21dez13 - PCH Santa Rosa é inaugurada

20/12/2013 16:38
Após longos trabalhos, foi inaugurada recentemente a PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Santa Rosa, localizada no Rio do Braço do Norte, afluente do Rio Tubarão, entre os municípios de Santa Rosa de Lima e Anitápolis. A PCH tem capacidade de gerar de 6,5 mil quilowatt, o que equivale a duas unidades geradoras. Esta é a única hidrelétrica da região. O empreendimento foi construído através de um consórcio formado pelas cooperativas: Cergal, Cersul, Cesan e Cergral, além do grupo comercial Prospecta. As cooperativas detêm 40% do capital e o grupo comercial detém 60% do projeto.
A Cergal investiu cerca de R$ 2,2 milhões, representando 5,38% das cotas de participação. A PCH teve baixo impacto ambiental na sua construção, sem a necessidade de alargar ou desapropriar áreas de terras. A vantagem principal para este tipo de geração de energia é a transformação limpa do recurso energético, que é natural, sem resíduos e ou poluentes. A hidrelétrica tem capacidade de abastecer cidades como Santa Rosa de Lima e Rio Fortuna. 
O projeto de construção teve início na gestão do ex-presidente da Cergal, Genésio Goulart, e teve sua conclusão com a atual gestão, que tem como presidente, Gelson Bento, e vice, Thiago Goulart. 
“Tudo isso é fruto do respeito que temos aos associados, cumprindo mais uma promessa. Um grande sonho se concretiza hoje: a Cergal gerando energia. Nossos parabéns a todos aqueles que junto conosco, acreditaram e fizeram este sonho se concretizar, como nossa diretoria e colaboradores, mas principalmente a razão do nosso trabalho: o associado. Afinal de contas, a nossa vida é iluminar a vida do associado!”, afirma o presidente da Cergal, Gelson Bento. 
 
A energia produzida pela PCH pode ser distribuída em rede nacional
 
 
Pequena Central Hidrelétrica

—————

Voltar