19mar11 - Comunidade (por Munir Soares)

18/03/2011 16:29

 

A SIMPATIA
Segundo a Organização Mundial da Saúde -OMS-, o alcoolismo é uma doença que acomete de 10% a 12% dos brasileiros, que vivem nas 107 maiores cidades brasileiras. A incidência é maior entre os homens, principalmente, nos jovens de 18 a 29 anos. O álcool é responsável por mais de 60% dos acidentes de trânsito, 70% deles, com mortes violentas. O alcoolismo é uma chaga social. O bêbado que chega em casa, “comido”, bate na mulher, quebra tudo dentro de casa, agride os filhos. Destrói a família. Perde o respeito dos amigos, afoga sua própria dignidade e passa a viver em contínuas ressacas. Infelizmente, o alcoólatra só pode ser tratado, quando se convence de que é um doente. O “AA” (Alcoólatras Anônimos) continua sendo uma Porta de Esperança.
“Anhanguera” era um desses cachaceiros, cujo bafo era capaz de botar fogo nos rios, incendiar mares, assim como seu homônimo, Bartolomeu Bueno da Silva, apelidado de Anhanguera pelos índios da nação tupi-guarani. Nosso Anhanguera sempre fora um pau d’àgua comedido, porém, nos últimos meses andava botando caninha pelo ladrão. Chegou ao cúmulo de enxertar cana no pé de limão, com intuito de “colher” caipirinha. A família preocupava-se. Era preciso dar um basta naquilo. Foi aí, que o Tião faleceu. O velho companheiro de lisos e traçados marcara encontro, na adega do Capeta. Solidário, Anhanguera estava lá, prestigiando a cerimônia de encomendação do corpo (só do corpo, porque a alma...). Em dado momento, sua mãe, com o semblante místico, lembrando uma sacerdotisa, aproxima-se do caixão, ajoelha-se, reza e depois de aspergir água benta por todo o recinto, deposita entre as pernas do defunto um garrafão de 5 litros de aguardente. Único remédio de livrar o Anhanguera da “mardita”!
Era uma simpatia, com 95% de possibilidade de êxito. Enterrar junto com o falecido um garrafão de cachaça e rezar Pai-nosso e Ave Maria durante um mês, com bastante fé, afasta até gambá das proximidades do alambique, diziam.
E, o milagre parece que aconteceu. Anhanguera mudou de vida, radicalmente. Evitava botecos e antigos companheiros. Passava horas e horas no quarto, rabiscando, às voltas com cálculos, réguas e compassos. Saia à noite, retornando cansado, duas horas depois, como se tivesse feito longas caminhadas. Certa manhã, ele acorda com uma bússola, e um brilho novo no olhar. Sua mãe, contente, carrega mais na oração. Uma lambugem para reforçar a “simpatia”. Depois daquele dia, Anhanguera sumiu. Escafedeu-se. Ninguém o encontrara em lugar nenhum, nem nos bares. Foram cinco dias de angústia, e o desespero aumentou, quando a notícia chegou:
___ Anhanguera foi encontrado no cemitério!
___ Morto?
___ Não, bêbado!
Após meses de buscas ele, finalmente, encontrara a sepultura do amigo Tião, enterrado em cova rasa. Dentro dela, o tesouro, o garrafão de cachaça envelhecida em tonel de carvalho. Intacto.
ESCLARECIMENTO POPULAR: A “Simpatia” só produz efeito, se o simpatizante não tomar conhecimento dos fatos. No caso em questão, o Anhanguera tomou conhecimento, e a cachaça.

NOTÍCIAS DA TERRINHA

SEM FRESCURA NA CÂMARA
Split de 18.000 Btus, adquirido antes da posse do atual presidente, teria sido superfaturado. Preço acima dos praticados pelo mercado. Presidente atual, Everaldo dos Santos teria devolvido o aparelho de ar condicionado, e instaurado sindicância. O tempo esquentou na Câmara Municipal de Laguna. De novo?

CALÇA DE JECA
A rua prefeito Guimarães Cabral, toda recortada, ficou com tanto remendo, que parece calça de jeca de festa junina.

DICAS
Tomaria a liberdade de sugerir aos senhores vereadores, que discutam sobre os seguintes temas:
___ Projeto de macrodrenagem do Rio Tubarão. Vai ser executado, em breve. Uma vitória da prefeitura, e um presente para a comunidade tubaronense, que se prepara para evitar tragédias como a de 1974.
A vazão do Rio caiu de 2.100 metros cúbicos para 1.400. O assunto interessa, e muito, ao nosso município.
___ 2º Tema. Emancipação de Pescaria Brava, Obter do TRE-SC informações oficiais sobre o pleito naquele município.

NOSSOS DIREITOS
Ninguém consegue fazer omelete sem quebrar os ovos. Quase toda obra pública, sempre ocasiona alguns contratempos, na vida dos munícipes. O ideal é que interfira na vida dos habitantes, o mínimo possível. Eu, por exemplo, estou sem poder tirar o carro da garagem, desde o dia 9 de março, quarta-feira de Cinzas. Pelo andar da carruagem, ficarei “detido” até o dia 17 de março, se não chover. Em minha opinião, cada obra executada, por terceiros, deveria ser acompanhada, de perto, in loco, por um engenheiro da Prefeitura. Um fiscal em defesa do erário público e dos direitos dos moradores.

CHIPS-CARIDADE
A estudante aguardava o ônibus para a faculdade, quando uma mulher aproximou-se. Fisionomia de pessoa sofrida, voz fraca, olhar tristonho. Pediu ajuda, para suprir algumas de suas necessidades imediatas. A moça fez a caridade. Após receber o óbolo, a pedinte sacou um aparelhinho da sacola de pano.
___ É um celular indagou a estudante, perplexa.
___ É da minha irmã. Ela faz a contabilidade. Estou só informando a féria de hoje. Deus te pague! Sumiu na noite.

TURISMO RELIGIOSO
“PISCO”, folião do Bloco “Os Renegados”, motorista da 19ª SDR é, também, sacerdote-mor da Irmandade de Santo Onofre, padroeiro dos pinguços. Segundo “Pisco”, a intenção do Bolão Camilo, em cuja propriedade foi edificado o santuário, é incluir a festa no roteiro turístico-religioso de Santa Catarina. A homilia deste ano ficará a cargo de um desses padres-cantores da TV. Gente famosa. Até maio o contrato estaria assinado.
Na parte folclórica e profana, destaque para a caipira feita com gelo, limão e água benta.

AINDA O CARRO ALEGÓRICO DO “BRINCA”.
Diretor informou, que não houve erro de cálculo. A demolição da parede para passagem do carro, estava prevista. Uma porta maior estava programada para ser colocada logo após o carnaval.Portanto, a participação bruxólica do Batista Cruz estaria descartada.Será?

BATISTA ECOLÓGICO
Radialista informou que no seu quintal, tinha uma árvore. Nunca descobriu se era laranjeira ou limoeiro, pois ela nunca deu fruto. Este ano, no limiar de um novo outono, um casal de pássaros resolveu, ali, fazer seu ninho. O que será que a árvore, que nunca deu frutos vai oferecer ao Batista?
___ Uma pombinha juriti, ou uma rola?...


A falta de pipi-móvel dá nisso – Foto e legenda tirada do blog do Valmir Guedes - https://valmirguedes.blog.uol.com.br/.
PIPI (realmente) MÓVEL. Muita gente reclama que, apesar da colocação de pipi-móvel, os foliões continuam fazendo xixi no chão. Na realidade, o pipi-móvel, é imóvel. No próximo carnaval vai ser lançado o verdadeiro “pipi-móvel”. Dotado de rodinhas, o tal sanitário, atrelado às costas da pessoa que circulará pela avenida, levando o “alívio”, diretamente, aos necessitados. Através do “Disk-pipi” o cliente poderá solicitar a presença dos troninhos, masculino ou feminino. Serviço de Utilidade Pública executado pela iniciativa Privada.

CINZAS
Do carnaval que passou ficou a pergunta: Os desfiles do carnaval de praia devem ser transferidos para a orla da praia do Mar-Grosso? Qual a opinião dos membros da Associação de Hotéis, bares e similares daquele bairro?
___ O que pensam os diretores dos Blocos? Haverá alguma reunião para discutir o assunto?

QUARESMA
Alguns políticos da santa terrinha, após um longo jejum eleitoral, começam a ficar excitados, diante do pleito que se aproxima. Diversos ex-prefeitos estariam retirando do armário, os uniformes de candidatos.
___ Quem seriam eles? Nelsinho, Joãozinho, Cadorin, Zeno, Nazil, Mario José?
___ Qual o maior obstáculo?
___ Dinheiro. Quanto custará financiar uma campanha à prefeitura de Laguna? O apoio aos candidatos a vereador, também, tem um custo considerável.

ALELUIA
Prefeito Célio Antônio (PP) acredita na ressurreição. Com algumas obras emergenciais, reabilita sua imagem de administrador público, e parte para a campanha. Como tem a “máquina” da barrosa nas mãos, o seu candidato, ou candidata, já sai na dianteira.

MORRINHANDO
O caso das mudanças na 19 ª SDR já está fedendo.Gestação de égua. Secretário deve ser mesmo Francisco de Oliveira do DEM de Imbituba. Professor Sandro Cunha do PSDB local, deverá abiscoitar a Gerência de Educação. Radialista Barreiros continuará na Assessoria de Imprensa. Felipe pleiteia o cargo de Secretário Adjunto, mas tem o Caporal no seu pé. Secretaria, Planejamento, Saúde, Turismo são gerências muito disputadas pelos políticos.

—————

Voltar