16ago14 - Comunidade (por Munir Soares)

15/08/2014 14:57
AS AVENTURAS E DESVENTURAS DE UMA BALEIA
Pela terceira, ou quarta vez, uma baleia franca passeia pela lagoa Santo Antônio dos Anjos. Esta semana, o cetáceo entrou pelo canal da barra, passou defronte à foz do rio Tubarão, contornou a Ponta das Pedras, desfilou diante das docas, no Centro Histórico, e nadou até às proximidades da nova ponte da Cabeçuda. Seu tour turístico acabou no lodo. Encalhou. A operação desencalhe começa pelo salvamento do filhote. Dois policiais ambientais, em seus “Jet skis” trataram de atrair a atenção do baleote, com sucesso. O filhote os seguiu, calmamente, confiante, na intenção daqueles anjos da guarda. Ao chegarem à boca da barra, o filhote deu uma rabanada, e entrou no mar aberto. Momento de emoção para os policiais.
Prefeito Everaldo esteve à frente de toda a operação, participando, inclusive, de uma incursão noturna pela lagoa, preocupado em saber como a baleia estava passando a noite. Nem com lanterna conseguiram localizá-la. E, se ela surgisse, de repente, por baixo da lancha? Por segurança, a operação foi abortada. 
No dia seguinte todas as forças ecológicas foram requisitadas, Capitania, Apa da Baleia Franca, Instituto Chico Mendes, Policia Ambiental, rebocadores da Camargo Correa, da Laguna Navegação (Balsa), etc. Baleia teria sido laçada e rebocada, no entanto... 
Há outra versão da história do salvamento...
Na noite anterior, Rochinha, rei momo, teria apresentado um plano ao prefeito. Ele, Rochinha, vestido de surfista, usando enormes nadadeiras, seria usado como isca. Fingindo ser o filhote desaparecido, atrairia a mãe baleia para o canal.
___ É perigoso. Não esqueças o que fala a Bíblia, do tal de Jonas que foi engolido por uma baleia.
___ E, depois, o devolveu. O perigo não está na boca e, sim, no rabo...
A atuação do Rochinha teria sido merecedora de um Oscar. Quando cantarolou “mamãe eu quero mamar” despertou o instinto materno da baleia. O enorme mamífero moveu o “leme”. A cauda afastou a lama e o corpanzil, seguindo o “filhote”, caiu no canal. Estava livre. Quando a força-tarefa chegou, ela cansada, deixou-se rebocar até à barra, em busca do filhote, “Rochinha”. Rochinha deve receber o troféu “Moby Dick”, uma barbatana de ouro.
 
 
 
TURISMO
A visita anual da baleia franca ao nosso sistema lagunar deve ser incluída no roteiro turístico do município.
 
 
 
CABO ELEITORAL, DE PESO
Quem esteve nos molhes da barra, garante que viu colado no dorso da baleia, um adesivo de propaganda do candidato KEK.
 
 
 
PRESTÍGIO 
Mesmo com a campanha eleitoral ainda muito fria, Raimundo Colombo, candidato à reeleição, foi recepcionado por um excelente público, no sábado passado, na SR 3 de maio, no Magalhães. O homem está com prestígio na santa terrinha.
 
 
 
TROFÉU “PODRINHO” 
Nove candidatos estariam concorrendo a vagas à Assembleia Legislativa, por Laguna. Direito de todo eleitor, que esteja filiado a um partido político. Infelizmente, a maioria, sem chance, estará, apenas, disputando o troféu “Podrinho”.
No final da década de 50, um cidadão muito simpático, bonachão, conhecido pela alcunha de “Podrinho” que era empregado numa casa comercial da rua Raulino Horn, resolveu candidatar-se a vereador. Achou que era o momento de transformar sua popularidade em votos. Comprou um caderno “Avante” de 50 folhas, e saiu pela cidade, colhendo assinatura das pessoas que lhe dariam o voto. Em poucas semanas, encheu dois cadernos. Eufórico repetia a frase que ficou famosa:
___ “Podrinho”, não vai ser vereador, nem nada... Vai ser moleza!
Urnas abertas, decepção na certa. “Podrinho” teve menos votos que o “Balinha”.
 
 
 
SAMU OU SAMUcão?
Prefeitura de Floripa teria criado serviço de atendimentos a animais atropelados na cidade, o SAMU animal. O sistema nacional de saúde advertiu: a marca “Samu” só poderia ser usada para atendimentos a humanos. Que tal o Samucão? A polêmica levou-me ao passado, e relembrar um caso acontecido nos tempos da SAMDU.
Prefeito Walmor de Oliveira (1956/1959), médico e sindicalista, logo tratou de colocar em prática algumas ações de governo de forte impacto social. Trouxe para Laguna o SAPS, estabelecimento comercial, que atendia a toda a população, oferecendo mercadorias quase pelo preços de custo, e implantou o SAMDU (Serviço de atendimento médico domiciliar de urgência), dotado de ambulâncias e outras viaturas próprias. Novos médicos e enfermeiros foram contratados. Bastava um telefonema, e o carro da SAMDU partia, velozmente, zunindo suas sirenes. Em pouco tempo, o serviço ganhou a confiança, e o carinho da população. Era tal sua eficiência, que SAMDU passou a ser sinônimo de presteza e rapidez. Uma lancha-ambulância atendia à população ribeirinha. João Manoel Vicente era enfermeiro, e o coordenador da equipe.
Nem tudo era perfeito, às vezes, em ocasiões especiais, eram tantos os chamados, que outros profissionais da área da saúde eram requisitados para trabalhar no plantão. Certa noite toca o telefone. Chamado do bairro Magalhães. SAMDU atende. Equipe. Equipe de plantão: motorista Oswaldo Bagual, enfermeiro João Vicente e um médico veterinário. Na residência o médico segura o pulso do paciente, e manda que ele bote a língua pra fora; ausculta o pulmão, e observa o fundo do olho. Com o receituário na mão, baixinho, ele pergunta ao João Vicente:
___ Conheces o doente?
___ Sim, é freguês do SAMDU. Durante as crises, ele toma o remédio “X”. E foi o que o médico receitou.
Já na ambulância.
___ Doutor, não é antiético um veterinário atender pessoas? Teria perguntado João Vicente.
___ Nem sempre. Como era o nome do paciente?
___ Antônio da Silva COELHO.
___ Se o doutor Paulo, que é CARNEIRO, pode atender humanos, por que eu, veterinário, não posso tratar de um COELHO?
 
 
 
CLIENTE PREFERENCIAL
A “turma do Chedão” não tem dúvidas, Roberto Riguetto é o freguês favorito da casa. Seu filé à parmegiana é o mais suculento; a batata frita vale por três porções. Camarão ensopado? – Somente com o autêntico crustáceo da Laguna.
___ E, o bife a cavalo?
___ Será com três ovos?
___ Nesse caso, não. São dois ovos, porém, com duas gemas, cada um.
___ E, a caipira é mesmo especial?
___ Especialíssima! Na noite da última terça-feira tive a comprovação. Uma inusitada e repentina chuva de granizo encheu a rua de gelo.
O garçom Jorge, a mando do Chede, de copo na mão, enfrentou a chuva de pedra para colher as maiores pedras de gelo.
___ Guarda tudo no freezer. Uso exclusivo: nas caipiras do Righetto. Receita: vodka, limão e gelo, caído do céu. 
 
 
 
FRUSTRAÇÃO
A BATALHA DO AVAI, ocorrida em 11-12-1868 foi um dos últimos episódios da Guerra do Paraguai. No futebol, a batalha do Avaí é contra o rebaixamento. No início deste ano, o garçom Jorge ganhou do desembargador Júlio Knoll uma camisa do Avaí Futebol Clube, autografada. Semana passada estava desolado. Ao mandar lavar a relíquia avaiana, o autógrafo desbotou, e manchou toda a camiseta.
___ O doutor Knoll teria comprado a camiseta do Avaí, no Paraguai, e até o autógrafo seria falsificado???
 

—————

Voltar