21fev15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

20/02/2015 09:38
Então...  Vai um peixinho aí?
O consumo do peixe não deve limitar-se somente no período da quaresma, mas sim no decorrer do ano. Isso porque, além de ser uma carne leve e nutritiva, trata-se de uma ótima fonte de proteína, gorduras boas que protegem o coração (ômega 3) como a sardinha e o atum e apresenta também em sua composição alguns minerais como o fósforo, cálcio e magnésio, por exemplo.
Tanto o peixe proveniente de água doce, como o de água salgada, recomenda-se incluir no cardápio uma a duas vezes na semana, por ser uma fonte de proteína leve, é considerado um alimento de fácil digestão.
Muito popular nossa região é o consumo de um peixe de água doce, a Tilápia, muito apreciada em sua forma frita, ela pode ser preparada de várias maneiras, como assada, grelhada e cozida, que ainda assim não perderá seu sabor.
Outra sugestão é a sardinha que além de riquíssima em Omega 3, apresenta uma boa fonte de cálcio, garantindo uma boa saúde óssea.  Estudos apontam que uma porção de sardinha, por volta de 60g, à concentração de cálcio é maior que um copo de leite.
Sabemos do seu benefício à saúde, então separei uma receita para introduzir o peixe com mais frequência em suas refeições:
 
 
Macarrão salteado com atum e legumes
 
Ingredientes:
- 1 abobrinha com casca cortada em cubos médios
- 1 cenoura cortada em tiras médias
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher de sopa de óleo
- 1 lata de atum
- 1 cebola média cortada em gomos finos
- 2 tomates sem pele e sem semente picados
- Manjericão fresco rasgado a gosto
- 500g de macarrão tipo Penna integral
 
 
Modo de Preparo
Cozinhe a parte a abobrinha e a cenoura, até ficarem “Al dentes”.  Numa frigideira antiaderente, aqueça os legumes no óleo, até dourar mexendo sempre.  Reserve.  Na mesma frigideira, refogue o atum com a cebola, acrescente o tomate até ele murchar, junte os legumes, tempere com o sal, a pimenta e o manjericão a gosto. Reserve. Cozinhe o macarrão conforme instrução da embalagem escorra e despeje sobre o refogado e misture.  Sirva em seguida.
 
 
Variação: substitua o atum por sardinha.
Rende 5 a 6 porções.
 
 

—————

Voltar