17set11 - Saúde prorroga vacinação contra o sarampo por mais uma semana

16/09/2011 19:26

 A Secretaria de Estado da Saúde decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo em todos os municípios até o dia 23 deste mês. O objetivo é ampliar a participação das 61 localidades que não alcançaram o percentual mínimo de 95% e imunizar 18.959 crianças.

A cobertura no estado atingiu 94,64 % dos municípios, com 482.506 crianças imunizadas (faixa de um a seis anos), de um total de 499.305. Em relação às faixas etárias, os grupos de cinco e seis anos são os que apresentam menores coberturas e requerem estratégias diferenciadas para vacinação, já que não estavam incluídos na campanha da pólio, que ocorreu simultaneamente no mesmo período.

“Agradeço o empenho de todos pelo sucesso da campanha. Santa Catarina superou a meta prevista de crianças a serem vacinadas. Mas alguns municípios não atingiram o objetivo, motivo pelo qual a campanha foi prorrogada”, explica o diretor da Vigilância Epidemiológica , Luis Antônio Silva.

A vacina contra o sarampo é a única medida preventiva e segura. A primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses de vida, e o reforço entre quatro a seis anos de idade. Todas as pessoas até 49 anos devem ter uma dose, se caso não tiver precisa da vacinação.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das erupções cutâneas e mais quatro dias após o surgimento das manchas.

 

—————

Voltar