20dez14 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

22/12/2014 11:07
CEIAS DE FINAL DE ANO
Confraternizações de fim de ano, festas natalinas na casa da avó, família reunida, comilança total e a dieta como fica? Mas nem tudo está perdido, com algumas trocas ainda pode-se ter uma mesa linda, saudável e super apetitosa, e ainda sem colocar todo seu esforço e dedicação com a alimentação ao longo do ano que se passou a perder.
Dicas da Nutri:
... No caso dos assados natalinos (peru, chester e lombo suíno) retire toda a gordura aparente antes de assar. E para decorar use frutas frescas e não as em caldas.
... Disponha sobre a mesa as frutas oleaginosas, além de uma opção diferente, as castanhas em geral são ótimas fontes de minerais, como zinco selênio e algumas vitaminas que irão trazer diversos benefícios ao organismo. Mas, sem exageros!  Um punhado já está de bom tamanho!
... Monte aquela super salada, com dois tons de folhas verdes sobrepostas, tomates cerejas, frutas frescas, mas nada de molhos gordurosos.
... E a iguaria tão esperada no natal, como fica? A rabanada, ao invés de fritar a dica é envolver o pão francês (pode-se optar por uma baguete integral) em uma mistura com leite adoçante e canela e assar.
... Evite fazer aquelas sobremesas super elaboradas, a base de creme de leite, chocolate e caramelos, troque por frutas frescas e até mesmo secas (damascos, tâmaras, passas ameixa secas). A sugestão para introduzir frutas frescas na ceia é montar uma árvore de natal, com as frutas da época, além de ser um destaque na ceia, irá estimular o seu consumo.
... E para beber?  Nada de entornar o caneco.  Se for optar por uma bebida alcoólica prefira o vinho, mas moderação sempre, a sugestão é montar uma Sangria; numa jarra junte um vinho de boa qualidade e frutas picadas, como maçã e morangos, por exemplo. O álcool em cada grama fornece em média sete kcal, apesar disso ainda não é considerado um alimento, o ideal e intercalar sua ingestão com água, para amenizar a sensação de ressaca no dia posterior.
Moderação sempre e Boas Festas!

—————

Voltar