18abr15 - Pelas Colinas (por Ednilson Perdoná)

17/04/2015 09:13
Formaturas Unibave
Neste Sábado 18/4 na Afai em São Ludgero, estaremos concluindo a primeira etapa de serviços prestados ao Unibave. Será a 12ª Colação de Grau de formados pela instituição que terei a satisfação de prestar o serviço de Mestre de Cerimônia só em 2015. Obrigado pela confiança e oportunidade, reitor Elcio Willemann e família Febave-Unibave.
 
 
 
Frequente e lamentável
Fato lamentável é registrado, faz tempo e com freqüência em Orleans. Trata-se do desaparecimento de papel higiênico colocado para uso do povo no sanitário feminino. Os zeladores do local, casal Manoel e Maria, pedem que respeitem o local e seus pertences, pois o uso é ‘para todos’. Coisa feia!
 
 
 
Em festa
Neste sábado o programa Jogo Aberto 106 FM vai até a comunidade de Chapadão, interior de Orleans. Moradores celebram neste final de semana,18 e 19/4, a festa em honra a seu padroeiro Santo Adalberto. Moradores de Sesmarias levam a imagem do santo que sai da localidade às 8h30 de domingo 19/4 e passará por Orleans e Barracão. Boa festa a todos!
 
 
 
Liturgia
Encontro Paroquial sobre Liturgia é neste domingo 19/4 na Santinha em Orleans. Assessora a formação para a qual todos somos convidados, o Pe. Sérgio Gomes, nosso vigário Paroquial. Ministros da Palavra, Comunhão, cantores, leitores e interessados em aprender. Começa às 8h30 e vai até as 12hs. 
 
 
 
Novos bancos
Investimento dobrado ou triplicado. Assim pode ser definido o gasto para recuperar esse bem público disposto em vários lugares nas praças da Matriz e Celso Ramos para que o povo desfrute e descanse ou use para um agradável bate papo. É gastos, sim, pois trata-se de reformas constantes dos mesmos que sofrem freqüentes agressões cometidos por atitudes indesejáveis por quem certamente não faz o mesmo com os bancos ou pertences de sua casa. Ou estamos equivocados? O bem público também é seu. Preservá-lo é dever de todos.
 
 
 
Paciênciaaaaa
Transitar pelo Centro de São Ludgero, perto do meio dia e no final da tarde, é um exercício enorme de paciência. Faz muito tempo que é falado e ouvido sobre a construção da segunda ponte. Objeto de discussão entre governo e comunidade faz tempo. Aliás, fazem aniversários. Mas... Acreditamos que é possível passar do discurso para a prática. E isso significa entender que é preciso construí-la antes de 2016. Acreditamos!
 
 
 
Vários postulantes
Dr. Jorge Koch, Geada, Pedro Tezza, Luis Cristóvão Crocetta, Pedrinho Orben... O PMDB é a sigla que tem opções sobrando para ir de chapa pura às eleições de 2016 em Orleans. Vontade dos dirigentes e militância é de deixar de servir para outros, mas governar com e para o povo, retornando ao paço municipal. Fala-se até com reforços de Gelson Padilha, Dr. Marco e Jacinto Redivo, originários na política local de dentro da legenda. 
 
 
 
Enfim...
Diretor assegurou ao Secretário Regional de Braço do Norte, Roberto Kuerten que desta vez a pavimentação do trecho São Martinho a São Luiz, Imaruí, vai deixar de virar objeto de ação judicial e discursos. Obra está bem avançada e em breve estará com todo o piso asfáltico pronto. Padre Sérgio Jeremias deu um grande passo nas cobranças sobre a mesma que é indispensável para alavancar ainda mais o turismo religioso na terra da Beata Albertina Berkenbrok, atualmente sob os cuidados do Padre Auricélio Costa.
 
 
 
Esqueceram de mim
E cadê o projeto de asfaltamento do trecho Grão Pará, Furninhas, Barracão, Orleans? Temos registrado o comprometimento político pela obra em programa de rádio realizado na terra de Cecília Roveda. Estradas seguem as mesmas de antes, a idéia é boa, mas faz anos que não evoluiu. Por essa e outras razões é que alguns políticos perdem credibilidade,voto e precisam trocar de legenda com freqüência. Lamentável! 
 
 
 
Visão e coragem
Turismo em São Ludgero em desenvolvimento. Prefeito Wolnei Weber com o alargamento da estrada do Morro do Cruzeiro possibilita que transportes coletivos cheguem ao Morro da Cruz e possam ter uma privilegiada visão panorâmica do local, além de ampliar as opções do turismo religioso regional. Webber participou do Jogo Aberto 106 FM, sábado 11/4 no Pesca e Lazer Beira Rio.
 
 
 
Caprichoso
Limpeza dos pontos turísticos de Orleans tem sido o desafio do gestor do departamento, Leomar Brugnara e sua equipe. Tem ideias e atitudes inovadoras para melhorar a imagem da Terra das Colinas. 
 
 
 
Acerte o presente
Nas lojas a promoção ‘Acerte o presente Dia das Mães’. As lojas participantes estão identificadas com adesivo da promoção. Dia 9 de maio no Jogo Aberto 106 FM, o sorteio dos prêmios. Cupons serão preenchidos para compras a partir de 20 reais. Obrigado aos parceiros da atual, anteriores e posteriores promoções com a marca 106 FM.
 
 
 
Agradecimento
Coordenação do Movimento de Irmãos da Paróquia Santa Otília agradece a você que colaborou ou que prestigiou o Jantar dançante realizado no último sábado. Recursos arrecadados com a promoção servirão para a formação de novos casais que auxiliarão na evangelização das famílias e serviços na comunidade.
 
 
 
Novo destino
Padre Cornélio D’Alba e seus seminaristas da Ordem Religiosa de São Leonardo Murialdo poderão estar transferindo residência, em breve, para o bairro Coloninha. Entendimentos é para que morem bem próximo da Capela Santo André. Serão bem vindos!
 
 
 
Sem secretário
‘Me tomou de surpresa tua fala sobre o nome do Marcelo Galvani para a Secretaria de Agricultura. Nome foi cogitado sim, mas até o momento sem decisão. Tudo vai ficar resolvido em até 10 dias’, apontou Eduardo Bertoncini, secretário de Administração à 106 FM.
 
 
 
Brevidade
...Todos os sábados, cedo, a Banca Central do Manuel em Orleans é o local onde o povo busca os exemplares do A Critica para sua leitura. Obrigado!
...Osvaldo Cruzeta quer agilidade governamental nas ações de atendimento ao povo orleanense.
...Mário Coan está em entendimentos para a composição em vista da sucessão de Dr. Marco. Coan também é nome de respaldo na comunidade.
...Médico Arcângelo Librelato, presidente do PSD, mantém sua posição. ‘Serei um dos candidatos a prefeito de Orleans em 2016. Ser prefeito e governar com o povo e para o povo com responsabilidade na aplicação do dinheiro público é o que posso fazer’, afirma.
...Valmir Bratti ou Angela Brati? Bastidores apostam, que estarão com Librelato em 2016.
...PSB vem forte por aí. Ingresso de Gelson Padilha, dizem nos bastidores, será para uma reedição da dobradinha Dr. Marco e Padilha, agora por outra legenda. Professor Tonton é o estrategista da proposição.
...Engenheiro Edson Kestering, disse não ao convite para secretariar a Agricultura. Vereador Galego, está na Câmara. Valério Hoeker também está nos entendimentos para a pasta.
...Você caro leitor saberia precisar, sem pensar muito onde está o potencial turístico para o desenvolvimento de seu município?
...Treze de Maio, sem nenhum posto de combustível aberto para atender o povo aos domingos.
...Distrito de São Gabriel, em Treze de Maio, o serviço é disponibilizado. 
...Onde o povo de Pedras Grandes abastece seus veículos? No local do único posto existente no passado funciona garagem de equipamentos da municipalidade.
...Treze de Maio em 30 minutos, um presente quase realidade em 46 anos de espera. Parabéns vereador Geada, lutador incansável pela rodovia e outras melhorias para o povo!
 
Pascom Santa Otília em Ação!
...Neste final de semana, 18 e 19/4 na Casa de Encontros Dom Anselmo Pietrulla, Tubarão, acontece a I etapa da formação para lideranças de grupos de jovens (Kerigma). Paróquia Santa Otília se fará presente. Grupo Libertação se fará representar com os jovens Maiully, Gabriely e Alan Henrique Zomer.
...Neste domingo, 19/4 na Santinha das 8h30 às 12h00 formação em Liturgia para lideranças de todas as comunidades da Paróquia Santa Otília. Aperfeiçoar-se é uma necessidade constante para tudo na Vida.
...Parabéns aos romeiros que anualmente fazem o trajeto Imbituba a Nova Trento. No destino que é o Santuário de Santa Paulina, a comunidade de São Luiz, terra da beata Albertina Berkenbrok é parada obrigatória. Povo de fé e coragem caminha em peregrinação todos os anos. Grupo passa de 40 participantes.
...No dia 26 de abril, comunidade de Brusque do Sul, recebe os catequistas de todas as comunidades da Paróquia Santa Otília. Manhã de espiritualidade, formação, integração e confraternização. A partir das 8h30 da manhã. Leve seu entusiasmo e esteja com a gente!
 
 
Obrigado pela leitura e uma ótima semana!
 

—————

Voltar