16jun12 - Semana nas Câmaras

15/06/2012 22:04

 

SEMANA NAS CÂMARAS
 
CAPIVARI DE BAIXO
Reunião do dia 11 Junho 2012
 
COHAB
Vereador Elto Aguiar Ramos da Bancada do PDT solicitou envio de oficio ao representante da COHAB e ao Prefeito Municipal, visando reiterar solicitação de revista nas casas do Conjunto Habitacional Três de Maio, localizado entre as Ruas Rodnei Liberato Corrêa e Pedro Zeferino da Silva, em virtude de rachaduras e vazamentos que surgiram nos imóveis. 
 
Moacir
Vereador Onassis da Silva da Bancada do PP, pediu o encaminhamento de ofício ao Presidente do Partido Progressista de Capivari de Baixo parabenizando o pré-candidato Moacir Rabelo pela vitória na convenção do último dia 10/06/2012, permitindo então que ele seja o representante na majoritária do município de Capivari de Baixo.
 
----------------------------
 
TUBARÃO
Sessão legislativa de 11/06/2012 
 
Drogas
Vereador André Fretta May (PP) solicitou ao Ten. Cel. Ângelo Bertoncini, estudos no sentido de implantar um Posto Policial no Morro da Caixa D´Água, uma vez que está sendo tomado por traficantes. Informou haver relatos de que quatro famílias tiveram que deixar suas residências por conta de ameaças dos criminosos. Justificou ainda que a escola e a creche estão exercendo suas atividades com os portões cadeados, para garantir a segurança de alunos e funcionários. 
 
ISS
Vereador Evandro Souza de Almeida (PMDB) considerando resposta do requerimento nº 80/2.012, encaminhado por meio do ofício nº 93/2012, cujo teor informava que desde 2003 o Município de Tubarão, por meio das ações judiciais que discutem a cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviço), já arrecadou aproximadamente trinta milhões, quinhentos e trinta e um mil, quatrocentos e quarenta e sete reais; considerando que tal montante, por possuir natureza de impostos, não há destinação vinculada ou específica para sua utilização; considerando a obscuridade da resposta no que tange ao destino dos valores mencionados, solicitou ao Prefeito Municipal, Dr. Manoel Antônio Bertoncini Silva, para que encaminhe a esta Casa Legislativa, relatório detalhado especificando onde foram aplicados os referidos valores arrecadados.
 
 
----------------------------
 
ORLEANS
Sessão legislativa de 11/06/2012 
 
 
Capela Mortuária
Vereador Mário Coan (PSDB) explanou no grande expediente a obra do cemitério: “Autorizamos em torno de R$ 400.000,00 para gastar na Capela Mortuária. Na última audiência pública de prestação de contas um gasto de R$ 1.300.000,00. Claro que é necessário, mas não é prioritário. Prefeito tem que executar aquilo que é planejado e não aquilo que ele acha importante porque vai aparecer”, desabafou o edil. 
 
Polêmica na Saúde
Vereadora Suzelei Brighenti Padilha (Lela) expôs um caso acontecido com a Saúde local: “A administração é macro, ela tem os seus tentáculos, ela se torna micro quando tem que servir por excelência os seus munícipes, mas não foi o tratamento que obtivemos na Secretaria de Saúde, por isso torno público. Aconteceu, é um fato. Conforme mesmo disseram, acontecem tantos acidentes, tantos procedimentos errados. Um dentista da prefeitura quebrou uma lâmina, uma agulha na boca de uma paciente do SUS em dezembro do ano passado. Esgotado todos os procedimentos, simplesmente disseram o seguinte: “espera aí vereadora, primeiro nós vamos tentar consertar. Foi um erro de procedimento, acontece com qualquer profissional.” Sem dúvida nenhuma acontece com qualquer profissional, mas essa pessoa está desde dezembro sofrendo com isso. Já deveriam ter tomado todas as providências. Nós sabemos bem a responsabilidade de todos. Ela vai ter solução. Graças a Deus temos vereadores atentos aos problemas da população. E eu me refiro aqui a forma como a Administração está tratando parte da sua população. Faço isso sem demagogia, porque todos os recursos foram esgotados. Vamos ter um pouco mais de respeito com as pessoas”, vociferou a vereadora. 
 
Ignorante
Vereador Osvaldo Cruzetta (PP) estranhou o pronunciamento do prefeito da cidade (Tinto) na rádio FM: “Quando nós levantamos os problemas aqui nessa casa, ele simplesmente perde a linha e volta a bater no meu governo de 20 anos atrás. De 20 anos atrás para hoje já se mudou muita coisa, tecnologia está ai e avançou bastante. Quando fui prefeito eu era um homem rico, bem em situação financeira. Fiz o que pude fazer. Implantamos os primeiros metros de asfaltamento dessa cidade, fizemos investimento na área de educação – universidade. E não somos reconhecidos por um ignorante que se colocou na prefeitura. Hoje me arrependo de ter trabalhado para eleger esse prefeito. Nas urnas do interior do município ele só ganhou na urna em que eu o apoiei (Rio Pinheiros – 35 votos). Quero pedir desculpas aquelas pessoas que pedi voto para ele, a gente se engana”. Vá foi mais adiante em seu pronunciamento na câmara: “Quero dizer a esse prefeito, que se ele tem dois pneus para receber da época em que eu fui prefeito, eu não tenho conhecimento disso. Eu sabia que ele era mentiroso, agora contador de história e piada eu não sabia. Tem que mandar para o Silvio Santos ou Faustão. Se ele tem pneu para receber ele deveria ter apresentado a nota fiscal na época. Se eu não tivesse pagado, no mínimo teria deixado empenhado. Se é que ele está precisando de dois pneus, vai lá que eu tenho para dar. É triste ver uma pessoa desta formação governando a nossa gente”. Nesse momento Vá se sentiu culpado por ter pedido votos para Tinto em campanha: “Somos culpados, eu sou o maior culpado por ter levado 1.000 votos como vereador honrando o meu povo e meu mandato, pedindo votos para esse prefeito. É triste. Aí desafia vereador para debate. Ora, seria o maior prazer da minha vida. Aí usa dos microfones da rádio dizendo que os vereadores votaram contra o projeto do asfalto. Ora, explica onde gastou R$ 40.000.000,00 no ano passado, e ainda quer mais quatro. Graças a Deus meu pai me ensinou a trabalhar, a não mentir para o povo e não roubar. Não retiro uma palavra da sessão anterior porque era tudo verdade”, desabafou o edil. 
 
Fardo
Presidente da Casa, vereador Antônio Dias André (Geada) comentou sobre o fardo do líder do governo: “Eu queria relembrar ao meu companheiro, vereador líder do prefeito João Tezza Francisco. Coitado, tudo vai esbarrando nele. Ele está com o ombro direito calejado de tanto levar os fardos para o prefeito. Mesmo que a resposta venha ou não positiva, mas nós temos que usar os dois ombros dele porque ele é forte para isso: Sobre abrigo de ônibus da Taipa – tomasse providências. Sobre a Ponte da Pindotiba, tivemos contato com o Urussanga, não por uma lâmpada, mas para fazer algo melhor. Sobre Ginásio da Pindotiba continua como o título do filme “O vento levou” e pode ter certeza que levou e não sei quando vai trazer de volta, porque a coisa está triste. Sobre a creche e asfalto, não está saindo, está chegando”, comentou o presidente. .
 
ORDEM DO DIA
 
* Sobre Ponte de Oratório – Osvaldo Cruzetta quer saber com detalhes tudo que foi feito e pago. João Tezza pediu para sua bancada votar a favor porque está tudo certo. Uma oportunidade única de dar transparência e clareza nas coisas. Mário: “vou levantar os pedidos que não foram aceitos só para demonstrar para sociedade, para o povo e para o próprio Judiciário que nos nossos mandados de segurança não foram apreciados até hoje. E nós estamos em final de mandato como verdadeiros trouxas na fiscalização e controle externo do executivo”. Léla discorda de Mário: “não acho que nós aqui tenhamos feito papel de trouxa. Já estive na outra legislatura e nunca vi uma câmara tão atuante.”
 

—————

Voltar