16jul11 - Projeto Prefeitura Tubarão

15/07/2011 20:40

 Viajando com as histórias do Baú

Contar histórias é uma antiga arte. Em tempo passado, o povo se assentava ao redor do fogo para se esquentar, alegrar, conversar e contar casos. As pessoas contavam e repetiam histórias, para guardar suas tradições e sua língua. Os contadores de histórias conservavam e transmitiam a história e o conhecimento acumulado pelas gerações, as crenças, os mitos, os costumes e os valores a serem preservados pela comunidade.

Com o avanço da imprensa, os jornais e livros se tornaram grandes agentes culturais dos povos. As fogueiras ficaram para trás e os contadores de histórias se adaptaram aos novos tempos. Assim, as histórias se incorporaram à nossa cultura e estão presentes em nossas casas, através das histórias contadas em família e dos livros.

Por isso, era uma vez duas professoras que gostavam de contar e ouvir histórias.

Num tempo que não era muito distante, resolveram trazer as histórias do mundo da imaginação para compartilhá-las com as crianças, os adultos e todos aqueles que apreciam uma boa história.

Revirando seu baú, encontraram algumas ideias para levar as histórias às escolas, bibliotecas, hospitais, praças e todos os cantinhos de sua imaginação.

E foi assim que surgiu o projeto “Viajando com as histórias do Baú”, através do Centro Municipal de Cultura/ Fundação de Cultura e Esporte.

Por onde as professoras Fábia Barbosa Pedro e Adriana Medeiros passam, levam as suas e outras histórias para propor momentos de encantamento com sua contação, dando asas à imaginação, estimulando a leitura, o resgate da identidade cultural e a prática da cidadania.

Revirando mais um pouquinho o baú, descobriram que as histórias que ali estavam falam de: amizade, preconceito, saúde, meio ambiente,família,respeito, responsabilidade, criatividade, emoção e outros temas que poderão surgir nas viagens do Baú de Histórias.

 

Observando e brincando com as crianças, percebemos o quanto elas gostam de histórias. Fadas, bruxas, príncipes, princesas, lobos e muitos outros personagens fazem parte do imaginário das crianças.

Histórias que podem ser contadas a qualquer momento, porque sempre despertarão a atenção de crianças... E de adultos.

 

... E assim o príncipe beijou a princesa

E viveram felizes para sempre... Esta já é uma outra história.

—————

Voltar