16maio15 - Comunidade (por Munir Soares)

15/05/2015 09:50
SANTO ANTÔNIO EM PRISÃO DOMICILIAR
Tradicionalmente, no mês de junho, as procissões de Corpus Christi e a do padroeiro Santo Antônio dos Anjos mobilizam a população católica da Laguna. Volnei (Cheirinho) ilustre membro da Irmandade do SS. Sacramento e de Santo Antônio, responsável pela condução da Cruz Processional, e que caminha na vanguarda dos cortejos religiosos da paróquia Santo Antônio dos Anjos, tem, por hábito vistoriar, com antecedência, o trajeto a ser percorrido pelos fiéis. Ao iniciar a vistoria este ano, ficou apavorado com o quem viu. O cerco começou há uns 30 dias, e poucos perceberam, que a Igreja estava sendo sitiada, por obra e graça, de alguns obreiros iconoclastas, talvez... A procissão de Corpus Christi, marcada para o dia 4 de junho, já estaria, irremediavelmente, prejudicada. Os buracos da Confer, desde a Praça de Anita até o final da Rua Raulino Horn, impossibilitam a confecção dos famosos tapetes em honra ao Santíssimo Sacramento. Provavelmente, só teremos tapetes ao redor do jardim da Praça Vidal Ramos.
E, quanto a Santo Antônio?
Se os obreiros da Confer avançarem pela Rua Jerônimo Coelho em direção à Matriz, o nosso padroeiro ficará sem saída, preso em sua Igreja. Estaria sendo decretada a prisão domiciliar do nosso padroeiro Santo Antônio dos Anjos. Sua liberdade dependerá de um milagre ou, quem sabe, de um decreto de sua Majestade Rei Everaldo, primeiro mandatário do Reino da Babilônia.
 
 
 
NOVO SECRETÁRIO
Vereador Thiago Duarte pede licença da Câmara para assumir uma Secretaria Municipal. A Lei Complementar 309 de 17.4.15 em seu art. 1º diz o seguinte: fica vedada a nomeação para qualquer cargo de provimento em Comissão, inclusive SECRETÁRIO ou outro agente político de qualquer natureza (...).
___ Será, que o jovem político vai prestar serviços, sem ônus para o município?
LEI DA CACACA – a tal lei 309 também determina, que qualquer candidato a cargo público, para provar que não fez cag..., terá que apresentar o papel higiênico, isto é, a Ficha Limpa.
A lei não fala sobre os que já estão nomeados.
 
 
 
ATRITOS
Feira do Brás e obras da Confer no Centro Histórico estariam colocando Prefeito Everaldo e Entidades representativas do Comércio local, em rota de colisão. O tempo vai esquentar, garante um dos dirigentes.
 
 
 
VENTANIA
O rebojo de segunda-feira (11) destelhou parte do Restaurante e Pizzaria Chedão. Ao lado, no Restaurante Pardal`s, que é do “Telha”, nenhuma telha corrida.
 
 
 
MONUMENTO À BÍBLIA
Segmentos das Igrejas Evangélicas mandaram construir um Monumento à Bíblia, e pediram ao prefeito Everaldo um local para colocá-la. Prefeito teria sugerido um espaço existente entre a Capitania, e o quartel de Polícia Ambiental (Paixão). Como aquele é um local utilizado por muitos pescadores amadores, sugiro que a Bíblia esteja aberta no capitulo 5, LC 1,11) que fala da Pesca Milagrosa.
 
 
 
FEDENDO
Há mais de um ano estão falando na dragagem do Rio Carniça. O assunto já está fedendo. Na última reunião, o padre Domingos Orion da paróquia de NS dos Navegantes estava presente. É bom ver um sacerdote, lutando pelos interesses de seus paroquianos.
___ Também de pão vive o homem...
 
 
 
O RADINHO DO TRABALHADOR
Na cozinha, quem manda é a cozinheira, inclusive no repertório musical. O radinho, indispensável, só toca o que ela curte, na “FM” ou “AM”. São oito horas, ininterruptas, de músicas. O item “radinho da cozinheira” já consta como cláusula dos Contratos Coletivos de Trabalho da categoria.
Ricardo (Telha) proprietário do Restaurante Pardal`s chega cedo da feira e, às vezes, nos acorda com o som do seu rádio automotivo. Na última sexta-feira, antes do dia das mães, às 10,00 horas ele escancarou o volume do rádio, e sapecou no ar um popurri de músicas para quem está na maior fossa. Somente canções tipo “dor de cotovelo”.
___ Quem é o descornado?
___ A minha cozinheira. O marido a trocou pela filha da comadre.
Após a gozação musical “Telha” a abraçou, cantando: “não me interessa se tu és coroa, panela velha é que faz comida boa”.
 
 
 
RÁDIO ANDAIME
O operário da construção civil, também, não dispensa seu radinho. Enquanto assenta tijolo com tijolo num desenho mágico, como diz a música de Chico Buarque, o pedreiro ouve, e canta as músicas que falam do seu cotidiano. No sábado, mesmo com a obra deserta, a música continuou, e à medida que a noite nos envolvia com seu manto de silêncio, o som do rádio parecia mais alto ainda, atrapalhando até o papo da turma que costuma aperitivar na Lanchonete “Ponto Final” no Mar-Grosso.
___ Leitura antes de dormir? 
___ Nem pensar!
Alguém esquecera o rádio ligado no andaime da construção. E, assim, durante toda a noite a vizinhança teve que ouvir, além dos comerciais de uma rádio de Imbituba, uma sequência de músicas sertanejas, que iam de Luan Santana a Bruno e Marrone, passando por Zezé Di Camargo e Victor e Leo. Pela madrugada, somente duplas gauchescas. Uma overdose de “caipiras”. No horário da novela “10 Mandamentos” da TV Record, um show de música gospel com a dupla Moisés e Nefertiti, diretamente da boate Êxodus. Nem múmia conseguia dormir. No domingo, o rádio emudeceu. Ninguém soube se acabou a pilha, ou alguém, desesperado, após tomar umas Caipiras Duplas, escalara o prédio para liquidar com as tais Duplas Caipiras.
 
 
 
LAVA JATO NA LAGUNA
Calma, não se trata de outro escândalo financeiro. A operação é feita pelo pessoal da Zona do estacionamento rotativo, na tentativa de tirar a tinta azul dos paralelepípedos. Dê-lhe consumo de água!
 
 
 
POLÍTICA
Como anda a política partidária nos reinos da Babilônia? Pelo rumo que a coisa está tomando, com os petistas voltando a ocupar cargos nos poderes Executivo e Legislativo, não se admirem se, na campanha pela reeleição, o companheiro de chapa de Everaldo seja a Tanara ou o Célio Antônio.
 
 
 
UM NINHO DE MAFAGUIFO
A morte repentina de Luiz Henrique da Silveira enluta o cenário político, e deixa o PMDB catarinense sem o seu grande timoneiro. Num cenário em que despontam lideranças como Eduardo Moreira, Valdir Cobalchini, Mauro Mariani, Dário Berger, Paulo Afonso Vieira e Cacildo Maldaner não será fácil achar um nome de consenso. Em minha opinião, sem Luiz Henrique da Silveira, o PMDB catarinense é como um ninho de Mafaguifo com seis mafaguifinhos. Quem conseguir desmafaguifar os mafaguifos, bom desmafaguifador será.
 
 
 
O BOTO, O JAPONÊS E A JOANINHA
Maravilhados, todos falam do espetáculo que é a pesca com auxílio dos botos, mas vem prefeito e sai prefeito, e o local continua abandonado pelo poder público. Não existe nem mictório. Contam, que a equipe de cinegrafistas japoneses, filmava os botos quando um dos técnicos, apertado, decidiu fazer xixi numa da tocas das pedras dos molhes. Agachou-se, discretamente, para aliviar-se. A Joaninha da toca, com seu insaciável apetite saltou, e abocanhou a minhoca do japa.
Ninguém falara ao ilustre filho do sol nascente, que por aqui, minhoca é usada como isca, e a Joaninha é um peixe que adora papá-isca.
 
 
 
ENGANAÇÃO
Dizem que o presidente Leonardo pretende fazer um arremedo da “Tomada da Laguna”, durante a Semana Cultural. O batelão do Chede vai ser o Seival. Rochinha interpretará Garibaldi, montando cavalinhos de pau. A rainha da “Semana” seria a Anita. Silverinho quer entrar na disputa. “Pepinha”, ex-cana-barro, que comandaria os Lanceiros Negros, encontra-se em lugar incerto e não sabido.
 

—————

Voltar