18jun11 - Cricri (por Salmon Flores)

17/06/2011 20:35

 Sentença

A ação penal nº 075.04.001084-2 (0001084-26.2004.8.24.0075), de autoria do Ministério Público de Santa Catarina, contra o ex-presidente da Associação dos Servidores Públicos da Prefeitura Municipal de Tubarão, José Luiz Tancredo, por apropriação indébita, já está concluso para sentença do Juiz desde o dia 8 de junho. A denúncia foi apresentada a Justiça pelo Promotor de Justiça Felipe Martins de Azevedo, em 9 de fevereiro de 2006.

 

Investigação

A 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Laguna recebeu no último dia 7 de junho o inquérito policial que investiga o furto de documentos ocorrido na Câmara de Vereadores. O processo nº 040.11.003676-0(0003676-07.2011.8.24.0040), da área Criminal deu entrada no Fórum em 02/06.

 

Pindotiba I

O vereador de Orleans, Antonio Dias André, o popular “Geada” (PMDB), foi à Tribuna na sessão de segunda-feira última (13) para comentar o sucesso que foi a festa realizada no Distrito de Pindotiba, no final de semana. Aproveitou a oportunidade para agradecer  a todas as pessoas que de uma forma especial contribuíram para o sucesso do evento. Agradeceu também, como presidente da comissão pró-asfaltamento da rodovia SC 432, trajeto Orleans - Pindotiba - Pedras Grandes, a todos os veículos de comunicação que divulgaram amplamente todo o trabalho e que contribuem de forma direta para a divulgação do projeto.

 

Pindotiba II

De parabéns o nosso amigo Padre Hiko, que cancelou vários compromissos para colaborar com Pindotiba onde celebrou missa. Aliás, Padre Hiko celebrou três missas no domingo (12) e ainda participou com o Bispo e com meu filho Fred Luigi e o Bruno, e o Padre Valdir, do fechamento do Cenáculo de Pentecostes.

 

Babada

Bola fora foi dada nesta semana pelo deputado Amauri Soares, o “Sargento Soares”, na Tribuna da Assembléia Legislativa. Talvez estivesse mal informado e lamentou a morte do prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves, que está vivinho da Silva e esbanjando saúde e vontade de trabalhar pela comunidade capivariense. Na verdade, quem morreu o foi o ex-vice-prefeito, PG. A informação da babada vem lá das comadres de plantão que circulam pelo plenário e corredores da Assembleia.

 

Denúncia

Denúncia de que existe uma servidora do PSF de Tubarão que reside em Criciúma e vem de vez em quando para a Cidade Azul, apresenta uma lista de 20 visitas a domicílios e volta para casa, não pegou bem. O pior não é isso: Pela denúncia essa mesma servidora estaria fichada numa empresa privada de prestação de serviços. Outros casos estranhos estariam ocorrendo na Saúde local. Professora que lecionando e também atuando como agente do PSF. Tem até um auxiliar de protético trabalhando em empresa particular com horário comercial devidamente registrado.  A responsável pelo PSF, uma médica,  determinou que os agentes trabalhassem de segunda a sexta fazendo 10 visitas diárias, o que totalizaria 50 visitas por semana. O enfermeiro encarregado, por livre arbítrio, alterou para apenas duas visitas na semana, ou seja, nas terças e quintas-feiras, apenas 20 residências visitadas. Uma “barbada”. Consta que para ser Agente do PSF,  a pessoa deve morar no bairro, o que não é o caso dessa agente do PSF de iniciais V.S. M. Tem caroço nesse angu. Estou verificando a situação e na próxima semana vou citar o nome da firma em Criciúma e entregar ao MP. 

 

Verdade I

Interessante o comentário do amigo e blogueiro da Laguna, Valmir Guedes falando a respeito de alguns "coleguinhas" da imprensa que se irritam quando se faz qualquer critica na cidade. “Diz que tem jornalista na Laguna que não admite críticas aos problemas da cidade. Diz que é coisa de mau lagunense, de quem não gosta do município e que deve apreciar o tempo da ditadura quando os militares lançaram o bordão do “Brasil ame-o ou deixe-o”, não admitindo o antagonismo, as divergências, a pluralidade de opiniões. Tempo em que se mandava embora quem não estivesse satisfeito com o governo”. Não citando o nome da fera, Valmir diz que esse jornalista da Laguna prega, escreve e fala: se não gosta da cidade vá embora! Se exile! Resume tudo a essa conclusão primária, estúpida, ditatorial do gostar ou não gostar da Laguna.

 

Verdade II

Valmir Guedes vai além. Diz que, “na Laguna não se pode discordar, criticar ou solicitar ajuda e mostrar os problemas da cidade. Te mandam embora! E utilizando-se da caneta e de bocas alugadas que deveriam primar pela liberdade de opinião e expressão. Há gente que se presta pra tudo. Comenta que determinados profissionais de imprensa enchem as burras de dinheiro, de publicidade recebida durante muitos anos. Faturam altos patrocínios dobrando a espinha, puxando o saco dos poderosos, babando elogios pra quem não merece, rastejando a bunda no lodo. Fazem há anos um jornalismo servil, não em benefício do povo, mas em prol tão somente de seus bolsos, de seus interesses. E ficam escrevendo e dizendo besteiras”.  Excelente comentário. Aqui em Tubarão também tem muitos. Levam apelido até do sobrenome dos políticos que puxam saco e não passam de bocas “arrendadas”.

 

Alexandre Martins

A Fundação da Unisul-Faepesul, recebeu avaliação positiva dos auditores da Valério Matos. Segundo Alexandre,  novos modelos de gestão serão iniciados com a Direção.

O Professor Carlos Nogueira de Sá que esteve em Porto Alegre esta semana. segue reinventando conceito de responsabilidade social e agora visualiza a construção da nova sede Faepesul. Para Xande, a Faepesul está construindo um modelo de gestão independente financeiramente da Unisul. Vai torná-la sustentável. 

 

Evandro Almeida

Conheço o Evandro Almeida e o Pepê Collaço quando eles tinham pouco mais de 12 anos de idade. E torço pelo sucesso de ambos. Ainda aposto que um dos dois, quiçá ambos, são jovens, poderão um dia ser prefeito de nossa cidade.  Por telefone e a propósito de nota publicada na coluna semana passada, Evandro nos disse que apenas brincou com o vereador Brunato sobre a janta promovida, pelo Dura e nada mais. Disse que é amigo de ambos e que alguém talvez por pura maldade, distorceu na mídia. Assunto esclarecido, assunto superado.

 

A boca é boa

Li no blog do amigo Valmir Guedes que “Três chapas disputam as eleições à presidência da Colônia de Pescadores da Laguna. Radialista João Batista Barreiros em seu concorrido programa diz que é porque a coisa é boa. Deve ser mesmo. Alguém já viu três chapas para o Asilo? Para a APAE? Para as eleições da Rede Feminina de Combate ao Câncer? Para a presidência da Caixa de Socorro aos Tuberculosos? Ninguém quer, por que será né?”.

 

Greve em Tb

A cidade de Criciúma possui 17 mil alunos na rede municipal de Ensino e o quadro do magistério é formado por 1500 professores. Em Tubarão são 5600 alunos para 734 professores. Nem mesmo a melhor explicação pode me convencer de algo está errado. Já não se trata de esclarecimentos por parte de quem de direito, a Secretaria Municipal de Educação. É um caso patente de ação e investigação por parte do Ministério Público.

 

Democratas I

Ex-deputado Paulo Golveia da Costa foi incumbido de percorrer o estado, visando não deixar o DEM morrer. Em visita a Criciúma no meio da semana, disse que os Democratas seguem fortalecidos. “Muitos que saíram, mas estão voltando”. Assegurou que o estrago maior foi em Santa Catarina, porque os deputados, por verbas e favores vão seguir o chefe Colombo. 

 

Democratas II

Em Tubarão? Dalton, Jairo, Léo, Com, aquela turminha que brigou com o Dr. GERRRAAAAALLDO/Rodrigo, vão virar cordeirinhos dos novos manda-chuvas? Voltarão à condição de garçons?

 

Vera Stüpp

A Gladys sempre teve um carinho pela Vera. Uma pessoa simpática, sem maldades aparentes, assim é a ex-primeira dama de Tubarão, nossa atual  Secretária de Assistência Social, Vera Stüpp. Na quinta-feira (16), ela comemorou seu aniversário na Sorgitu, do jeito que ela mais gosta, cercada de vários grupos de mulheres e idosos. Como presente ela pediu e foi atendida. Recebeu presentes para doar a entidades assistenciais. Sorte, Verinha! 

 

Improbidade

Está concluso para despacho do Juiz da Comarca de Orleans o processo nº 044.10.001483-0 (0001483-41.2010.8.24.0044), referente a ação civil pública impetrada pelo Ministério Público de Santa Catarina contra o prefeito Jacinto Redivo, o “Tinto”. Ele está sendo acusado de improbidade administrativa o que pode resultar em seu afastamento do cargo se aceito as acusações do MP.

 

Gratidão

“Agradecer é admitir que houve um momento em que se precisou de alguém; é reconhecer que o homem jamais poderá lograr para si o dom de ser autossuficiente. Ninguém e nada cresce sozinho, sempre é preciso um olhar de apoio, uma palavra de incentivo, um gesto de compreensão, uma atitude de amor. A vocês que compartilharam com os meus ideais, dedico mais esta conquista, familiares, pacientes, professores, colegas, com a mais profunda gratidão e respeito. Com amor, Janira.

Psicologia 2006. Obrigado Salmon e Gladys”. Janira Lima Barbosa apresentou seu TCC na última quarta-feira (15) e obteve nota máxima.

 

Dr. Irmoto

Lenda viva da política de Tubarão, Dr. Irmoto estaria enojado e propenso a largar de vez a militância. Ele não gostou nada da debandada dos atuais companheiros sem que se esgotassem as conversações. Poderá retornar ao PP onde tem amigos, para fechar sua brilhante carreira política. Históricos do Partido Progressista aguardam ansiosos o seu retorno e até preparam uma homenagem ao alemão.  

 

Jairo Cascaes

Vereador Jairo dos Passos Cascaes e outras lideranças podem permanecer no DEM. Apelo neste sentido partiu do ex-deputado Federal Paulo Golveia. Jairo Cascaes até balançou, garante uma fonte. Ainda sobre eleições municipais, tem gente apostando o surgimento de um bloco forte entre, Democratas com Jairo Cascaes na liderança, o PDT com Edson Firmino e Flávio Alves e Eraldo pelo PPS. Eles apostam que juntos poderão fazer até quatro vereadores,  já que deve aumentar a representatividade na casa do povo ano que vem.

 

—————

Voltar