16ago14 - Tubarão: Pacientes estão sendo atendidos por agentes da saúde na Policlínica

15/08/2014 15:30
Alguns pacientes que precisam de atendimento médico procuram a Policlínica, na rua Rui Barbosa, no centro da cidade. Para a prefeitura o local é um centro de referência de saúde. Mas para a maioria da população, faltam médicos, consultas e até mesmo enfermeiras. Em alguns casos, muitos são atendidos por agentes de saúde, que não estão gabaritadas para alguns procedimentos. Mas mesmo assim elas são orientadas e atendem alguns pacientes. “Eu fui na Policlínica esta semana para procurar atendimento e para minha surpresa quem me atendeu foi uma agente de saúde. Claro que não cheguei a me prolongar no assunto, já que o meu problema tem que ser tratado por um profissional com qualificação na área. Fiquei abismada com a situação quando fui informada que a enfermeira responsável estava de férias. Na minha opinião estão brincando com a saúde pública”, lamentou a dona de casa Valmira Ferreira Antunes, moradora do bairro Santo Antônio de Pádua. O pedreiro identificado como Anildo, também confirmou o fato. “Eu quero parar de fumar. Procurei ajuda na Policlínica e fui informado que a enfermeira estava de férias e só volta dia 19. Uma cidade do tamanho de Tubarão só tem uma enfermeira? Isso é um absurdo! Também constatei que agentes de saúde que deveriam estar trabalhando na rua, fazem atendimento no local. Achei isso uma falta de respeito com os tubaronenses”, disse indignado. A prefeitura informou que qualquer profissional de saúde pode, sem nenhuma restrição, fazer o acolhimento do cidadão que procura o atendimento e a partir disso encaminhar para a unidade de referência, se no caso estiver sem a equipe multiprofissional habilitada para o procedimento. O caso descrito trata-se do atendimento oferecido no PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) nesses últimos dias. A equipe é composta por Agentes Comunitários e coordenada por um profissional de enfermagem, mas o profissional está de férias. Mesmo assim, a unidade atende dentro da referência, que é a Policlínica Central. Os pacientes são encaminhados imediatamente para os procedimentos necessários.
 
O local é um centro de referência de saúde só que faltam médicos, consultas e até mesmo enfermeiras

—————

Voltar