18fev12 - Faltam playground e parques ecológicos para as crianças e adultos se divertirem em Tubarão

17/02/2012 20:22

 

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação.
 É durante as férias e nos finais de semana quando o período de aula inicia que as crianças aproveitam para se divertir. As brincadeiras podem ser realizadas em casa ou em parques. Mas em Tubarão, sul do Estado, a poucos ou quase nenhum local para a criançada se divertir. Apenas o parquinho (playground) da Praça da Igreja Matriz São José Operário, em Oficinas oferece tais equipamentos e está apto para as crianças brincarem. A praça foi revitalizada há alguns anos. Havia um playground em uma praça próximo ao Colégio Irmãs Baianas, mas segundo populares, o local foi desativado. 
Outra deficiência é a falta de um parque ecológico. Em 2005 a Itagrês Revestimentos Cerâmicos, com sede em Tubarão, iniciou um projeto de criação de um parque ecológico em terreno de propriedade da empresa, ao lado do parque fabril que iria ocupar uma área de 103 hectares. Esta informação foi publicada no informativo da empresa em abril/maio de 2005.
Segundo a secretária executiva da Itagrês, Grasiane Garbelotto, o local é preservado pela empresa e pode ser visitado, basta agendar horário.   
Sabendo da importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança, muitos pais levam seus filhos no parquinho de Oficinas e a opinião é unânime, todos gostariam que Tubarão tivesse mais locais como este. A mãe Daiane Felipe Cardoso sempre que pode leva sua filha para brincar no local. “Nas férias escolares de minha filha sempre que podia levava minha filha para brincar no parquinho. O lugar é legal e é o único da cidade. Pelo tamanho da cidade devia haver mais playgrounds. A única coisa que me deixa descontente é que colocaram limitação de idade para brincar no local - só pode até cinco anos. Antes não tinha isso. Acho que deveriam deixar crianças de até 10 anos brincar no local, pois ainda são crianças”, desabafou a mãe, que aprovou a construção de um parque na cidade de Capivari de Baixo.
Outra mãe Maria Freitas também leva seus filhos para brincar no parquinho da Praça de Oficinas. “Sempre trago meus filhos para brincar ali. É um local limpo e os brinquedos estão em bom estado. Não sei se há outro local como este na cidade, mas pelo que eu sei, é só o de Oficinas que está disponível no momento. A prefeitura devia construir mais parquinhos como este de Oficinas em outros locais da cidade. Não deve custar muito caro em vista de outros gastos que o órgão tem. É lindo ver as crianças brincarem, os olhos delas brilham”, declarou a mãe Maria Freitas. Maria também aprovou a colocação de equipamentos de exercícios físicos na Praça realizados em parceria entre a Clínica Pró-Vida e a Prefeitura Municipal de Tubarão.
Segundo a contato comercial da Pró Vida, Juliana Paes Fernandes, a finalidade do quiosque de exercícios inaugurado em janeiro desde ano na Praça de Oficinas é ressaltar a importância da atividade física e da alimentação saudável para o bem-estar do indivíduo. A intenção é instalar mais equipamentos em outras cidades da região.
Em 2010, a Pró-Vida inaugurou um espaço idêntico na Avenida Marcolino Martins Cabral, nas proximidades do Farol Shopping. No quiosque, uma pequena “academia ao ar livre” está à disposição daqueles que costumam caminhar no local. Para tanto, equipamentos específicos para a prática de exercícios e alongamento estão disponíveis aos frequentadores.
 “Promover, constantemente, ações que favoreçam a prevenção, a saúde e o bem-estar. Essa é o nosso objetivo com o lançamento desse segundo espaço de atividade física. É mais uma iniciativa visando a estreitar nossos laços com a comunidade de Tubarão”, conclui o gerente geral da Pró-Vida, Fábio Vandresen.  
O secretário de urbanismo e meio ambiente Carlos Ghislandi não foi encontrado para falar sobre o assunto.
Gerente Geral da Pró-Vida, Fábio Vandresen
 
playground da Praça da Igreja Matriz São José Operário em Oficinas
 
Academia ao ar livre da Pró-Vida montada na Rua Altamiro Guimarães

—————

Voltar