19set14 - Laguna: Palmeiras na orla do Mar Grosso serão retiradas e outras replantadas no mesmo local

19/09/2014 13:00
A ideia de embelezar a orla da Praia do Mar Grosso, em Laguna com a plantação de palmeiras vai demorar ainda mais alguns anos. Os veranistas e turistas vão estranhar quando começar a alta temporada e não avistarem mais as mudas plantadas há cerca de dois anos num trajeto de quase três quilômetros.
Uma decisão da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), comprovou que todas as palmeiras da orla do Mar Grosso estão mortas, e autorizou sua retirada pela Secretaria de Obras.  A remoção é necessária também por algumas plantas não se encontrarem firmes, o que pode causar riscos a pessoas e veículos que circulam pelo local.
De acordo com o laudo, ao contrário do que constava no projeto de revitalização da orla, essas não são Palmeiras Reais e sim Jerivás. No mesmo local serão plantadas novas mudas de Palmeiras Reais. Desta vez, a espécie será transplantada em estágio jovem e não adulta como aconteceu da primeira vez. Fato que contribuiu para a morte da espécie, além da falta de acompanhamento. Segundo o engenheiro agrônomo da Flama Victor Boppré, responsável pelo parecer técnico, replantar mudas desta espécie ainda é a melhor opção, desde que seja realizado um acompanhamento rigoroso, observando as técnicas de adubação e irrigação, pois esses fatores são fundamentais no processo de transplante. A prefeitura da cidade reconheceu que pecou em não acompanhar devidamente após o plantio e por isso um novo trabalho deve ser feito o que deve demorar pelo menos mais alguns três anos no mínimo para as palmeiras ficarem num tamanho adequado. Ninguém soube informar quando será feito o plantio das novas palmeiras.
 
Todas as palmeiras da orla do Mar Grosso estão mortas

—————

Voltar