19nov11 - Comunidade (por Munir Soares)

18/11/2011 15:39

 

CADA ROCA COM SEU FUSO...
Em Portugal,quando se diz que o fulano é um gajo porreiro, significa que é um cara legal. Na padaria, se o freguês pede pão francês, leva Cacete. Retrete, não é banda na praça, é o vaso sanitário. Calcinha feminina é Cueca, nada sexi. Como dizem os argentinos, paletó é um saco. 
...Cada povo com seu uso.
Duas histórias, tendo como protagonistas, dois padres.Uma delas é real, outra, de ficção. O vigário, logo após assumir o comando da nova paróquia, tratou de convocar reunião com todas as lideranças pastorais. Ciente de sua missão de pastor precisava conhecer suas ovelhas, e dimensionar as necessidades e anseios de seu rebanho. Fez do confessionário, uma espécie de tribuna livre, onde os fiéis, além dos pecados, relatavam os problemas do cotidiano da cidade. Eram tantas as escorregadelas e os escorregões sofridos pelos paroquianos, que o sacerdote resolveu levar o assunto ao conhecimento do prefeito da cidade, e solicitar melhorias no calçamento das vias públicas. A integridade física das pessoas não poderia continuar sendo colocada em risco pela inoperância, ou descaso, de algum desalmado funcionário da prefeitura. O prefeito, calmo e bonachão, abriu um enorme sorriso. 
__ Padre, o senhor ainda não entendeu a alma do nosso povo, seu espírito alegre e satírico.
Escorregão é uma palavra usada com duplo sentido, que o povão utiliza para denunciar algum deslize conjugal. Caso típico de infidelidade, pecado contra a sagrada instituição do matrimônio. Fofoquinhas paroquiais. Nada tem a ver com ruas esburacadas.
__ Obrigado, senhor prefeito, porém, sinto-me no dever de informá-lo de que, somente numa semana, sua esposa já “escorregou” três vezes.
 
Caso 2
A praça da Matriz, atualmente bem cuidada e bem frequentada,pelo menos durante o dia, recebe, também, periodicamente, a visita de alguns desocupados,que acampam naquele logradouro municipal, sobrevivem  de esmolas e dormem nas escadarias do Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos. O padre, preocupado com a situação dos indigentes, acampados no jardim da praça, tratou de buscar ajuda que pudesse minimizar o infortúnio daquela gente. O sacerdote teria solicitado às Assistentes Sociais da municipalidade o encaminhamento daquelas criaturas, para uma “casa de repouso,” existente na entrada da cidade, com o sugestivo nome de “O Andarilho”, local onde com certeza, receberiam muito amor.
Dizem que as Assistentes Sociais teriam estranhado a solicitação do religioso. Ele, com certeza, desconhecia as finalidades terapêuticas das profissionais, que operam naquele estabelecimento. O tal “Andarilho” localizado nas proximidades do Posto do Binha, entrada da cidade de Laguna,  não é nenhuma posada para andarilhos, trata-se de uma boate, bem movimentada. Quem sabe o padre, numa atitude caridosa, quisesse oferecer um pouco de alegria àquelas pobres e desafortunadas criaturas. “Não só de pão vive o homem”. 
 
NO CAÍS DO PORTO
“Faça como o velho marinheiro que durante o nevoeiro, leva o barco devagar”. Tem coisa cheirando mal no porto pesqueiro de Laguna. Alguns dizem que é por causa do vazamento de gás de amônia, utilizado na formação do gelo, outros, no entanto, garantem que o que esta catingando é a relação do Sindicato com os Administradores do Porto. Azedo também estaria o relacionamento do administrador do Porto com seus companheiros de partido.
Walter Tavares, administrador do Porto é um petista, das antigas, do tempo em que o PT da terrinha, ainda engatinhava, eleitoralmente falando. Conquistou o cargo por sua fidelidade partidária mas,já estaria,segundo alguns, com prazo de validade vencido. Fritado. Com as barbas de molho.
O bem informado bloqueiro “Apimentado” noticiou que o Secretário Municipal José Paulo (Zezo), a primeira-dama Denise Pegoraro Antônio e o Claudinho do PT teriam ido à CODESP, administradora do nosso Porto. O trio deverá integrar a nova Diretoria do Porto Pesqueiro de Laguna. 
__ A vereadora Nega será atingida pelo tsunami petista? 
__ Quem a substituiria?
Walter, em entrevista ao radialista Souza Junior não negou a movimentação política para tirá-lo do cargo. Lamentou apenas toda a celeuma criada quando tudo poderia ser resolvido, no âmbito partidário. O cargo era do partido, disse ele. O que é isto companheiro!
Com relação ao quiproquó entre Lúcio Natal, presidente do sindicato dos portuários e os Administradores do Porto, não conheço os verdadeiros motivos que desencadearam o conflito de interesses. Não posso opinar sobre ele, como diz o ditado: Amônia nos olhos dos outros, não arde.
 
AVISO AOS NAVEGANTES
Com o clima beligerante na área do porto, autoridades portuárias teriam desaconselhado a realização da “República” naquelas imediações. O mar não está pra peixe.
 
NATAL
Nas festas natalinas do porto, o administrador Walter, com certeza, vai fazer de tudo para cortar o peru do Natal.
 
FOFOQUINHA DE BEIRA DO CAÍS
Com a máquina da prefeitura nas mãos, mais o comando da administração portuária, o prefeito Célio Antônio, com a faca e o queijo nas mãos, terá muito mais “argumentos” para convencer o eleitorado e aumentar o leque das coligações.
 
EXPIROU
O contrato da Codesp com o Porto termina no final do ano. Porto Pesqueiro de Laguna deverá ser entregue ao Ministério da Pesca. Poderá ser municipalizado? O que diriam os candidatos a prefeito sobre esta possibilidade?
 
TRANCA A RUA
Aqui deste cantinho, inúmeras vezes dissemos que a BR 101 deveria ser fechada, periodicamente, até a conclusão da obra no lote 25. Numa atitude de macho, vereadores assumiram a responsabilidade de fechar a BR 101, nas proximidades da Ponte de Cabeçuda. Quem fugir da raia será malhado, como Judas no sábado de aleluia.
 
RE-TOMBADO 
Faz tanto tempo que o prédio da biblioteca pública (antigo Ginásio Lagunense) está em obras que o tapume que protege a obra já está precisando de reforma.
 
O REENCONTRO DOS GALOS 
Bonita a festa de confraternização. O time do Galo Velho de Laguna recepcionou seu homônimo da cidade de Barcarena, Pará, tentando retribuir a hospitalidade recebida na cidade paraense. No primeiro compromisso esportivo,no campo do seo Ary, na Ponta da barra, logo após a travessia de bote, o pessoal foi recebido pela Banda Carlos Gomes. Jogo com hasteamento de bandeiras ao som do Hino Nacional. Frutos do mar, tainhas assadas, nos almoços e nos jantares. Visitas ao Farol de Santa Marta, Serra do Rio do Rasto e orações na Matriz de Santo Antônio dos Anjos. Na despedida, um show no Mix. O céu carrancudo durante o feriadão e um ventinho gelado não permitiu o banho de mar na praia do Mar-Grosso. Alguns, corajosos, ousaram dar uns mergulhos. Parabéns ao comandante Marinho Fernandes e ao Hênio Batatinha, responsáveis pela organização do evento. Sem recursos públicos, nem Ongs na área. Voltaremos com mais alguns detalhes pitorescos.
 
PRIMEIRA COMUNHÃO
A Igreja se veste de esperança. Do alto, ouve-se a voz do Senhor dirigida ao coração do mundo: “deixai vir a mim as criancinhas”. Pais, mães, padrinhos e madrinhas, inquietos, aguardam a entrada das crianças. Uma procissão de pureza invade o corredor central da secular Matriz de Santo Antônio dos Anjos, cantando com todo o fervor:
“Prometi no meu santo Batismo/ ser fiel a Jesus sem cessar...”
Fiel sincero, eu mesmo quero/ a Jesus prometer meu amor”.
Dia da Primeira Comunhão. Um dia marcante na vida dos católicos. Uma lembrança que permanece pela vida afora. Crianças felizes e bem preparadas para receber Jesus no coração.
Nosso neto Miguel e seu inseparável amigo Pedro Stelo estarão lá, pela primeira vez, na fila da Comunhão, para alegria de todos, principalmente das avós, Salete e Marta. Que caminhem todos pela vida, sob a proteção de Deus.

—————

Voltar