20fev16 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

19/02/2016 07:59
O poder dos temperos naturais
Há quem use o cheiro verde, ou alguns tipos de ervas na maioria de suas preparações com a finalidade de decorar o prato, dar aquele toque final ou até mesmo realçar o sabor da comida.
Talvez não saibam que a cebolinha verde ou desidratada, o orégano e a salsinha vão muito além do sabor, esses temperinhos muito utilizados pelas donas de casa, e por alguns restaurantes trazem diversos benefícios a saúde.
Sabe-se que hoje, mundialmente, o consumo de sódio é exorbitante, e ele não está presente somente no sal, mas sim nos temperos prontos, nos caldos e realçadores de sabor industrializados, aí que mora o perigo, principalmente se levarmos em conta os malefícios que trazem à saúde devido ao seu consumo abusivo, como, retenção de líquidos, problemas renais, assim como, risco para desencadear uma possível hipertensão.
 
A dica neste caso é retirar o saleiro da mesa, e montar um sal de ervas:
- ¼ de uma xícara de sal
- ¼ de uma xícara de orégano desidratado
- ¼ de uma xícara alecrim
- ¼ de uma xícara de cheiro verde desidratado
- ¼ de uma xícara de gergelim.
 
Misturar todos os ingredientes em um liquidificador, processar e armazenar em temperatura ambiente em um pote hermeticamente fechado por até trinta dias.
O orégano, por exemplo, além de dar aquele gostinho na pizza é um antibiótico natural e evita dar picos de hipoglicemia, além de aliviar os desconfortos ocasionados pelas cólicas intestinais.
A cebolinha é coadjuvante no controle da pressão arterial.
O alecrim é um forte aliado na digestão além de ser um poderoso antioxidante.
Salsinha, além de compostos antioxidantes ajuda na prevenção do câncer, é anti-inflamatória e tem ação diurética.
Então, que tal dar chance a esses temperos e diminua o sal na hora do preparo de suas refeições, sua saúde agradece!

—————

Voltar