18abr15 - Capivari de Baixo: Presidente da Câmara de vereadores de Baixo (MAEL) gasta mais de R$ 21 mil em diárias

17/04/2015 09:25
Mesmo em meio a uma crise vivida pelo país com denúncias de corrupção, desvio de verbas públicas e outros crimes, a cidade de Capivari de Baixo também se depara com alguns casos no mínimo um tanto estranhos. Dados divulgados pela Câmara de Vereadores do município apontam que alguns vereadores não mediram esforços, para usufruir das famosas diárias para viagens. A população exige explicações devido ao valor surpreendente utilizados por alguns ocupantes do legislativo. 
Um deles é o atual presidente da casa, Ismael Martins, o Mael, do Partido Progressista (PP). Somente no ano de 2014, ele utilizou exatos R$ 21.767,00 em viagens para outras cidades de Santa Catarina e até mesmo para fora do estado. Ao seu lado também está Jonas Machado dos Santos do PMDB, que usou o mesmo valor. Os dois lideram o ranking dos vereadores que mais usaram diárias no ano passado. Este valor corresponde cerca de R$ 1,8 mil mensais para cada vereador. 
O preço de cada diária em viagens pelo Estado é de R$ 290,00, o que corresponde a 70 viagens feitas em 2014, uma média de 5 por mês. Para fora do Estado o valor aumenta para R$ 465.
O que mais provoca dúvidas é que existem vereadores como José Nazareno Correa do PT que não usou sequer uma diária. O outro vereador do Partido dos Trabalhadores, Manoel da Silva Guimarães, o Farinheira, usou apenas R$ 1.772,50.
Por telefone, o vereador Nazareno explica o motivo de não ter usado dinheiro público. "No ano de 2013, participei de dois eventos pela Câmara, em Florianópolis. Um deles na Conferência Estadual das Cidades como delegado representante da Câmara de  Vereadores de Capivari, eleito na mesma Conferência em âmbito municipal. O segundo um curso de formação. Em 2014, mesmo com várias idas a Florianópolis, não usei qualquer estrutura ou gastos da Câmara. Não que eu condene, pois muitas vezes cursos, viagens, reuniões fazem parte do mandato. Acho que possa estar acontecendo  um exagero na participação em cursos, sendo que boa parte do conteúdo desses não me atrai, razão da minha não participação. Quanto à prestação de contas, conforme anunciado pela imprensa, há pendências de restituição de diferença de gastos com diárias de viagens da legislatura anterior que foi fruto de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) da Promotoria de Justiça de Capivari de Baixo", disse o vereador.
 
 
Vereador explica que as diárias são para fazer vários cursos
O líder em diárias da Câmara de Capivari de Baixo, o vereador Ismael Martins, atendeu o telefone da nossa reportagem e explicou o motivo de tantos gastos com as diárias. “Nós precisamos nos atualizar. Precisamos de cursos de aperfeiçoamento. Precisamos também discutir assuntos de interesse da população na Capital ou em outra cidade. Isso tudo gera custos. Eu estou me atualizando para que possa fazer um bom  mandato. Não tenho receio algum, pois não estou fazendo nada contra a lei. Quero o melhor para a cidade e por isso eu faço diversos cursos”, disse Mael.
No entanto, as suas explicações não parecem agradar os munícipes. “Eu fico indignado com tanto dinheiro gasto num só ano. Claro, que, cursos precisam ser feitos. Mas eu me pergunto o motivo dos demais vereadores também não fazerem. Alguma coisa está errada. Isso tem que ser melhor explicado”, disse o aposentado Joel Oliveira Bittencourt, 68 anos.
Os vereadores, Farinheira e Jonas não foram encontrados para comentar sobre o assunto.
 

—————

Voltar