19jul14 - Pessoas (por Gladys Helena)

18/07/2014 15:53
Rede social
Nunca se viu tanto “selfies” nas redes sociais como agora. Principalmente de candidatos em plena campanha eleitoral. Eles que antes se sujeitavam a abraços e tapinhas nas costas com eleitores, carreteiro, muito cafezinho, cachaça e até criancinhas no colo, peregrinando de casa em casa, com a internet tudo ficou mais fácil. Com a modernidade, posar para “selfies” virou a nova obrigação de político.
 
 
 
Carta para Jane
No facebook da primeira dama de Tubarão, Jane Falchetti foi postado o seguinte comentário: “Sou agente de saúde no bairro Santo Antônio de Pádua, a nossa comunidade é grande, com muitas pessoas na terceira idade e vejo que precisamos em Tubarão é uma casa para que as pessoas idosas possam ficar durante o dia, e nos finais de semana. Muitas pessoas não têm condições de pagar um cuidador e se tivesse uma casa para idoso com algumas atividades seria ideal. As famílias poderiam contribuir financeiramente, pois uma cuidadora cobra em media 170 ou 200 reais por final de semana. Já temos um creche particular que funciona 24h, então porque não lutarmos para ter uma casa para idosos?” 
 
 
 
Quadra da Pindotiba
Vereador Antônio Dias André de Orleans não se cansa de pedir uma revitalização na quadra de esporte da Pindotiba. Ajuda prefeito Marco! 
 
 
 
Café amargo
O tratamento dentário dos senadores, ex-senadores e familiares é custeado pelo massacrado contribuinte brasileiro. Tudo isso graças a "são" Sarney, quando presidiu o Senado em 2005. E o seu dentista e de sua família, caro leitor, quem paga?
 
 
 
Sem dimdim I
Na Câmara de Orleans o projeto de lei do executivo, aprovado pelos vereadores no dia 10 de dezembro de 2013, que criava gratificação em produtividade aos fiscais sanitários do município, foi revogado e retornou a Casa das Leis porque o executivo não teve condições de dar o aumento. 
 
 
 
Sem dimdim II
Vereador Vá na tribuna puxou a orelha do prefeito. “O prefeito tem que estudar melhor quando manda um projeto de lei para câmara. Analisa, chama a sua assessoria e discute. Se a assessoria não está dando a informação correta, ele (prefeito) tem que ir atrás. 
 
 
 
Saiu
O Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Laguna (licenciado por motivos de saúde) e membro da Comissão Executiva do PSDB lagunense, Nazil Bento Junior, pediu o seu desligamento do Partido Tucano. Alega ter dificuldades para justificar ao eleitorado a posição do Partido, já que este, até a presente data participa do Governo. Outra alegação para o ato de desfiliação é a quantidade de obras e serviços realizados pelo Governo do Estado na sua região de abrangência. Argumenta coerência na decisão tomada.
 
 
 
A escolha de Olávio
Situação desconfortável para o prefeito de Tubarão. Quem Olávio apoiará? O vereador Matusalém dos Santos é o candidato representante do PT, na vaga da Alesc. E o filho do prefeito, Rodrigo Falchetti, também é candidato a Deputado Estadual pelo Partido Verde (PV). Em qual palanque Olávio Falchetti subirá para pedir votos? Do filho, ou do seu líder de governo? Façam suas apostas...
 
 
 
Másculo I
Pronto. Falei. Vereador João Tezza Francisco, conhecido por seu jeito, foi muito “macho” ao ser o único edil a rejeitar um projeto que beneficiava as entidades sociais, do prefeito Marco, do seu partido. “Está todo mundo mordendo e assoprando, eu não mordo e não assopro. Vou votar contra esse projeto”, falou o decidido Dão.
 
 
 
Másculo II
Seu colega Mário Coan (PSDB) até que tentou amenizar a situação. “Vou te dizer o seguinte Dão, a gente precisa ser proativo, resolver as coisas antes, pediria para vossa excelência, até para não se queimar, neste momento, aprovar esse projeto, pois ele tem bem mais argumentos favoráveis do que não favoráveis”, solicitou o tucano.
 
 
 
Másculo III
E segue Coan. “Nós estamos correndo contra o tempo e as entidades também. Se ficarem na mão, vão estar numa saia justa, isso Dão que infelizmente ou felizmente, sou teu amigo para dizer isso e adversário político para dizer também, eu acho que vossa excelência deve votar favoravelmente. Nós estamos reativos aqui e nessa hora a gente tem que ser inteligente politicamente. Dão, vamos votar a favor porque, infelizmente embora umas coisas mais justas e outras menos justas, a maioria é justa, por isso que eu pediria a vossa excelência que volte atrás, é uma atitude bonita, vota desta feita e vamos discutir as coisas maiores daqui para frente”, pediu Mário. Mas, não teve jeito o projeto foi aprovado por 10 vereadores com um voto contrário, o do Dão.
 
 
 
Boêmios
Na madrugada do último sábado (12) a uma e meia da manhã, cavalos passeavam tranquilamente em frente ao Farol Shopping. Alguém que passou pela avenida ligou para Polícia Militar, que mandou ligar para Polícia Ambiental, que pediu para ligar para a polícia militar e nada ficou resolvido. Os cavalos continuaram fazendo festa por lá.  
 
 
Chachá
Até que enfim, Richard Calil Bulos, grande artista plástica de Laguna, autodidata, receberá homenagem na Semana Cultural. Deve estar fazendo festa lá no céu, junto com a sua Tetê, se bem que Chachá era avesso a tributo.
 
 
 
Procura-se algo para elogiar
Dizem que quem procura, acha. O Neno da Farmácia não está conseguindo achar nada para elogiar a administração petista. Vanor Rosa reclamou na tribuna popular. “Eu até queria elogiar, mas sinceramente nesse governo o que eu tenho para elogiar? Requerimentos mal respondidos, falta de medicamentos, falta de gerência, de pessoas responsáveis, faltam bons fiscalizadores”, ressaltou. 
 
 
 
Falta de comando
Ainda Vanor: “O prefeito está sendo um fantoche, ele não está dando ordens. Ou melhor, ele dá a ordem, mas parece que as pessoas não cumprem. Eu fico preocupado com isso. A gente só vai ver essa prefeitura funcionar no momento que o prefeito Olávio sentar na cadeira e dizer, eu sou o prefeito, eu estou mandando aqui, e vocês vão ter que me obedecer”. Já passou da hora do prefeito socar a mesa.
 
 
 
Falta de comando II
Evandro Almeida também teceu seus comentários na tribuna sobre o assunto. “Realmente muitas pessoas falam que hoje o nosso prefeito está lá como fantoche, todos mandam, todos falam como tem que ser. E quando ele resolve mandar, ninguém obedece”. 
 
 
 
Sobrando
Olha ai Dão... Enquanto o vereador de Orleans reclama dos 8 mil para Associação dos Motociclistas Lobos da Colina, na cidade Juliana 50 mil reais foram para o Moto Laguna de inverno, via Fundo Municipal de Turismo, através do Convênio 024/2014. 
 
 
 
Veículo automotor
Circulam nas ruas do Brasil nove dos dez modelos de carros mais vendidos do mundo. Ocupamos o 4º lugar no ranking mundial de vendas de automóveis, com possibilidade de ultrapassar o Japão (3º colocado) em 2018. O Brasil possui 31 fábricas de carros, de 20 marcas diferentes. Realmente, é muito carro desfilando nas ruas.
 
 
 
Vá com Deus
Acho que já não tenho mais saúde para receber notícias tristes. Na quinta-feira (17) foi encontrado sem vida em seu apartamento na Laguna, o historiador Jucely Lottin aos 79 anos de idade. Por uns minutos morri junto com ele. Acredito que nem ele sabia o quanto gostava dele. Um escritor com texto primoroso. Humor refinado. Sempre bem informado. Conversamos muito no restaurante Florenza em Laguna, sobre Orleans. Trocava muitos emails e comentários no facebook com o Salmon. Uma perda significativa para o sul do estado. Impossível não gostar dele. Alma leve, figura agradável, gentil e cativante. Sua morte merece não só registro na mídia, mas as homenagens dos poderes públicos constituidos.
 

—————

Voltar