19mar16 - Comunidade (por Munir Soares)

18/03/2016 08:48
EUREKA
O matemático Arquimedes andava encucado. Precisava achar a solução para um problema da Corte. Ordens do rei. Para refrescar a cuca o sábio resolveu tomar um banho. Com a banheira cheia, ao deitar-se nela, notou que boa parte da água escorreu para o chão. Aos gritos de EUREKA! EUREKA sai correndo, nu, pelas ruas de Siracusa. Acabava de descobrir que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço, ao mesmo tempo. Princípio, que aplicado ao caso do seu rei, resolveria o problema.
Em Laguna, por falta de Arquimedes no PMDB, o impasse continua. Dois corpos, Everaldo e Candemil, num desafio a Lei da Física, continuam querendo ocupar o mesmo lugar no espaço, isto é, ser o candidato do partido. Como no caso da banheira, alguém vai ter que escorrer pelas bordas. 
 
 
 
ATAQUE AÉREO
No meio da semana tivemos reunião do PMDB local. Presença de Everaldo e Candemil. No dia seguinte, sexta-feira, prefeito Everaldo, de bermuda e sandália de dedos, circulava pelas ruas da cidade. Parecia confiante. Havia algo de estranho no ar!
O helicóptero pousou no heliporto do Tourist Hotel. A bordo, senador e vice-presidente do PMDB estadual, Dário Berger e Valter Gallina, tesoureiro do partido. Foram recepcionados pelo prefeito Everaldo, deputado federal Edinho Bez e por lideranças do PMDB local e do PSDB, entre elas, ex-prefeito Nazil Bento, ex-vice-prefeito Dr. Zeno Alano Vieira e vereador Vilsinho Elias Vieira.
___ Qual o motivo daquela visita aerotransportada?
___ Hipotecar solidariedade à candidatura de Everaldo dos Santos?
___ Dr. Eduardo Pinho Moreira, vice-governador do estado, padrinho político de Candemil sabia do encontro no Tourist?
No mesmo dia, numa festa em hotel na localidade de Farol de Santa Marta Candemil marcou presença, na condição de pré-candidato à prefeitura de Laguna. Vereador Vilsinho (PSDB) amigo do prefeito Everaldo, também, estava lá, registrando tudo.
Na terça-feira (15), no Iate Clube importante encontro do PSDB estadual. Inúmeros comissionados da Prefeitura prestigiaram o evento. O PSDB não só apoia a candidatura de Everaldo como coloca a sigla à disposição do alcaide, caso ele resolva sair do PMDB.
No mesmo dia, após ser recebido por Eduardo Moreira, prefeito retornou, dizendo, que o doutor Eduardo ratificou sua posição de Pré-candidato pelo PMDB. Não teria dito que Everaldo seria o ÚNICO pré-candidato do PMDB lagunense.
O impasse continua. Everaldo e Candemil continuam assombrados pela banheira de Arquimedes. Um dos dois vai sumir pelo ralo...
 
 
 
NA MARCA DO PÊNALTI
DIA 02 de abril é o prazo fatal para o prefeito Everaldo dos Santos. Ou troca de partido, ou enfrenta Candemil na Convenção partidária, que deverá acontecer de 20 de julho a 05 de agosto.
 
 
 
DESENCOMPATIBILIZAÇÃO
Secretários municipais que desejam ser candidatos no dia 2 de outubro, terão que deixar seus cargos, até o dia 02 de junho. Quatro meses antes do pleito. O mesmo deve acontecer com Mauro Candemil, Chefe da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) ex-SDR.
 
 
 
COLIGAÇÃO
NA PROPORCIONAL (VEREADORES)
Pelo que entendi, não importa a quantidade de partidos coligados. O número de candidatos inscritos será, no máximo, O DOBRO DAS VAGAS. No caso de Laguna, 13 vereadores, a coligação registrará somente 26 candidatos. Desses 26 candidatos, 30% serão, obrigatoriamente, MULHERES.
 
 
 
O “ABC” DO AMOR
Nosso amigo Edésio não perde um encontro organizado pelos ex-alunos do CEAL. Chede (DAE) garante que ele reencontrou antiga namorada dos bancos de escola. Retornou do Farol de Santa Marta, cantarolando: “O “A” é uma letra/ que se escreve no ABC/ fulana você não sabe como eu gosto de você...”.
Edésio foi flagrado pelo Léo Felipe quando procurava na Biblioteca Pública um livro sobre os grandes amores da história. Queria saber tudo sobre: Tristão e Isolda, Paulo e Virgínia, Abelardo e Heloisa, Romeu e Julieta, Marília e Dirceu, Cleópatra e Marco Antônio. Parece que a coisa é séria.
 
 
 
EM PONTO DE BALA
O carro da Bia Barzan teria sido metralhado, enquanto estava estacionado defronte a casa. Ameaça, ou alguém testando arma nova? Nas redes sociais a Bia não tem papas na língua, consequentemente, pode ter colecionado alguns desafetos. Edésio Joaquim, amigo da Bia, pensa diferente.
___ Aquilo foi uma mensagem de algum apaixonado...
___ Uma paixão tão explosiva assim?
___ Uma forma de reconhecer que a Bia ainda está em “ponto de bala”, concluiu Edésio.
 
 
 
HISTÓRIA DE PIONEIROS
Brasília ainda era criança. A corrente migratória vinha de todos os quadrantes do Brasil. Era o sonho de fazer a vida no planalto central. Doutor Olavo Peressoni da Rosa, médico obstetra chegou com a missão de ajudar a povoar Brasília, literalmente. Montou sua própria clínica, e mãos à obra. “Deixai vir a mim as criancinhas”.
Em sua residência, também conhecida como “embaixada do Vasco”, os amigos, também pioneiros, reencontravam o aconchegante calor familiar. O casal Walmor e Ada de Luca participava daquelas alegres e festivas reuniões. Dona Ada, ainda candanga, de bota e espora, já discursava nos palanques, como candidata a vice-governadora de Brasília, pelo antigo MDB.
Era domingo de feijoada. Dona Maria Ignez, além de refinada anfitriã era, também, excelente cozinheira. Paulo José Pacheco funcionário do Banco do Brasil em Brasília, e esposa Amélia, estavam entre os convidados.
___ Doutor Olavo, contou-me o Paulo, distribuindo alegria aproximou-se de nosso grupo, com algumas calcinhas nas mãos. Cores e tamanhos diferentes.
___ Seria o doutor Olavo, o “Vando” daquela época?
___ São meus troféus, não como símbolos sexuais, mas como lembrança das crianças que eu trouxe ao mundo e das mulheres que me ajudaram a ganhar a vida. 
Naquele dia ele enfiou uma calcinha na cabeça, e elevou centenas de brindes às mulheres do Brasil.
Quando chegou o tempo de desmontar a barraca, e retornar a sua querida Laguna, ele o fez, com a consciência do dever cumprido, dizendo: PARTO SEM DOR! Já, na santa terrinha, ao lado de sua Maria Ignez, continuou recebendo amigos e parentes. Adora relembrar histórias da Laguna e de sua gente.
Mesmo agora, com mais de 80 anos, lutando contra o câncer, doutor Olavo consegue manter o bom humor. Está internado, há mais de quatro meses no hospital Socimed. Recebe o carinho diário, da esposa, filhas, netos, netas e genros.
Certa ocasião, no restaurante do Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, Dr. Olavo apresentou-se a uma pessoa que não o reconheceu.
___ Não te lembras, do Ginásio Lagunense, eu, o Olavinho...
O outro o examinou atentamente, colocou mais cabelo, substituiu o óculos, puxou pela memória e gritou, alegre:
___ É o Doutor Silvana! 
Acertou, era o apelido do doutor Olavo quando jovem. Dr. Silvana, o cientista, usava óculos e tinha o cabelo comprido era o vilão da história, inimigo do Capitão Marvel (HQ).
 
 
 
NOTINHAS SOLTAS
 
 
CANDIDATO
Alexandre (Perninha), funcionário da Pizzaria Chedão vai ser candidato a vereador pelo PSC. Já começou a campanha?
___ Dê uma mãozinha para o Perninha.
 
 
 
LULA-lá
Não MORO no sítio de Atibaia, não MORO no triplex do Guarujá e nem MORO em Curitiba. Agora minha casa, minha vida é o Palácio do Planalto, onde MORO.
 
 
 
LEGIÃO ESTRANGEIRA
A antiga Legião Estrangeira Francesa aceitava alistamento de foragidos da justiça. O Ministério da presidente Dilma será uma nova Legião Estrangeira, garantindo foro privilegiado a todos os investigados pela Lava-Jato? 
 
 
 
“NÃO QUERO CHORO NEM VELA”
Em 1975 dirigi-me à redação do jornal “Semanário de Notícias”, cujos proprietários eram Nazil Bento (pai) e Evilázio Silveira – Lazinho. Pedi um espaço para escrever. Lazinho concordou. Era só acertar os detalhes com o tipógrafo Luisão. Estou por aqui, até hoje. Difícil é ler no obituário da semana notícias sobre o falecimento do Dr. Evilázio Silveira – Lazinho – advogado, jornalista, radialista, vereador e incentivador da bocha em Laguna. A família cumpriu o rito funerário pedido por ele. Seu corpo foi cremado em Içara SC. Aos filhos e demais familiares, nossas condolências.
 

—————

Voltar