunidade de Palmeira Alta, de Orleans, vai receber neste sábado e domingo (14 e 15) a segunda edição do projeto “Vivências Culturais”, desenvolvido pelos egressos do curso de Artes Visuais William Marcos Machado e Leandro Jung. As atividades ocorrem no sábado das 13h30min às 22 horas, e no domingo das 9h30min às 16 horas, e conta com Teatro, dança, música, desempenho, exposições, degustação de vinhos, passeio de carro de boi e muito mais. 
 
 
 
Capivari funcionalismo municipal
O vereador de Capivari de Baixo, Elto Aguiar Ramos (Eltinho) solicitou o envio de ofício ao Prefeito Municipal, visando atenção especial ao pleito justo, merecido e legal do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Capivari de Baixo – SINTCAP, respeitando a data base do acordo coletivo, que encerrou no dia 30/04/2016, bem como o dia do trabalhador, que poderia ser presenteado de forma duplamente comemorativa. Eltinho explicou que o sindicato protocolou os ofícios nº 001/2016 e 005/2016 na prefeitura municipal, reivindicando reunião de negociação e direitos legalmente previstos e merecidos, contudo não recebeu resposta da administração. Eltinho sugeriu então o agendamento de reunião com a comissão negociadora eleita pelo sindicato o mais breve possível e que as conversações prosperem, afinal estar-se-á reconhecendo direitos trabalhistas a serem concedidos e respeito ao funcionalismo.
 
 
 
Sem descanso
Nessa semana o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, esteve reunido com lideranças da comunidade de Barbacena. O chefe do poder executivo ouviu as reivindicações dos moradores. Também participou do encontro o secretário de Planejamento, Rodolfo Michels Godinho.   
 

—————

Voltar