14set13 - Comunidade (por Munir Soares)

13/09/2013 11:06
SACANAGEM NO PLANTÃO POLICIAL
O que cai na rede é peixe. Por culpa de alguns tubarões, Laguna passou a alimentar o noticiário policial da mídia impressa, televisiva, e da internet. Tem mais sacanagem que filme pornô.
Denúncias nas grandes redes de televisão continuam com boa audiência no Ibope lagunense, pois elas, as denúncias, respingam nos Poderes Executivo e Legislativo da terra de Anita, e na Administração do Porto da Laguna.
Na rede Record, os repórteres caçam os laranjas, que teriam “atuado” na Celesc e na Prefeitura de Laguna. Prefeito Everaldo dos Santos já prestou esclarecimentos, contestando as denúncias. 
Na guerra pela audiência do noticiário policial, a RBS aposta na novela da casa própria, que teria o presidente da Câmara Municipal, como protagonista. Roberto Alves teria assinado contrato, para a construção de casas, em terreno que não lhe pertencia. Na hora de escriturar o imóvel, surgiu o impasse. Tudo é muito estranho, parece capítulo de Saramandaia.
 
 
PORTO TORPEDEADO
Bomba explodiu no caís do porto de Laguna SC. A denúncia está na internet, em rede nacional, inclusive na “Agência Congresso.com.br” e a manchete é a seguinte: Porto comandado pelo PT é alvo de denúncias de superfaturamento. A Codesp enviou documentação à Secretaria de Portos, relatando as irregularidades. Inquérito da Polícia Federal e Auditoria da (CODESP) apontaram desvios e diversas irregularidades: superfaturamento, má gestão de recursos financeiros, conluio com empresários, entrega de bens públicos sem licitação e recursos públicos para contas privadas. Contratação de profissionais liberais, sem licitação. Porto estaria funcionando com um déficit anual de R$ 2 milhões de reais. Só no primeiro semestre deste ano, R$ 1,5 milhão de prejuízo. CODESP teria pedido a exoneração de todos os atuais ocupantes de cargos comissionados. A barra ficou pesada.
Nos versos de Caetano Veloso, a verdade que teimamos em jogar para baixo do tapete: “Enquanto os homens exercem seus Podres Poderes, morrer e matar de fome, de raiva e de sede/ são tantas vezes gestos naturais”. O que se espera, é que se faça justiça, que a verdade apareça, separando o joio do trigo. Chega de se plantar esperança, e só colher “pepinos”...
 
 
UM OLHAR SOBRE A CIDADE
No Dia da Pátria – militares, estudantes, e organizações sociais desfilaram pelas ruas da santa terrinha. Pais, mamães e vovós, de celular em punho, registravam tudo para o álbum da família. Desfile bem organizado.
 
 
AUSÊNCIA
No palanque das autoridades, montado defronte ao Mercado Público, a ausência de Sua Excelência, prefeito municipal, Everaldo dos Santos deu margem a muita especulação. No primeiro desfile de 7 de setembro de sua administração, ele não comparece? Somente algo muito grave o impediria de marcar presença, em tão importante momento cívico. Algum mal estar súbito? Talvez, pois na noite do dia 4, no Laguna Tourist Hotel, numa festa bem badalada, prefeito comemorou mais um aniversário, o primeiro, como prefeito da Laguna. E o Poder Legislativo? Teria sido representado pelo vereador Kek?
 
 
DESTAQUE
Vereador Dudu Carneiro tem uma atuação parlamentar digna de registro. Continua atento e participativo nos debates sobre o novo Plano Diretor da cidade. Bom trabalho.
 
 
APETITE
Dizem que Dom Pedro I, horas antes de dar o Grito do Ipiranga, já havia desembainhado sua espada, na cama da Domitila. Já que falamos em comida, informamos, que no dia Pátria, em Laguna, o povo também demonstrou muito apetite, lotando restaurantes do Centro, praia e Ponta da Barra. Com a ventania nordeste, o bote que faz a travessia do canal enfrentou algumas ondas. Nada que tirasse o apetite dos passageiros.
 
 
CHAFARIZ 
No jardim Calheiros da Graça, o chafariz continua sendo o preferido dos fotógrafos, Muito mais clicado que a “Árvore de Anita” e o busto do Garibaldi. Lugar preferido das noivas; candidatas a modelo e povo em geral. Merece toda atenção das autoridades.
 
 
PALMEIRAS a beira-mar
Disse, aqui, que as palmeiras da orla do Mar-Grosso estavam em estado lamentável.
___ Elas estão é mal cuidadas, informou alguém, que entende do assunto. Naquelas espécies de palmeiras, são as folhas secas, que protegem os brotos. Alguém andou por lá e retirou as folhas protetoras.
         
                   
SE LIGA!
O povo continua reclamando muito da falta de iluminação pública. É tanta reclamação, que no programa de rádio jornalismo, do meio dia, na Difusora, os radialistas Souza Junior e Sidnei Silva estariam, até, pensando em contratar um eletricista só para atender aos ouvintes. É a hora do blecaute.
 
 
FRANGO EM FRANGALHOS
A mobilidade urbana é um problemão, sem solução a curto e médio prazo. Quanto mais veículos, mais emperrado fica o trânsito. E, as novas montadoras de automóveis, continuam se instalando em Santa Catarina. Impossível colocar o Brasil nos trilhos, sem ferrovias. Em nosso estado a ferrovia do frango parece que descarrilou. Cada um queria mudar o traçado, de acordo com seus interesses. Vejam o que acontece quando alguém, realmente, deseja executar um projeto. Dom Pedro II estava viajando pela Europa quando resolveu conhecer, na Áustria, a primeira ferrovia sobre montanhas, inaugurada em 1854. 41 km de extensão, com 16 viadutos, alguns com dois andares, 15 túneis e 100 pontes em arco. Dez anos de trabalho, quase tudo feito à mão. O Monarca ficou entusiasmado. Logo que retornou ao Brasil ordenou a construção da estrada de ferro entre Curitiba e o porto marítimo de Paranaguá. Quem quer faz, quem não quer, enrola.
  
 
PÉROLAS DO ACERVO DO EDÉSIO
 
O MENSAGEIRO
Ninguém deseja ser o mensageiro da morte. Que palavras confortadoras encontrar ao ter que dar a um filho, a notícia da morte de sua mãe? Naquela repartição pública eram todos bem unidos. Ficaram consternados ao tomar conhecimento da morte da mãe de um colega que estava de férias.
___ Quem iria até ele informar sobre o infausto acontecimento?
Não era uma missão agradável de ser cumprida, mas era um dever fraterno, um ato de solidariedade e de consideração. A turma foi tirando o corpo fora, cada qual arranjando uma desculpa.
___ Eu vou, disse o contador, funcionário antigo, cidadão exemplar e com larga folha de serviços prestados ao serviço público.
___ Seu gesto pegou a todos, de surpresa.
___ Por quê?
___ Ele é um cidadão pacato, quieto e gago...
Na residência do amigo, com o nervoso, piorou a gagueira. Não conseguia articular uma palavra.
___ Fala parceiro, nem que seja cantando.
E ele cantou:
“Olelê, olé, olá, tua mãe morreu hoje, e amanhã, vai se enterrar”...
 
 
O POMBO E A GARÇA
A banda “União dos Artistas” estreava seu novo uniforme. Branco. Os músicos, garbosos, culminaram seu desfile com uma retreta no jardim. POMBO (in memorian) estava impecável; Alto, atlético, uma bela figura. Tocando bumbo, chamava a atenção. No dia seguinte, Pombo foi abordado por um fã.
___ Estavas bonito, parecias uma “Galça”...
___ Não seja burro, o nome é Garça e não “Galça”. E, a garça é branca, e eu sou negro.
___ Eu sei, mas estou falando daquela “Galça” que come carniça. Disse, e correu antes que o Pombo voasse pra cima dele.
 
 
 
Esta foto foi tirada no aniversário do Patrick Chede que transformou seu niver, numa festa chic. Traje: homens, terno, gravata e máscara. Mulheres: vestido longo e máscara. Um acontecimento social no clube “União Operária”. Eu e minha esposa Salete prestigiamos o amigo. 
 

—————

Voltar