14maio16 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

13/05/2016 08:28
Geração Coca-cola
 
Stress, correria, é recorrente não abdicarmos de tempo para o preparo de nossas refeições, o que nos resta é recorrer a produtos ultra processados. 
Aproveitando essa vida louca da população, a indústria acaba ganhando muito com isso, utilizando alguns métodos no processo de fabricação de seus produtos, como pré cozimento, ou pré - fritura, e sobrecarregam de sódio para garantir sua conservação, agilidade na forma de preparo, sabor, etc.
E o mais requisitado da lista dos ultras processados, é o macarrão instantâneo, mas o que muita gente não sabe é que trata-se de uma bomba de gordura e sódio. Isso porque, no seu método de fabricação para que possa ficar pronto em três minutos, ele é frito, fornecendo uma gama imensa de gorduras. Sem contar, que o sódio encontrado no tempero de muitas marcas ultrapassa a recomendação de consumo diário. 
Há um risco maior também nos alimentos pré-prontos congelados como pizzas, empanados de frango, massas, sopas e risotos, uma verdadeira explosão de gordura e conservantes como o glutamato de monossódio que segundo alguns estudos, além de realçar o sabor, está associado a incidência de agravos neurológicos.
Sem contar os snacks, salgadinhos adorados pelos “aborrescentes de plantão”, além de se enquadrar no grupo das calorias vazias, apresentam um alto teor de sódio e uma gama de aditivos químicos que se consumidos a longo prazo podem desencadear sérios danos ao organismo, como doenças associadas a síndrome metabólica (colesterol alto, hipertensão arterial e obesidade) e até mesmo o câncer.
 
“Você quer viver por mais alguns anos? Então abra menos e descasque mais...”
(Autor desconhecido)

—————

Voltar