21abr12 - Semana nas Câmaras

20/04/2012 16:41

 

Câmara de Tubarão
Sessão do dia 16/04/2012 
 
Passarela
Vereador André Fretta May (PP) quer saber do Eng. Avany Aguiar de Sá, Supervisor do DNIT – Tubarão quando serão iniciados os trabalhos para construção das passarelas na BR 101 em nosso município?
 
Dê olho na Educação
Vereador Dionísio Bressan Lemos (PP) pede informações da Maria Salete Cavaler Garcia, Secretária Municipal de Educação, dos seguintes dados: nome, formação, situação funcional, cargo que ocupa, função que desempenha e setor em que trabalha de todos os funcionários, atualmente em exercício, na Secretaria de Educação e Merenda Escolar
 
ADSL melhor no KM60
Vereador Evandro Souza de Almeida (PMDB) pede a Gonzalo Charlier Pereira, Gerente de Relações Institucionais da Oi/Brasil Telecom, um estudo técnico para avaliar a ampliação da cobertura dos serviços de internet ADSL na comunidade do KM 60. Justificou que a referida comunidade já tem acesso a esta prestação de serviço, porém a internet ADSL atende apenas uma parcela dos seus moradores e não a sua totalidade. 
 
Sessão do dia 19/04/2012
Os vereadores aprovaram por unanimidade o PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° 105/2011 de autoria do Executivo, que denomina de AMADIO VETTORETTI o Arquivo Público e Histórico do Município de Tubarão. 
 
Visita
A pedido do vereador João Gonçalves Fernandes, os Vereadores receberam a visita do Major Ricardo Ferrazes comandante da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria do Exército que explanou os trabalhos desta instituição, bem como as últimas operações conjuntas com a FAB em nossa região.
--------------------
 
Câmara de Capivari de Baixo
Sessão Ordinária 16/04/2012
 
Inverno chegando
Vereador Ailton Bitencourt (PSD) pede ao prefeito para que providencie uniformes escolares de inverno (Agasalho, Tênis, Meia, camisetas de manga cumprida e jaquetas) para rede pública municipal de educação.  
 
Monitor nos ônibus
Vereadores Elto Aguiar Ramos (PDT) e Fernando Oliveira da Silva (PMDB) entraram com o mesmo requerimento nesta sessão. Ambos pediram para que seja colocado, com urgência, monitores nos ônibus de transporte escolar, para que auxiliem os motoristas na condução segura dos estudantes. 
 
Mais aumento
Vereador Onassis da Silva (PP) pede reajuste salarial a todo funcionalismo público pelas perdas salariais, calculadas pelo INPC, a exemplo da cidade vizinha de Tubarão que já concedeu este reajuste que gera em torno de 6%. 
 
Canil
Vereador Valmiro Miranda da Rosa (PMDB) quer saber a respeito da implantação do canil e as respectivas parcerias que já foram solicitadas através da Câmara há algum tempo atrás.  
--------------------
 
Câmara de Laguna
Sessão do dia 16/04/12
 
Falta de mão de obra
Vereador Aderbal Moreira Cardoso (PSD) comentou a falta de mão de obra especializada para a construção civil na cidade Juliana, que vai desde pedreiro, carpinteiro e pintor.  O edil quer que a prefeitura contrate um curso para preparar ou até mesmo formar profissional na área da construção civil.  
 
Dois Pesos e Duas Medidas
José Paulo Ramos (PT) que assumiu o cargo no lugar da vereadora Nega disse ter consultado o departamento jurídico da câmara para ver se ele pode exercer o mandato de vereador e o cargo no porto pesqueiro de Laguna, como a ex-vereadora Jussalva da Silva Matos também fazia. Zé Paulo questionou: “penso que tenho direitos iguais, se ela pode, porque eu não posso”, comentou o edil que pediu para consultar o ministério público eleitoral para analisar este caso.
 
Indo embora
Vereador Orlando Rodrigues (PSD) disse estar preocupado com a empresa do consorcio da ponte administrado pela Camargo Correia. Segundo o edil “o plano da tão sonhada ponte que iria resolver o problema de duplicação da BR.101 está indo embora e não podemos deixa isto acontecer”, finalizou o vereador.
 
Só lixo
Vereador Eraldo Cardoso Duarte (PMDB) sugeriu para que fosse convidado o proprietário da empresa responsável pela coleta de lixo, do Município, para que, preste esclarecimento numa sessão sobre as datas e horários da prestação de serviço de sua empresa, que não vem sendo cumprida. Conforme o edil “o serviço de coleta de lixo não vem sendo realizado, nos dias programados pela empresa, sendo assim, a acomodação do lixo está trazendo grandes transtornos aos contribuintes de nossa cidade, uma vez que, com o acúmulo de lixo nas ruas os cachorros rasgam os sacos e espalham todo lixo em frente às residências, o mau cheiro, os insetos e os ratos também incomodam os habitantes e trazem problemas de saúde pública”, alertou Eraldo.
 
Recuperar passarela
Vereador Everaldo dos Santos (PMDB) pede ao prefeito que seja efetuada a recuperação de parte da passarela da Av. Maurílio Kfouri, próximo ao Posto 4, pois vândalos atearam fogo em parte da passarela. 
 
Saneamento Básico
Vereador Tono Laureano (DEM) pede informações para Diogo Medeiros, Gerente da CASAN - Laguna, sobre a previsão para a repavimentação das ruas onde já foi executado o saneamento básico. Segundo Tono “nos bairros Vitória e Navegantes, onde a obra iniciou foram retiradas mais de 2.000 metros quadrados de lajotas para a execução do saneamento e até o momento foram recolocadas poucos metros quadrados”.
 
--------------------
 
Câmara de Orleans
Sessão Ordinária 16/04/2012
 
TCE
Vereador Mário Coan (PSDB) explanou sobre a visita do Tribunal de Contas na cidade. Questionou o trabalho que eles fizeram em Orleans: “A que tipo de necessidade, visto que temos na casa as contas para ser aprovadas ou rejeitadas. De lá veio um parecer favorável. Como vem um parecer favorável, e eles vem de lá investigar possíveis irregularidades? Qual o procedimento deles? Nós temos um prazo para apreciar essas contas”, falou Coan.
 
Fiscalização em Obras
Vereador Osvaldo Cruzetta (PP) sugeriu ao prefeito para convocar professores e alunos da universidade da cidade que cursam Engenharia Civil para acompanhar e fiscalizar as obras que estão sendo realizadas no município. Tanto na em relação à qualidade, como nos custos etc. Tomando como exemplo o prefeito Salvaro de Criciúma, que segundo Vá, é uma administração de sucesso. Presidente Geada concordou com o comentário. 
 

—————

Voltar