14set13 - Pessoas (por Gladys Helena)

13/09/2013 15:10
Livro Aberto
Kleber Kek declarou na tribuna da câmara essa semana que é um lagunense apaixonado pela sua terra e que de maneira alguma aceitará intimidações. “Minha vida é um livro aberto, às vezes algumas pessoas confundem a minha simplicidade e acham que me assustam com as suas ameaças. Sou vereador de todos lagunenses, meu dever é cumprir a lei e obedecer ao regimento dessa casa. Abro meu sigilo telefônico, meu sigilo bancário, meu e de minha família, se precisar”, desabafou Kek. 
 
 
Linhagem
Edson Fogaça, esposo da Noilda Cabeleireira está com um pé dentro do partido do deputado Ponticelli (PP). Ele é filiado ao PPS, onde seu cunhado, Flávio Alves é presidente. Será briga de família? 
 
 
Cobrança
Vereador de Orleans, Antônio Dias André (PMDB), o Geada, na semana que vem pretende solicitar audiência com o prefeito Cascaes para cobrar uma promessa de campanha do alcaide na Pindotiba, que é o asfaltamento de três ruas (vereador Ameterio Comelli, Gabriel Carlos Dalponte e Otávio Dalsasso). Isso é fácil, vereador, se o prefeito tiver boa vontade, é claro.
 
 
Mísseis 
Lembrando essa semana o atentado de 11 de setembro nas torres gêmeas, o vereador de Laguna, Antônio da Silva, registrou que os “mísseis da Confer” já conseguiram acabar com a autoestima dos lagunenses. 
 
 
Ato I
O presidente Evandro Almeida (PMDB) da Câmara de Vereadores de Tubarão primeiro elogiou o governo municipal, depois desceu a ripa. Primeiro: “Quero parabenizar a secretaria de Educação pelo excelente trabalho que fez no sábado, 7 de setembro. Vi as escolas desfilando sem atraso, tudo muito bem organizado. Parabéns, em certos momentos têm que vir e parabenizar o governo pelas suas atitudes”.
 
 
Ato II
Segundo: “Só que eu ainda não me esqueci da outra situação, estou aguardando qual é a próxima denominação que nós vamos dar agora, quanto à questão dos fornecedores. Inclusive tem um empresário de Braço do Norte que estava tentando receber da prefeitura de Tubarão sem êxito e angustiado teve um infarto e colocou seis molas no coração. 
 
 
Para acabar
Em Laguna o vereador Rodrigo Luz de Moraes (PR) não admite que secretário municipal, que não é secretário da Fazenda ou da Administração, vá para o rádio falar em nome de outras secretarias que não a sua. “Preocupe-se, senhor secretário, com a sua secretaria, pois não há turismo com ruas esburacadas, não há turismo com ruas alagadas, não há turismo com praia poluída, não há turismo com população desmotivada, não há turismo com o hospital em crise e não há turismo com servidor descontente. Fala mansa e “floriada” não resolve, queremos ver ações e resultados”. Bah! Estava mesmo bravo esse vereador...     
 
 
Paulão  
O próximo presidente do PT de Tubarão será o vereador Paulão. A eleição do novo diretório será dia 10 de novembro. Senti que estão querendo passar melzinho na boca do Paulão, para deixar o Matusa ser o candidato a deputado. Abra o olho, “vereadô”!
 
 
Greve
Os trabalhadores em bancos podem entrar em greve em breve (até rimou). Dr. Armando Machado Filho, que é o presidente do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região relatou que somente neste ano, seis funcionários foram demitidos em um banco de Tubarão. Ainda segundo ele, os bancos cobram muito dos funcionários. “Quando o empregado cumpre uma meta, surge outra impossível de realizar”, comentou Dr. Armando que também afirma que os bancários lutam pelos 11,07% de aumento, enquanto as agências oferecem 6,1%%. A categoria fará assembleia na sede do sindicato na segunda-feira da semana que vem (23).
 
 
Puxão de orelha
Que o Zezinho Siqueira é um vereador polêmico em Laguna, isso todos sabem, agora fazer um requerimento pedindo que toda a solenidade cívica passe a ser à noite, por causa da insônia do prefeito, é um pouco demais. Zezinho alega que quando a solenidade é pela manhã, o prefeito nunca aparece. Como no caso do aniversário de Anita e do desfile de 7 de setembro. 
 
 
Ser pobre é fogo
Vereador Mário Coan (PSDB) ao se referir sobre a qualidade de vida das pessoas pediu a implantação de uma academia ao ar livre em Orleans. “Isso para que as pessoas possam praticar seus exercícios. Se fala tanto em medicina preventiva com a prática de exercícios, e nem todo mundo consegue pagar uma academia. Nós temos que entender que 78% da população brasileira vivem dos carnês das Casas Bahia, dos financiamentos de longo prazo, dos empréstimos subsidiados ou incentivados pelo governo”, disse. 
 
 
Sui generis
Ainda Coan: “Quero deixar registrado que a nossa cidade é sui generis, não existe cidade mais interessante que a nossa. Aqui são autorizadas edificações de 10 andares e se pagar, pode ir até o céu, pelo jeito”, esse Coan...
 
 
É só mandar
O petista Clodoaldo de Medeiros solicitou ao Mateus Madeira, Secretário Municipal de Governo, a implantação de um caixa eletrônico na Central do Cidadão. Justificou o pedido dizendo que possibilitará o atendimento à população tubaronense, visto que os principais bancos estão localizados muito distantes da Central do Cidadão, tornando-se um inconveniente, principalmente para as pessoas com dificuldade de locomoção. Ora... Vereador do PT na prefeitura manda, não pede. Pelo menos deveria ser assim... Outra coisa, no governo do ex-prefeito Manoel havia um posto da Caixa Federal. Fechou porque?
 
 
Desfile I
A novata vereadora de Orleans, Elisabete Baggio, tem que se desvencilhar de uma vez por todas de seu trabalho na administração passada, que era na Educação. É lógico que ela não tem habilidades diversas de um vereador “convencional”, mas ser vereadora, não é mistério. Já passou da hora de Elizabete mostrar seu trabalho e sua capacidade de representar o povo. Capacidade, independência e comprometimento social são imprescindíveis para os vereadores. A parlamentar precisa parar de subir na tribuna para só falar em Educação, essa semana ela elogiou o desfile cívico. Outros assuntos também ser importantes...    
 
 
Desfile II
Muito bonito o gesto do prefeito de Tubarão, Olavio Falchetti e sua equipe no palanque das autoridades no desfile de 7 de setembro. Eles não arredaram o pé do local até o termino do desfile. E mais... permaneceram lá e aplaudiram o pessoal da equipe de limpeza.  Já o vereador Matusa, não apareceu com os excluídos. Resolveu ficar na sombra, no conforto do palanque oficial.
 
 
 
 
Fábia Barbosa Pedro, presidente da Associação Municipal de Contadores de Histórias de Tubarão, acompanhada da Rachel Alves Reis, participou na quinta-feira (12) da reunião do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) em Florianópolis e na oportunidade foi convidada a participar da 20ª Festa Açor, que acontecerá em Içara, de 08 a 12 de novembro. Lá ela terá um stand disponível para a associação colocar os projetos referentes as Histórias de Pescadores do Rio Tubarão, Boi de mamão em miniatura, o menino Willy e a Festa do Divino. Na foto, Fábia e Rachel aparecem com o representante do conselho do NEA, Joi Cletison.
 

—————

Voltar