18out14 - Comunidade (por Munir Soares)

17/10/2014 15:03
GRANA NO PORTA-MALAS
Coisa que raramente acontece é um político eleger-se sem dinheiro. As notícias estão em todos os jornais, as empreiteiras são tradicionalmente os maiores contribuintes das milionárias campanhas eleitorais. Dizem, pelas esquinas da santa terrinha, que um candidato a vereador chega a investir valores superiores a duzentos mil reais. Como ninguém está aí, para jogar dinheiro fora, estariam plantando para colher o quê? Alicerçar sua carreira política ou se locupletar com o dinheiro público? Eis a questão. 
Os investimentos eleitoreiros já produziram algumas situações hilárias na vida política da Laguna. Antigamente, os eleitores pediam carradas de barro, latas de tintas, dentaduras, e até alguns procedimentos cirúrgicos. Distribuição de camisetas para times de futebol era mais para manter a tradição, pois todos sabiam que clubes de futebol não garantiam votos para ninguém. As “cestas básicas” continuam sendo bem aceitas no mercado eleitoreiro. 
Desde o final da década de 40 até a Revolução de 64, PSD e UDN disputavam a hegemonia da política lagunense. Época em que a maior parcela do eleitorado do interior do nosso município seguia a orientação dos grandes cabos eleitorais, do PSD, Partido Social Democrático. Eleição para prefeito municipal. Localidade do distrito do Ribeirão estaria com problemas na geração de energia elétrica. Zona eleitoral do PSD. Numa tentativa de minar um reduto pessedista, um líder da UDN, atendendo reivindicação da comunidade enviou para o local, um gerador novo. Apurados os votos. Vitória esmagadora do PSD. Em represália, os udenistas mandaram buscar o gerador. 
Na Passagem da Barra, um time de futebol ganhou um alambrado para seu campo, em troca de algumas dezenas de votos, para uma candidata a vereadora. Votação foi decepcionante. Cartão vermelho para o time todo. O alambrado foi retirado dias depois da apuração. 
Enquanto ainda se discute sobre o financiamento público de campanha, um nosso amigo, em campanha, já sem dinheiro, apelava para a iniciativa “privada”. O eleitor queria um vaso sanitário. Um doador ofereceu o tal bacio com a seguinte condição: o candidato teria que levar nas costas.
___ Final de campanha, eleição para vereador, nenhum voto pode ser descartado. E, lá foi ele, em sua peregrinação cívica, sujeito à gozação dos transeuntes. No trajeto, morro acima, mais de uma vez ele usou o bacio, para descansar. Os votos recebidos compensaram o sacrifício.
 
 
 
Eleição de 2.014
José Paulo Rabelo, ex-presidente da Câmara Municipal de Laguna garimpava votos para uma candidata à Assembleia Legislativa.
___ Dizem que o Paulinho é o “homem da mala”. Guarda a grana no porta-malas do carro.
___ Tens certeza?
___ Absoluta, ouvi quando ele falou ao Nelson Mattos que a “gaita” estava lá. 
No dia das eleições, Paulinho estacionou seu veículo no pátio, atrás de um posto de gasolina. Foi, imediatamente, rodeado por uma dezena de eleitores.
___ Cadê a gaita?
Paulinho com a fleuma de um integrante da Câmara dos Lordes dirigiu-se ao carro, e abriu o porta-malas. De lá trouxe uma enorme sacola preta.
___ O Paulinho iria comprar votos, em plena luz do dia, e às portas de uma secção eleitoral? Ele não sabia que estava cometendo um crime?
Fazendo pose de Pedro Raimundo, ele saca sua sanfona de sete baixos. Um lindo acordeom com teclado de marfim, dizendo:
___ Caros amigos, aqui tem “gaita” pra todo mundo...
Paulinho perdeu alguns votinhos, mas conquistou muitos fãs. Como cabo eleitoral, o homem é um “artista”...
 
 
 
 
PAPO DE ESQUINA - ATAQUE AÉREO 
Não satisfeita em esburacar toda a cidade, a “toupeira” Confer começa a atacar por via aérea. Uma caçamba rebocando uma retroescavadeira derrubou o semáforo da avenida João Pinho, na praia do Mar-Grosso.
 
 
 
FISCALIZAÇÃO
Prefeito quer empresa para fiscalizar obras da avenida Marronzinho. Custo R$ 150.000,00. Câmara rejeitou projeto. Tenho certeza de que os senhores edis teriam aprovado a proposição do Executivo se a tal empresa de Consultoria também se responsabilizasse pela fiscalização das obras da CONFER. 
 
 
 
ABANDONO
Lama, poeira, buracos, retrato de uma cidade à mercê de uma empresa que usa e abusa da paciência da população. Centro histórico, Paixão (trecho entre o Cine Mussi e o Colégio Stella Maris), rua São Joaquim (desde o supermercado Tiele até os Molhes da Barra) vão continuar nesse caos, durante todo o verão?
 
 
 
POR FALAR EM BURACOS...
A Travessa Luiz Nery, centro da cidade, onde fica o Centro Espírita, o cemitério da Irmandade e algumas dezenas de residências é a mais esburacada da cidade (sem a participação da Confer). Haroldo Prates e Hilário Pereira (moradores) fizeram um mapa com a localização da buraqueira e o distribuíram à vizinhança. Para melhorar a sinalização noturna Haroldo pretende, futuramente, colocar uma pomboca acesa, em cada buraco.
 
 
 
SINAL AMARELO
Fontes não oficiais nos dão conta, de que no mês de setembro, o prefeito teria tido dificuldades para honrar os compromissos com o funcionalismo municipal. Disseram-me, que a Administração Municipal “fez um vale” com o Consórcio que constrói a Ponte Anita Garibaldi. Pediu um adiantamento por conta dos impostos vincendos. Deus queira que tudo não passe de intriga da oposição, isto é, mero boato... 
 
 
 
ALÔ MEMÓRIA
Responda sem pestanejar:
___ Nome dos 7 anões?
___ Quais são as cores do arco-íris?
___ Cite os nomes dos Reis Magos.
___ Quem sabe, de cor e salteado, nomes dos Secretários da Administração Everaldo dos Santos?
 
 
 
MUDANÇAS NA CÂMARA - O mistério continua
Por que o vereador Thiago Duarte (PMDB), amigo do prefeito teria se bandeado para os lados do presidente da Câmara, Roberto Alves? Comenta-se que, no cerne da questão, estaria a nomeação do ex-vereador Cará para uma das secretarias municipais. Cará é adversário político do Thiago e disputam o mesmo colégio eleitoral.
 
 
 
Reviravolta 
Thiago pede licença da Câmara. Prefeito saca Felipe Remor da Secretaria da Saúde e o coloca na Câmara, conquistando maioria na Casa do Povo. Em outras ocasiões, como por exemplo, quando o vereador Orlando Rodrigues ocupava a Secretaria de Obras quem o substituía na Câmara era o segundo suplente Irã Ramos (PMDB). Por que, desta vez, o prefeito resolveu tirar Felipe Remor da Pasta da Saúde, posto que ocupa desde o começo do mandato? Tirem as suas conclusões...
 
 
 
AGRADECIMENTO 
Gean Loureiro, deputado eleito, esteve na residência do Nelson Mattos para agradecer e se confraternizar com os amigos que batalharam por sua candidatura. Lá estavam, também, Cadorin e Ivete, vereador Patrick e sua mãe, ex-vereadora Nega, Edésio, vereador Macho, prefeito Everaldo. Um atento observador notou, que o relacionamento entre Everaldo e o ex-prefeito Cadorin é, apenas, formal. O mesmo se podia dizer do clima frio entre o vereador Macho (PMDB) e o prefeito Everaldo, também pudera, o prefeito demitiu a mãe do Macho da Secretaria de Assistência Social, colocando em seu lugar, o filho do vereador Vilsinho (PSDB). Isto é o que eles dizem, e eu não afirmo...
 
 
 
O SUSPEITO
Outubro de atentados na santa terrinha. Veículos incendiados na Barranceira, Lagamar, Magalhães. Fogo na sede recreativa da Policia Militar e no laboratório de Análises, anexo a Clinica Laguna, centro histórico.
 
 
 
PATERNIDADE 
Chede (Dae), afirma que no caso do fogo no laboratório, o suspeito é o Edésio. Tudo para impedir a divulgação de um Teste de DNA. Será?
 

—————

Voltar