18jan14 - Comunidade (por Munir Soares)

17/01/2014 15:16
A TERRINHA COMO ELA GOSTA, FESTANDO em 2.014.
 
DESTAQUES: 
... Uma multidão incrível ocupou toda a praia do Mar-Grosso na passagem do ano, e continuou por aqui. Casan, Celesc e equipes de Segurança deram tranquilidade à população. Secretário de Turismo João Carlos montou o “SKOLbódromo” e garantiu a parceria com a cerveja Skol. Várias atrações, com renome nacional desfilaram talentos por toda a arena. Custo zero para a prefeitura. Com certeza, a continuação da parceria vai depender do consumo de SKOL na temporada. Uma pergunta: se é custo zero, por que estão vendendo ingressos?       
... Praça do Cazeca manteve a tradição, fogos à uma hora da manhã. Evento acompanhado pelo radialista Batista Cruz, que até arriscou-se a soltar uns traques. Virada do ano, pelo horário velho. Quanto ao espetáculo pirotécnico municipal, nada a declarar. Balsa com fogos colocada na região dos molhes, longe da região mais populosa da praia. Testemunha não identificada, afirmou que um foguete, que caiu ao mar, foi engolido por um botinho. O cetáceo saiu a jato, todo turbinado, à caça das tainhas. Boto já foi apelidado de “Caramuru”.
... No Natal, supermercados teriam vendido todo estoque de chester e perus. Nos primeiros dias de 2014 caminhões e caminhões de água mineral foram descarregados, na terrinha, para saciar a sede do pessoal. ÊTA porre!!!
... 13° e o 14° para os lagunenses.
___ Salários? 
___ Não, número de assassinatos em 2013. Média de mais de uma morte, por mês. Dom Everaldo I, imperador da Babilônia vai ter que acionar o Conselho de Notáveis em busca de uma solução. População da terrinha não merece viver com tantos sobressaltos.
... ROMÁRIO: O baixinho exigiu helicóptero para vir a Laguna. Sempre foi bom no “jogo aéreo”. Fez dois gols no jogo beneficente, e deu um “balão” na turma que, segundo dizem, o esperava num clube para o jantar.
... Prazo de égua. 
___ Obras do Mercado devem durar mais de 2 anos. O que acontecerá com as duas centenas de gaivotas e biguás que viviam ao redor do mercado, alimentando-se com as sobras das peixarias? Teriam direito a uma cesta básica, de frutos do mar? O museu de Tordesilhas está há mais de 10 anos sem conclusão. A Calistrato M. Salles ainda não saiu do buraco.
___ Do que ainda ouviremos falar em 2.014? 
___ Dragagens das lagoas; teleféricos, estadualização do porto, pavimentação asfáltica estrada Bananal/ Madre e da av. Marronzinho. Acesso norte pela Barbacena, usinas eólicas, iluminação subterrânea do Centro Histórico. Acesso Pedra do Frade/ Praia do Sol.
___ O camarão da Laguna sumiu, e o preço subiu. Camarão médio, com casca, é vendido por R$ 25,00 o quilo.                           
 
 
 
TRADIÇÕES DE FIM DE ANO 
Vestir branco, jogar flores ao mar e pular 7 ondas. Este ano nossa amiga e vizinha Lenira resolveu reforçar a tradição, pular as 7 ondas com sapato de salto alto, sem cair...
 
 
 
Acidente geográfico
___ Mamãe, o que é Floripa? 
___ Uma ilha com falta de água por todos os lados.
 
 
 
RUA DA ASPA 
Algumas lideranças da terrinha estariam reivindicando a mudança de nome da referida rua. Querem cortar a “aspa”. Não cremos que “aspa” seja uma denominação oficial e, sim, apelido e, convenhamos, mudar de apelido, não é fácil.
 
 
 
QUEM COMEU O MASCOTE? 
O sumiço do Chantecler, galo mascote da rinha do “Galo Velho” provocou alvoroço no terreiro. Teria sido vítima de algum guloso gambá? 
___ Nada disso, quem comeu o galo foi o presidente Marinho, afirma, categoricamente, Hênio (Veículos) Marcelino. Só porque o bichinho andava mancando muito. 
___ A viúva fez “BO”?
___ De que maneira. Galo e galinha, no melhor estilo Romeu e Julieta morreram abraçados na panela da cozinheira do clube.
O Airton (Bolão) Camilo, que entende de galinhagem, diz que o Hênio quer mesmo é ser eleito o novo mascote do time. Para chamar atenção, treina com umas penas xavantinas no calção, e sempre sai de campo, mancando.
___ Cuidado Hênio, o Chantecler também começou assim e acabou sendo “comido”...
 
 
 
2014 informa
Ex-prefeito Célio Antônio (PT) deve assumir chefia do IPHAN, em Santa Catarina. Pedirá o “tombamento” do prefeito Everaldo?
 
 
 
INDIGNAÇÃO 
Prefeitura Municipal ignora acordo feito com agência local do Iphan e passa a cobrar, integralmente, impostos (IPTU) dos proprietários de imóveis do Centro Histórico tombados pelo IPHAN. Um estímulo à preservação do patrimônio histórico.
___ Surrealismo matrimonial
___ Um estranho casamento, teria ocorrido em Laguna, com direito a recepção no Laguna Tourist Hotel. Poucos dias após o enlace, uma das partes teria solicitado a anulação do casório. Houve “quebra pau”?
 
 
 
 
ADEUS AO AMIGO NORBERTO UNGARETTI
Assim disse Sérgio da Costa Ramos “a cultura, as letras jurídicas e a literatura catarinense perderam um dos seus luminares, o desembargador Norberto Ulysséa Ungaretti”. Era um ser humano completo, um cidadão exemplar em tudo que fazia e nas bandeiras que desfraldava. Em primeiro lugar, honrou e dignificou todas as instituições que integrou, as atividades que exerceu e os cargos que ocupou na área pública e nas instituições que colaborou, escreveu Moacir Pereira. “A verdade é que a memória histórica de Santa Catarina, com o falecimento de Ungaretti, tem uma perda notável. Por essa multiplicidade de conhecimentos que ele dominava nas mais variadas áreas”. Salomão Ribas Junior, presidente do TCE. Advogado, desembargador, presidente e professor da Escola da Magistratura Catarinense, intelectual, membro da Academia de Letras de Sta. Catarina. Com 19 anos era chefe de gabinete do governador Jorge Lacerda. Inédito, por unanimidade foi eleito presidente da Câmara municipal de Florianópolis. Escritor, historiador, conferencista, LAGUNENSE e leitor da “Comunidade”. O que pode um simples escriba do cotidiano escrever, que seja capaz de acrescentar mais alguma coisa a tão brilhante biografia? A não ser, quem sabe, trazê-lo de novo à vida. Bem-vindo a Laguna dos anos 50! Ao redor da mesa, nos fundos da Sorveteria Polar, defronte a Miscelânea, reunia-se a turma do D.I.V.A. (Departamento de Investigação da Vida Alheia). Ungaretti era o caçula da organização. Flávio Delgado e Ronaldo Carneiro tinham as línguas mais afiadas e, nem sempre, confiáveis. Nas noites frias de inverno, ruas desertas, Ricardo Brandl colocava a turma em forma, e comandava a Ordem Unida até a pracinha do Magalhães. Norberto era o único que levava sua arma, ao ombro. Seu inseparável guarda-chuva. Adolescência. O despertar dos amores. Libido na palma da mão. Norberto participava de um outro grupo, bem mais seleto. Desfrutava da companhia de cidadãos mais velhos que ele. A todos, encantando com sua eloquência e cultura. Convivia com Luiz Remor, Antonico Bessa, Boaventura Barreto, Manoel Américo de Barros, Paulo Carneiro, Ruben Ulysséa, Zeca Freitas, Chiquinho Pestana, Carlos Bessa e outros. Amigo de infância de minha esposa Salete. Suas historias a todos encantava. Norberto não perdia um enterro. Acho que o coveiro Ibraim, lhe repassava o obituário do dia. Às vezes, atrasava-se e acabava rezando para o defunto errado.
 
 
 
VISITA AO PALÁCIO 
Ungaretti era o Secretário de Interior e Justiça no governo de Ivo Silveira quando a turma do D.I.V.A. foi visitá-lo, no palácio. Anfitrião admirável. Papo descontraído. Na despedida, como nada escapava à bisbilhotice do D.I.V.A., Flávio Delgado foi o primeiro a perceber que o Secretário estava usando uma meia azul e outra branca. Desculpas?
___ Saíra às pressas...
 
 
 
ELEVADOR 
Fobia ou claustrofobia? Sei, apenas, que o Dr. Norberto Ungaretti tinha pavor de andar de elevador. No Tribunal de Justiça usava esse meio de transporte porque desfrutava da companhia do ascensorista, na ida e na volta. Ungaretti era um homem de bom coração. Espírito elevado. Há muito que desejava visitar uma amiga, uma conterrânea. Dificuldade? Ela residia no oitavo ou décimo andar num edifício lá na Vidal Ramos. Era muita escada pra subir. Resolveu encarar, vagarosamente, degrau por degrau, resfolegando mais que locomotiva na subida. Já estava com palpitação e falta de ar quando bateu à porta da amiga.
___ Norberto, que prazer, disse ela, observando-o pelo “olho mágico”. Há quanto tempo...
___ Posso entrar?
___ Infelizmente, hoje não, minha filha saiu, e levou a chave. Cautela para evitar minhas fugidinhas...
Mesmo sabendo, que para baixo todo santo ajuda, as pernas tremeram, só de pensar na nova jornada, escada abaixo. No quinto andar o elevador o esperava, todo arreganhado, num sorriso convidativo. Quer carona?
O pavor continuava mais forte que o cansaço. Terminou sua maratona, num banco da praça. Não sei se algum outro dia ele ousou repetir a escalada. Adeus Norberto Ungaretti. Um abraço nos outros membros do D.I.V.A., que estão por aí: Flávio Delgado, Custodinho, Cajo e Edson Mattos. 
 

—————

Voltar