17dez11 - Comunidade (por Salmon Flores)

16/12/2011 20:38

 

GATA BORRALHEIRA
No fogão a lenha, as toras são colocadas sobre uma grade de ferro, sob a chapa. Após a queima, as cinzas, com algumas brasas, caem pelos vãos da grade, e depositam-se num reservatório chamado Borralho. Os gatos da casa, sempre gostaram de deitar-se sobre as cinzas, no calorzinho do borralho.
A Cinderela antes da fama propiciada pelos livros, e pelo cinema era conhecida como a “Gata Borralheira”, uma órfã escravizada pela madrasta e suas malvadas filhas, condenada a viver na cozinha, cheirando a cinzas de borralho. O príncipe, a fada, e o sapatinho, aí, já é outra história.
A maioria das mães de nossa geração foram gatas borralheiras. Acordavam com o cantar do galo do terreiro. Cinco da matina. Hora de começar a acender o fogão. Gravetos secos, previamente escolhidos na véspera. Soprar o fogo, para avivá-lo, era de arrancar lágrimas dos olhos da dona de casa. 
As canoas de convés, que traziam as achas de lenha, ficavam ancoradas nas docas, ao lado do mercado público. Era preciso ter olho clínico para reconhecer a lenha seca. A madeira avermelhada do camboim era muito apreciada pelas donas de casa, pois ardia com facilidade, e demorava a consumir-se pelo fogo, mas tinha um, porém, era mais cara. O cheirinho do café, passado em coador de pano, compensava o sacrifício.
No inverno, a cozinha aquecida pelo fogão de lenha, aconchegante, reunia a família para o bate-papo de fim de tarde.
Esta semana fiquei sabendo, que a ONU, considerou o fogão de lenha um dos vilões do desmatamento, e causador de mortes por doenças respiratórias. São 3 bilhões de pessoas, da África e da América do Sul, que ainda cozinham, e se aquecem do frio, por meio da queima de madeira, carvão e mesmo, esterco de gado. 90% do desmatamento da África, é para se obter madeira, para o combustível. Segundo a ONU, a solução seria distribuir à população carente, 100 milhões de fogões a gás até 2.020. Caso contrário, nenhuma dessas modernas e sofridas gatas borralheiras conseguirão transformar-se em “Cinderelas”.
 
TERRINHA FESTIVA
 
ACONTECEU NO FINAL DE SEMANA
Na praia do Mar-Grosso o 14º Moto Laguna repete o sucesso dos anos anteriores, com os efeitos colaterais de sempre (música com letras pornográficas) a todo volume, motocas aprendidas por falta de documentação e muito barulho, o que é natural. Ronco que atrapalha na hora do ronco, após o almoço. 
O Papai Noel desfilou com destaque, rodeado de crianças fantasiadas, parecia mais alegre que o Rei Momo. 
Na arena do Porto continuaram as encenações da “República”. Jovens enfrentaram mais uma maratona do vestibular.
No salão do Laguna Praia Clube aconteceu o almoço da Família Remor. Preparação para o grande encontro nacional da família que deverá acontecer em 2013.  A bela e meiga Romanna Remor, deputada federal prestigiou o evento.
No Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, tivemos uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Laguna para outorga de títulos de cidadão lagunense e entrega de placas de mérito a diversos cidadãos por serviços prestados à comunidade lagunense. Solenidade foi prestigiadíssima, com a participação de quase todos os convidados e presença de autoridades. Elogiável a postura do presidente Everaldo dos Santos na condução dos trabalhos.
Na segunda-feira, na Pizzaria Chedão, a fumacinha branca anunciava o evento da noite: Aniversário do Jairo Chede, proprietário da pizzaria. Churrasco preparado pelo mano “Nem”. Novidade: Riguetto, Edésio, Nelson Mattos e Rollin foram os primeiros a chegar. Baião, trouxe de Floripa, como presente, uma bandeira do município de Laguna. 
__ Está faltando bairrismo nesta terra, afirma ele.
Aliás, Carlos Augusto Baião da Rosa, nome de diplomata, poderia ser nomeado Cônsul Honorário da Laguna, em Floripa.
Presença maciça dos familiares. Alegria, alegria. Ninguém cantou o hino do Botafogo. Marcha fúnebre não combina com aniversário. No camarote vip, Dr. Renato Bratti, Sérgio Castro com respectivas esposas e Haroldo Fretta. Édio Pinheiro, despachante, emplacou alguns espetos de galeto. Gerente Estadual de Educação Sandro Cunha acompanhado da filha Mariana e o mano Junior. Destaque para os médicos Dr.Lucio e esposa e “seo” Venício pelo qual ficamos sabendo, que o Chede não pesca um rabo de peixe. Todo virote que comemos fritinhos, como tira-gosto, é pescado pelo seo Venício. Com mais de oitenta anos, seu caniço continua ativo. Vice-prefeito Luiz Fernando Lopes compareceu com toda a família, inclusive a mãe, dona Fany.
Ausências sentidas: Carlos Gonçalves e Neusi, Júlio Knoll e a Silvana Fretta. Munir, Salete e Miguel agradecem o convite.
 
RABO DE FOGUETE
Laguna sempre foi uma cidade fogueteira, desde os tempos do Zé Capenga, um fogueteiro estabelecido no morro da rua do Valo, Magalhães. Nossas festas religiosas sempre começam e terminam com apoteoses pirotécnicas.
Famosa era a queima de fogos, durante a trasladação de N. Senhora dos Navegantes do bairro Magalhães. Os navios ancorados na lagoa Santo Antônio dos Anjos, Centro Histórico, travavam verdadeira batalha de fogos de artifício. Espetáculo de sons e cores.
Santo Antônio, padroeiro da terrinha, herdou a tradição. Atualmente, em todas as capelas, a data do padroeiro é comemorada sob intenso foguetório. Segundo o historiador Marega, já temos, no município, capelas com dois padroeiros. Mais santos, mais festa, e muito mais foguetes, lembrando ainda do foguetório, que anuncia as carreatas religiosas. Tomei conhecimento de um encontro de carreatas, com santos de bairros diferentes, que quase acabou numa guerra de morteiros. Chegou a acontecer troca (nada amistosa) de rojões. Guerra santa?
Queima de fogos no reveillon, na “República”, carnaval, Natal, Semana Cultural, é tanta procura, que já temos em Laguna, pessoas atuando no mercado de compra e venda de foguetes, especialmente para esses eventos.
Semana passada, um desses comerciantes locais recebeu os fogos encomendados por uma Associação local. A mercadoria chegou alguns dias antes da data do evento.
___ Onde armazenar uma carga tão, digamos, explosiva? O cidadão ficou “envaretado”.
Na calada da noite, no maior sigilo, colocou a foguetada em um apartamento vazio. Era só por alguns dias, não haveria perigo nenhum.
Alguém deu com a língua nos dentes. Gente de pavio curto. O vizinho de cima, ao saber que estava sentado sobre um “barril de pólvora”, teria convocado uma reunião de condomínio. Formalizada a denúncia o comerciante foi convidado a depor na delegacia.                                         Quis dar uma de “mané fogueteiro” e acabou pegando rabo de foguete.
Dizem, que o fogueteiro, diante da possibilidade de ficar detido por colocar em risco a vida das pessoas, viu “estrelinhas” mas, ao ser liberado, até chegou a soltar alguns “traques”, de alívio.
 
CORRIDA DE SÃO “SILVELHO”.
A etapa deste ano deverá acontecer no dia 18 de dezembro. Bem que os organizadores poderiam abrir espaço, para uma disputa eleitoral e atlética, com os candidatos que pretendem disputar eleição em 2012. Quem estará em forma para a disputa? No primeiro pelotão teríamos Tanara e Nauro (PT), Everaldo dos Santos (PMDB) e Tono Laureano (DEM), Julio Willemann e Nazil (PSDB) e Luiz Fernando Lopes (PP). No segundo pelotão, veteranos e novatos, que podem fazer a diferença: Orlando Rodrigues (PSD) João Gualberto Pereira, Tânia Pereira (PP) e Ivete Scopel. Sebo nas canelas e pernas para que te quero...
 
ASSASSINARAM O CAMARÃO?
Terminou a época de defeso do camarão, mas cadê o produto? No Mercado Público e nas peixarias, ele não é encontrado em grandes quantidades. Seu sabor continua inigualável, mas o preço está salgado.  Camarão médio, ao natural, com casca, a R$ 20,00 o quilo. O defeso é fajuto, ou a produção de crustáceos das lagoas caiu demais? O fato vem se repetindo, a cada ano.
 
POR CIMA
Faz parte da tradição natalina, os jantares de confraternização com a brincadeira do “amigo secreto” que propicia a troca de presentes. Muitos grupos de terceira idade, associações religiosas, ou entidades sociais, colegas de trabalho, etc., gostam de fazer suas festas, na Pizzaria Chedão. Curiosamente, mais de 99% dos participantes são do sexo feminino e um considerável percentual de viúvas. Dados estatísticos confirmam que as mulheres vivem mais que os homens. As mulheres se cuidam mais, afirma o Dr.Oscar, enquanto os machões evitam os consultórios médicos. Fogem das agulhadas, e temem o “dedão” que cutuca pela retaguarda. Em Laguna aumenta o número de viúvas. Os homens botam as barbas de molho, mas não botam a cara nas clínicas médicas, nem para fazer exame, de consciência.

—————

Voltar