14nov15 - Comunidade (por Munir Soares)

13/11/2015 08:32
MINHA TERRA TEM PALMEIRA, DE ONDE NASCE O BUTIÁ
POVO “INDEFESO”
Na edição do último sábado, ao escrever, novamente, sobre o sumiço do nosso camarão, manifestei minha preocupação com a pesca ilegal e predatória, durante o período de defeso. Na segunda-feira, a Polícia Ambiental teria flagrado, em plena lagoa do Imarui, cerca de 40 “aviãozinhos” capturando os crustáceos, em pleno defeso. Fui informado, por um morador de Pescaria Brava que, na localidade de Barreiros, na calada da noite, pescadores estariam retirando da lagoa, uma média de 15 quilos de camarão, por noite. E, o defeso só termina no final deste mês.
Pelo jeito, quem fica “inDefeso” é o povo.
 
 
 
O MONSTRO DA LAGOA
Em Laranjeiras, Pescaria Brava, um pescador levou um susto. Ao puxar sua rede, deu de cara com um camarão gigante. Coisa para mais de metro e pesando mais de 11 kg. Rendeu um rango para umas 30 pessoas. Será que o prefeito Toninho Honorato desenvolveu algum tipo de ração de crescimento?
___ O exemplar apanhado na lagoa teria escapado de algum criadouro municipal, ainda, em estágio experimental?
 
 
 
CADEIA ALIMENTAR
Os jovens grafiteiros distribuem arte pelos muros da Paixão. Cores fortes dão vida à imaginação. Um dos desenhos, na minha interpretação, representa a lei do mais forte. Vários peixes, com o maior, engolindo o menor. Detalhe: todos são engolidos pelo rabo. Desafio aos autores, outro grafite, trocando os peixes por humanos, de preferência, membros da classe política da terrinha. Como o artista retrataria a relação de poder? 
___ Quem estaria comendo quem?
 
 
 
ROMA versus BABILÔNIA
Nero, o imperador que botou fogo em Roma, só para fazer churrasquinho de cristão, estaria de novo em atividade na terrinha, somente, para atucanar mais ainda a vida do monarca babilônico. O incendiário romano teria botado fogo em um ônibus da Prefeitura, e no prédio da escola Ana Gondin. Vereador e bombeiro, Sargento Silva já estaria de olho no piromaníaco. Por precaução acorrentei meu vira lata, que se chama Nero.
 
 
 
LENHA NA FOGUEIRA
O governo federal colocou o povão nas malhas do Serasa. Estados e municípios estão na pindaíba. Gente honesta está tendo que botar as contas, no prego. Não é hora de acertos de contas. A ameaça do fechamento da Emergência do hospital Senhor Bom Jesus dos Passos deixou o Governo Municipal, sem saída. Atônito, permitindo que o Poder Legislativo assumisse o papel de conciliador, no impasse. A Câmara já autorizou a venda de um terreno doado pela Prefeitura ao Hospital. Com o produto da venda, e quem sabe, com alguma sobrinha do duodécimo, o hospital possa restabelecer os atendimentos na Emergência, por mais alguns meses.
Muitas são as organizações não governamentais que colaboram com o nosso hospital. Dizem que, em meio à crise, Hospital/Prefeitura, Silverinho de Jesus ofereceu-se para trabalhos voluntários na Emergência. Silverinho é especialista em “bicho-de-pé”!
 
 
 
ANEMIA FINANCEIRA
Orçamento comprimido coloca a Saúde Municipal, na UTI. Falam, também, em compras superfaturadas, de medicamentos. Fofocas? Comenta-se que, por culpa das contenções de gastos, servidores terceirizados estariam cometendo algumas gafes.
___ Paciente: Quero um vidro de xarope. Bem baratinho. O balconista erra a prateleira e lhe entrega um vidro de “Lacto-purga”, poderoso purgante. Efeitos colaterais: Toda vez que o doente tossia, se borrava todo...
Um outro paciente.
___ Remédio para hemorroida, tem?
___ Leve este aqui, APRACUR. Foi traído pela sonoridade do produto...
 
 
 
ATUALMENTE, NA LAGUNA, ATÉ JESUS ATRAPALHA
Esta semana eu observava o mutirão da Confer, na Rua Raulino Horn, quando escutei um buzinaço lá nas proximidades do prédio do antigo Hotel Rio Branco. Olhei, e vi JESUS escrito em letras garrafais, no para-brisa de um caminhão guincho que, estacionado, tentava desembarcar uma dessas caçambas de tele-entulho. Na fila que se formou, motoristas estressados acionaram as buzinas e botaram a boca em Jesus. Na Santa Terrinha até Jesus está atrapalhando o trânsito. 
 
 
 
GELO SECO
Donos de barcos de pesca, que aportam na Laguna, teriam informado ao radialista Batista Cruz, que o nosso porto está sem água e sem gelo. Que tal fornecer gelo seco aos navios pesqueiros?
 
 
 
O RADIALISTA E A RADIAÇÃO
Consulta popular para decidir sobre instalação de antena da Tim-celular, na praia do Mar-Grosso. Moradores questionam sobre localização e altura da antena.
___ Quem sabe, na área ociosa do Porto Pesqueiro, sugeriu alguém.
Batista Cruz estava lá, protegido contra possível radiação, disposto a saber de tudo TIM-TIM por TIM-TIM. Não teve sorte, técnicos da empresa não estavam autorizados a dar entrevista. Como eles não deram nem um “OI”, nada ficou “Claro”. No entanto, ficou sabendo, que haviam iniciado as escavações, sem licença da Prefeitura. Prefeito que fique conectado tem muito “VIVO” nesta história.
 
 
 
FACADA
Eu sou do tempo, em que goleiro e árbitro de futebol só usavam camiseta preta. E facada era tão somente uma forma de pedir dinheiro emprestado a um amigo.
 
 
 
FEIRA DA PRAÇA DA MATRIZ
Recebeu um bom público em sua segunda edição. O local, deserto nos finais de semana, esteve bem animado. Alguma atração para crianças poderia levar mais gente à praça. Por exemplo, em dezembro, haveria uma caça ao chocolate, escondido pelos canteiros do jardim. Não faltarão patrocinadores.
 
 
 
PRAÇA DO VILA
Não se mexe em time que está ganhando. Em Laguna a única praça que, realmente, tem vida é a praça Moreira Neto (Praça do Vila) no Mar-Grosso. Movimentação durante o ano todo, na cancha de bocha, futebol, vôlei, parque infantil, etc. Um local que virou referência naquele balneário. Tudo acontece à sua volta. Eventos, esportivos, carnavalescos, missas, churrascadas, etc. A praça é pública, mas devemos agradecer à iniciativa privada por quase todas as benfeitorias ali existentes. Não atrapalhem o que ainda funciona nesta cidade. 
 
 
 
PEDALADAS
Aos trancos e barrancos a ACIL inicia a colocação dos enfeites natalinos nas principais ruas do esburacado Centro Histórico. Por causa das obras da Confer, este ano, Papai Noel vai trocar sua condução. Pretende, neste Natal, dar, também, suas pedaladas. Zé Mala, responsável pela segurança do bom velhinho até já teria requisitado a bicicleta do “Pepinha”.
 
 
 
NO PACOTE 
A ORDEM VEIO DE CIMA:
___ Mandem para casa todos que estiverem com férias vencidas!
A notícia correu célere, o Secretário de Obras tinha sido exonerado.
___ Mal-entendido. Como estava com férias vencidas, Renato foi incluído no pacote.
Prefeito, com férias vencidas, também, corre o risco de ser mandado para casa?
 
 
 
CADÊ A BAIANA?
Com a crise financeira rondando os cofres públicos, o carnaval das Escolas de Samba, sem dinheiro na Suíça, vai ter que correr atrás do Trio-Elétrico, na Praia do Mar-Grosso. Pelo terceiro ano, consecutivo, parece que não teremos o desfile no sambódromo. Roguemos ao deus da folia para que o sambódromo, criado para ser o altar do samba não se torne o seu túmulo.
Antônio Nunes, o conhecido “MICOCO”, é peemedebista de carteirinha, torcedor do Fluminense, carnavalesco, nascido no Necrotério-bar, criado no Xavante e fundador dos “Acadêmicos”. Pelo regulamento dos desfiles, cada Escola teria que colocar na avenida, uma ala com, no mínimo, DEZ Baianas. Se a ala das Baianas dos “Acadêmicos” estava completa, por que desfilaram com apenas NOVE, perdendo pontos preciosos?
Contam que, diante das dificuldades de completar o número de baianas, Micoco aceitou o desafio, desfilaria como a décima Baiana. Já na concentração do bloco, lá estava ele, requebrando, com todos os balagandãs a que tinha direito. Com o bloco pronto para iniciar o desfile, Micoco, fantasiado de baiana, passa defronte ao bar do Wilson Geremias, e vê a turma do PMDB na maior zorra, festejando o lançamento da candidatura de Nelson Abrahão Netto (eleito prefeito). Micoco não resistiu e fez uma “paradinha” com direito a muitas saideiras. Quando retornou à avenida, era tarde, o quesito “Baianas” já havia sido julgado.
 

—————

Voltar