19maio12 - Comunidade (por Munir Soares)

18/05/2012 18:50

 

A INVASÃO
O primeiro contato com o alienígeno teria acontecido em São Paulo, em 1891. Graças ao prestigio de um jovem, recém descido do céu, o primeiro ET que chegou ao Brasil, foi recebido com desconfianças, mas sem represálias. Quem imaginaria que aquela criatura estranha, metálica, faria parte de um plano de dominação do nosso planeta. Utilizando a base de São Paulo como centro de operações, os novos alienígenas vão ocupando seus espaços, a começar pelas grandes cidades. Estão em toda parte, nas ruas e parques, nas escolas e nas fábricas. Nas residências conquistaram lugar de destaque, recebidos como membros da família. Ganharam até área própria para morar. Já não os vemos como invasores, pois alguns de seus descendentes nasceram em nosso país. Conquistaram a cidadania, inclusive o direito de ir e vir. Pagam impostos e taxas. Está tudo dominado!
Aqui, na santa terrinha, os ETs foram chegando, devagar, de mansinho, uma ocupação lenta, porém, progressiva, cautelosa. Nas últimas décadas, deixaram a cautela de lado e, além de conquistarem o coração dos lagunenses, ganharam “status” de reis da cidade, inclusive, dificultando aos cidadãos nativos o uso de alguns de seus direitos fundamentais. Atualmente, esses ETs são donos das ruas, com prioridade sobre os demais habitantes, que se quiserem atravessar as vias públicas, com segurança, terão que utilizar uma estreita faixa de pedestres, sujeitas a atropelamentos.
Com certeza, os leitores já perceberam que estou falando da invasão dos automóveis, iniciada quando Santos Dumont importou o seu Peugeot, em 1891. Esses ETs tinham nomes estranhos (Mercury, Ford, GM, Vemag, Chrysler, Jeep Citroen) e até roncavam no idioma materno. Tudo era importado, coisa de outro mundo. Com os produtos oriundos da China, Coréia e Japão engrossou a população dos ETs de olhos puxados.
A ditadura dos ETs motorizados começa a sofrer alguns revezes, frutos de seu crescimento desordenado. É comum vê-los, rodando pela cidade, em busca de vagas para estacionar. O feitiço virou contra o feiticeiro. Qualquer estudo sobre mobilidade urbana não pode, somente, levar em consideração as necessidades dos pedestres, sob pena de entisicar uma revolta dos ETs, aliás, a violência no trânsito deve ser um sintoma grave, dessa briga, por espaço.
 
MÃO BOBA
Os entendidos em churrasco garantem que a melhor carne para o espeto dominical, é aquela adquirida nos açougues do nosso Mercado Público. Naquele sábado, Alvinho comprou 8 quilos de contrafilé, e o Dr.Lúcio, 4 quilos. As mercadorias ficaram sobre o balcão do Açougue do Nelson, enquanto o papo girou sobre pescaria. Como sempre, num papo de pescador, ninguém sabe onde começa a verdade, ou termina a mentira.
Ao despedir-se, o Doutor Lúcio, por engano, levou os 8 quilos de carne, do Alvinho. Trocou de pacote. Distração.
___ Pode ser um caso típico de “mão boba,” diagnosticou alguém.
___ Pena, que ele não tenha passado a “mão boba” na minha rabada, e deixado a picanha dele, lamentou o “Nem” Chede.
Não sei se a história terminou em churrascada, ou peixada. Aliás, dizem, que a especialidade gastronômica do Alvinho Sebolt, agora, é “Garoupa oca, recheada”. A jovem garoupa, sem a pele, é limpa pela boca, e recheada com camarões e muito tempero. O peixe, lanhado e temperado, é levado ao forno até dourar. Dizem que é uma delícia. Se eu te pego...
 
COISAS DA TERRINHA
 
DUPLA SERTANEJA SEXAGENÁRIA
A Rádio Difusora da Laguna e o radialista Batista Cruz gostam de distribuir prêmios aos ouvintes, em determinadas datas festivas. O dia das mães não fugiu a regra. Dia 26 de julho é o Dia dos avós. Batista, que tal promover concurso para escolha de uma Dupla Sertaneja Sexagenária. Avôs, avós ou bisavós com mais de 60 anos formariam a dupla (não precisa ser o cônjuge) que cantaria, diante do Cleber Rosembrock, um trecho de música caipira. Tudo em disputa do troféu: Captopril e Isossorbida. Vou ensaiar “luar do sertão”.
 
NA CÂMARA
 
ENTUPIU
Vereador Cleosmar Fernandes entrou com projeto de lei, outorgando Título de cidadão lagunense a um conhecido e reconhecido empresário do ramo de transportes marítimos. Edil Orlando Rodrigues pediu vistas. Estaria querendo emBALSAmar o projeto? Cleosmar contra-atacou e também pediu vistas de dois projetos similares, apresentados pelo vereador Eraldo da Farmácia. Entupiu tudo.
Eraldo quer o título de cidadania lagunense a dois pastores. Com certeza, homens deVotos...
 
DEMORA
Presidente Everaldo dos Santos, em plenário, critica prefeito Célio Antônio pela demora em iniciar recuperação da av. Calistrato Muller Salles (entrada da cidade) Segundo ele, dinheiro estaria dormindo no banco. Jéferson Crippa, assessor do prefeito Célio, contesta a afirmação que considera irresponsável. Processo licitatório da obra, já deflagrado, teria sido contestado na Justiça. Quem está jogando pra torcida?
 
BUDUM 
O Monumento ao Trabalhador. Popular “estátua”, no Magalhães, continua precisando de um bom banho. As pedras estão encardidas.
 
EDUCAÇÃO
Dizem que vão inaugurar, no município de Pescaria Brava, a primeira escola, totalmente, climatizada da região. Tomara que a merenda seja servida bem quentinha.
 
PAEJA 
Amanhã é dia de Paeja no Centro Comunitário da Capela de São Judas Tadeu, na Barbacena. Toda a renda em benefício da construção da Creche, que está sendo erguida no chamado Loteamento dos Sem Terra daquela localidade. A Turma da Irmã Maria pede e agradece a sua presença.
 
POLÍTICA
 
CLIMA MORNO
Muita movimentação partidária no município de Pescaria Brava. Em Laguna, no final de semana, somente o Democratas botou o bloco na rua, distribuindo rosas às mães, e abrindo campanha de filiações.
 
PASSANDO DOS LIMITES
Na localidade de Itapirubá a linha divisória entre os municípios de Laguna/Imbituba, sempre foi motivo de pendengas judiciais. Final do mês passado, a justiça reconhece fronteira reclamada por Laguna. Recuperamos alguns hectares na beira da BR 101 e uma comunidade que muita espera do nosso poder público.
Poucos sabem qual foi o papel do Edésio Joaquim nesse episódio. Atuação digna dos aplausos do diplomata Barão do Rio Branco. De tanto visitar a filha, residente em Itapirubá, Edésio teria iniciado namoro com uma garota, que morava na divisa dos municípios. Às vezes, segundo o Chede, quando Edésio em seus arroubos de machão, avançava o sinal, a moça o empurrava, avisando:
___ Já estás passando dos limites
Não desejando criar nenhum incidente diplomático, Edésio mexeu com os pauzinhos. Teria conversado com os prefeitos Célio Antônio e Beto do Levi, prefeitos de Laguna e Imbituba, respectivamente. O amor venceu. A fronteira ficou aberta, até a decisão da Justiça.
 
 
DEFESO
Delegação da Laguna esteve em Brasília, tentando antecipar a data da abertura da pesca da tainha. Somente aos pescadores artesanais. Conseguiram. Retornaram com a Portaria em mãos. Já, na terrinha, perceberam o engano. Autorização era para embarcações movidas a remos. Coisa do tempo da baleeira, que caçou a baleia Mobi Dick.
Podia ser pior, imaginem a gozação, se a portaria viesse nos seguintes termos: 
Portaria Ministerial.
Art.1º Autorizada pesca da tainha corseira, pelos pescadores artesanais, a partir do dia 1º de maio.
Parágrafo único
Pesca da tainha Ovada continua proibida.
 

—————

Voltar