16maio15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

15/05/2015 09:47
Conhecendo os alimentos...
Carboidrato, fonte de energia e disposição para efetuarmos nossas atividades diárias, "Deus me livre" se banirmos ele da dieta! Encontramos nas massas, pães, nos cereais (arroz, o centeio, a aveia dentre outros) e nos tubérculos e raízes. Uma fonte muito boa de carboidrato é a batata doce, ela é um carboidrato de absorção lenta e é muito indicado para quem pratica atividade física, pois, vai liberando glicose aos poucos na corrente sanguínea. 
Já as proteínas são alimentos construtores, consideramos o tijolinho do nosso corpo, isso porque, estão associadas à formação e reparação de nossos órgãos e tecidos, além de dar um "upgrade" no nosso sistema imune, através dos anticorpos. Existem as fontes protéicas de alto valor biológico que possuem todos os aminoácidos essenciais, como os ovos, as carnes e o leite, e as de médio valor biológicos, como as proteínas vegetais encontradas nas leguminosas, como o feijão, por exemplo!
Além de nos propiciar energia, as gorduras são coadjuvantes no transporte de algumas vitaminas, como as vitaminas A, D, E e K que são fundamentais ao bom funcionamento do organismo. Agem também na regulação térmica, pois, os depósitos de gordura encontrados na região subepitelial têm como função de isolar nosso organismo do frio intenso. Existem diferentes tipos de gorduras, as gorduras boas, encontradas nos óleos e azeites vegetais, no abacate e em algumas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), com função antioxidante e ajudam a combater o mal colesterol. As gorduras saturadas, encontradas principalmente nos alimentos de origem animal (leite integral, nata, queijo amarelo, banha de porco, embutidos) que se considerarmos seu consumo excessivo a longo prazo, pode desencadear sérios danos ao organismo, como aumento do mau colesterol, depósito de placas de gorduras nas artérias, problemas cardiovasculares.
As fibras tanto podem ser encontradas nos cereais e grãos integrais como em frutas, hortaliças e vegetais. São imprescindíveis ao bom funcionamento do corpo humano, isso porque além de regular a função intestinal, promovem a saciedade, retardam o esvaziamento gástrico, e diminui a absorção de açúcares e gorduras.
Vitaminas e minerais desempenham diversos funções nos organismo, são encontradas em diferentes alimentos, como o ferro na carne vermelha, o cálcio presente na sardinha, no leite e na couve, a vitamina C presente em alguns vegetais verdes escuros e nas frutas cítricas, como limão e laranja.
O segredo para uma vida saudável é variar sempre as frutas e hortaliças ao longo dia para garantir um aporte adequado de vitaminas e minerais, evitar a ingestão excessiva de alimentos refinados e repletos de açúcares, assim como, o consumo abundante de gorduras saturadas.

—————

Voltar