14set13 - Tubarão: Prefeitura realiza estudos sobre a erosão e proíbe a extração de areia entre as pontes

13/09/2013 11:55
Quem costuma a caminhar às margens do Rio Tubarão, já deve ter percebido que em alguns pontos a erosão atinge a encosta e isso já causa uma grande preocupação quando chove durante dias sem parar. Para tentar solucionar este problema, a Prefeitura Municipal de Tubarão está realizando um estudo para buscar alternativas para evitar o agravamento do problema. Em alguns pontos, como no centro da cidade, na cabeceira da Ponte Dilney Chaves Cabral, a erosão já chegou a tingir parte da calçada. O local foi calçado e colocado algumas proteções, mas em caso de chuvas intensas o problema pode aumentar.
Uma outra decisão através do decreto municipal 3; 038 de 03 de setembro, fica terminantemente proibida a extração de areia no leito do Rio Tubarão entre as pontes Manoel Alves dos Santos, a do Morrotes, e a Orlando Francalacci, a do Quartel. 
O decreto está embasado em um parecer técnico feito pela Defesa Civil. Este documento, por sua vez, foi discutido em reunião do grupo técnico que tem a participação das secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Fundação Municipal de Meio Ambiente.
“Há pesquisas acadêmicas que mostram que os taludes do rio são frágeis e a extração de areia pode tornar estas áreas instáveis e ocorrer erosão. Outras pesquisas apontam que o aprofundamento da calha do rio pode aumentar a cunha salina. Isso significa que a sal da água do mar pode chegar até a captação de água bruta. Além disso, temos ainda uma preocupação de evitar acidentes, como a batida de uma balsa nos pilares das pontes. Esta medida é preventiva”, afirma o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.
A fiscalização sobre a ação das empresas será feita pela Fundação Municipal de Meio Ambiente. 
Em relação à Terfal, que trabalha com extração de areia, esta empresa atua fora do trecho especificado no decreto. O prazo do decreto é indeterminado, e válido até que seja revogado.
 
Rafael Marques disse estar preocupado com acidentes, como a batida de uma balsa nos pilares das pontes

—————

Voltar