20fev16 - Comunidade (por Munir Soares)

19/02/2016 08:04
NAS ONDAS DO RÁDIO
Radialista Batista Cruz e Rádio Difusora de Laguna completaram 70 anos. Eu era jovem quando escutava pelos alto-falantes da emissora, a famosa “Escolinha Política” escrita por Osmar Cook, lida por Nelson Almeida e, posteriormente, continuada por Valmor Silva. Bordão histórico: “Nem tudo se pode dizer, nem tudo se pode mostrar, assim como nas bailarinas de circo. Ao público compete imaginar, aquilo que a decência manda ocultar”. As cornetas anunciavam: urna aberta, notícia na certa! E, o povão ia para as ruas acompanhar a marcha das eleições. Os shows de calouros, com André Martins e Batista Cruz levavam multidões ao auditório da Difusora. Manoel Silva era o nosso Orlando Silva. No carnaval, e até no futebol, o rádio local desempenhou importante papel na divulgação dos eventos.
As críticas políticas sempre exacerbaram os ânimos dos militantes. A Rádio Difusora estava instalada no prédio do antigo Cine Arajé, esquina Duque de Caxias com Praça Vidal Ramos. O estúdio ficava no segundo pavimento. Janela aberta. Meio dia. Nelson Almeida malhava o pau no líder integralista Plínio Salgado. Jovens adeptos do partido, indignados, soltaram um foguete que estourou dentro do estúdio. O estrondo teria derrubado Wilfredo Silva da cadeira. Nada além do susto. Pompilio Bento permaneceu impassível em seu escritório.
A oração da Ave Maria, às 18 horas, sempre foi na Difusora, um horário de grande audiência. Mário Martins (Marinho Salame) tinha um timbre de voz que cativava, principalmente, os ouvintes do interior do município. Certa ocasião, um pescador do Portinho visitava um parceiro, na Cabeçuda. Pretendiam discutir sobre o que fazer, para impedir a apreensão de equipamentos de pesca pelo pessoal da Colônia. No meio do papo o anfitrião pediu licença. Hora de escutar a “Ave Maria”. Ligou o rádio, já sintonizado na Difusora. A esposa colocou flores novas no vaso, e ele depositou um copo com água, à espera da benção final.
Ao ouvir a voz, o visitante reconheceu o radialista e não se conteve:
___ Compadre tu sabes quem é este homem?
___ Sei que é uma santa criatura que leva a paz do Senhor aos nossos lares...
___ Este homem é o Marinho Salame (Mário Martins), o fiscal da Colônia que “persegue” os pescadores e confisca nosso pescado...
___ Tens certeza?
___ Sem sombra de dúvidas.
O homem jogou as flores no chão, trocou a água benta por uma “branquinha”, tomou um gole e nem ofereceu pro “santo”.
Dizem, que só voltou a ligar a Difusora naquele horário quando o Waldemar Souza ocupou aquele espaço.
O saltitante rádio-repórter Batista Cruz, durante muito tempo ficou conhecido como “Juruna”, numa alusão ao cacique que andava sempre com o seu gravador, gravando tudo. O Juruna já foi pra reserva, mas o Batista continua na ativa, acrescentando, diariamente, mais um capítulo à história da Rádio Difusora de Laguna, a pioneira na radiofonia do sul do estado.
 
 
 
LAGUNA A.C. (Após o Carnaval)
EUFÓRICO: Numa coletiva à Imprensa, prefeito Everaldo, feliz com os números positivos da temporada, e com a tranqüilidade e segurança do período momesco aproveitou a oportunidade para lançar suas metas e apresentar seus projetos para 2.016/2.017. Certeza de sua candidatura ou um grito de guerra para intimidar os adversários? Na terça-feira, em lugar público, três pessoas, membros do diretório local do PMDB, abertamente, criticavam não só a atual administração municipal como a figura do político Everaldo dos Santos. Dizem, nas rodas políticas, que o prefeito Everaldo vai entregar a rapadura em troca de um bom cargo no Governo do Estado. E, não se trata de intriga da oposição, pois os boatos vêm de seus correligionários. Eu, particularmente, não acredito que o prefeito Everaldo vá jogar na lata do lixo sua vitoriosa vida política.
A FOFOQUINHA de final de semana correu como notícia quente: Prefeito Everaldo dos Santos havia assinado ficha no PSDB. 
A CONFER partiu. É o que dizem, embora, no site da prefeitura, sempre bem atualizado, não se faça nenhuma menção sobre sua partida.
Repito a pergunta: 
___ Foi feito algum teste para ver se a nova rede de esgoto funciona corretamente? A coisa precisa funcionar igual ao Sedex, mandou, chegou!
MÉRITO: Professor Sandro Cunha acaba de assumir, como professor de matemática e pesquisador, no Instituto Federal de Santa Catarina. Aprovado em concurso público. Segundo lugar no Estado e primeiro lugar no sul catarinense. Sandro foi professor na Fundação Bradesco, Colégio Stella Maris, Senai e Gerente da Educação na 19ª SDR. Como Secretário da Educação no município de Pescaria Brava deu seu toque de renovação e inovação no ensino público. Sandro, realmente, adora ensinar.
 
 
 
QUEM DIRIA...
Em um restaurante da praia do Mar-Grosso o grupo entrou, e logo procurou uma mesa do canto. Com certeza o papo exigia discrição. Eram eles: Empresário Pedro Almeida, engenheiros e políticos Antônio dos Santos e Mauro Candemil mais Robson Caporal. Isso mesmo, Mauro Candemil e Robson Caporal, num cordial relacionamento. Na feijoada política todos os ingredientes ajudam a engrossar o molho. No caso, temperos fortes que, aparentemente, poderiam entornar o caldo. Senão, vejamos: Mauro é candidato a prefeito. Antônio dos Santos, irmão do atual prefeito é candidato a vereador. Robson Caporal foi exonerado da 19ª SDR, sendo substituído pelo doutor Mauro. Nesse cardápio eleitoral o prefeito Everaldo seria o aperitivo, a sobremesa, ou apenas a cereja do bolo?
 
 
 
ANDREY PESTANA DE FARIAS 
Vereador foi categórico, sou candidato na majoritária. Desejo ser prefeito da Laguna. Sua atuação na Câmara Municipal o credencia a buscar assento no Paço Municipal.
 
 
 
O SORRISO DA GAROUPA
Jairo (Dae) Chede e o doutor Lúcio são inseparáveis parceiros de pescaria na lagoa Santo Antônio dos Anjos.Pescam com alegria, pelo prazer de pescar. Naquele dia, porém, apesar da boa colheita, Chede parecia mal-humorado, carrancudo. Estranho. Por diversas vezes jogou-se ao mar, em longos mergulhos como se procurasse algo ou tentasse pegar peixe à unha. Durante o trajeto de volta, não esboçou nem um sorriso e pouco falou. Companheiro Lúcio respeitou o silêncio e a carranquice do amigo.
No dia seguinte, após a mencionada pescaria, “Nem,” outro dos irmãos Chede pescava tranquilamente no caís ao lado do Mercado Público. A linha esticou. Pescador tenteou. Peixe fisgou. Ao puxar a garoupa, “Nem” percebeu algo estranho, mesmo “ferrada”, a garoupa sorria, exibindo sua nova dentadura. O pescador ficou mais surpreso ao reconhecer aquela “ponte móvel” com incrustações de ouro e platina. Era a mesma que seu irmão perdera durante a pescaria com o dr. Lúcio. Ao tarrafear a ponte foi junto. Como a prótese dentária foi parar na boca da garoupa, só Deus sabe. “Nem” faturou uns trocados com a venda do peixe, e devolveu o sorriso ao mano. 
 
 
 
OPERAÇÃO BROXURA
Com o início do ano letivo todas as faixas de pedestres precisam ser repintadas, imediatamente, dando-se prioridade às faixas localizadas nas proximidades das escolas. Hora de botar a broxa pra funcionar.
 
 
 
MORADORES DA PRAÇA
Ela já teve vários nomes: Praça da Cadeia, Conde D`Eu, da República,Conselheiro Mafra. Praça da Bandeira e atualmente Praça Anita Garibaldi (ou do Museu). Entre os ilustres moradores da praça destacamos a honorável figura do professor Jairo Ulysséa Baião por sua erudição e cultura. Uma vida dedicada à Educação. Foi professor de Inglês, Português, Física e Química, Biologia, História, Geografia, um cabedal de conhecimentos à disposição dos jovens. Ditou cátedra no famoso “Ginásio Lagunense”, Curso Normal, CEAL, Escola Técnica de Contabilidade, Colégio Comercial Lagunense, e Unisul. 
Professor e advogado Jairo U. Baião completou esta semana 90 anos de idade. Homem religioso, católico, “Irmão de Santo Antônio”, conhecedor das Escrituras e dos ritos canônicos. Ao lado da esposa Amélia Baungarten Baião, fez sucesso na Ala de Frente do bloco de salão “Quebra gelo”. Aprecia a música erudita, mas cantarola alguns clássicos populares como “Amélia”, aquela que é mulher de verdade. 
A Fundação Municipal de Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e talvez até da UDESC, poderia gravar um vídeo com uma série de entrevista com o professor Jairo. Uma forma de se resgatar um capítulo importante da história da Educação em Laguna.
 
 
 
CAMPING “FIM DA PICADA”
No Lagamar (Vila Vitória), ao lado do campo do LEC, o lixão, cercado de água estagnada poderá vir a ser considerada “área de preservação permanente” de muriçocas, borrachudos, pernilongos e até do Aedes Aegypti.
 
 
 
CARTÃO VERMELHO
O Ministro da Saúde adverte: Seis equipes do time “Saúde da Família” do município de Laguna receberam cartão vermelho. Fora de jogo, sem receber recursos, até que as irregularidades sejam sanadas. (Portaria 138 de 1º de fevereiro de 2.016).
 

—————

Voltar