21jan12 - Comunidade (por Munir Soares)

20/01/2012 20:29

 

MARCAS DO QUE FICOU...
2012 já está em curso, e, como todo ano novo, sob a ameaça das mais sinistras previsões. Pior que a profecia maia, que prevê o fim do mundo para dezembro deste ano, será a eleição programada para outubro. Quantos e quais os políticos corruptos, que estarão disputando esse pleito eleitoral? Nem Nostradamus sabe.
Na terrinha, prefeito Célio Antônio (PT) chega ao último ano de seu segundo mandato, sem dar jeito na avenida Castelo Branco, e sem acabar com os calombos da avenida Colombo Salles, trecho Centro Administrativo Municipal/ Mercado Público, aliás,o prédio do Mercado continuou bem feinho. Já se fala em nova mudança no traçado urbanístico das ruas Gustavo Richard e Colombo Salles. As Câmeras de segurança não foram instaladas.  Os acessos aos pontos turísticos foram melhorados? E, os abrigos de ônibus? Na orla da praia do Mar-Grosso, as obras de revitalização da avenida beira-mar estão, apenas, começando. Na praia de Itapema, a avenida beira-mar, construída em tempo recorde, ficou uma tetéia.
O trânsito na esquina do Tiele continua confuso e perigoso. Aquele projeto de “marinas esportivas,” morreu na casca?
__ Positivo: Pavimentação a lajota de ruas nos diversos bairros da cidade. 
__ “Saúde e Assistência Social” seriam os carros-chefes da atual administração Municipal.
__ Funcionalismo com pagamento em dia.
__ Adeus distrito de Pescaria Brava!
 
... SONHOS QUE VAMOS TER...
__ Asfalto da Calistrato Muller Salles (entrada da cidade). 
__ Término da SC 100, estrada Barra/Farol de Santa Marta.
__ Implantação do novo Distrito Industrial às margens da BR 101.
__ Escolas municipais, em tempo integral? Áreas públicas de esporte e lazer tendo jovens e crianças como público alvo?                                                       
__ Retorno da Biblioteca Pública; reforma do Cine Mussi e conclusão das obras do Museu Tordesilhas.
__ Continuação da dragagem da lagoa Sto. Antônio dos Anjos.
__ Que as obras do esgotamento sanitário não parem... 
__ Construção de um novo prédio para a UDESC, campus de Laguna. É a Universidade Pública Estadual, que se consolida, na terrinha. Torrão natal de Jerônimo Coelho, Oswaldo Cabral, Ruben Ulysséa, Norberto Ungaretti, Eduardo Moreira e tantas outras ilustres figuras.
__ Quem poderia liderar movimento, para construção de um ginásio de esporte, nas proximidades do Sambódromo? Quem se habilita? Prefeito ou Secretário Regional?
Que assim seja!
 
RETROVISOR
PAREDÃO 
__ Por que será que o prefeito Célio, após colocar o Papai Noel no Paredão, desistiu da viagem a Cuba?
__ Algum problema com o vice?
 
MUNICÍPIO VITUAL 
Nas entrevistas, às sextas-feiras, pelo site BCruz. Difusora.com, o prefeito Célio Antônio deita e rola na rede social AM. Inteligente, com discurso claro e muito bem articulado, o alcaide lagunense demonstra domínio absoluto da máquina pública municipal. Fala com otimismo dos recursos carreados para a terrinha, e relaciona todos os convênios assinados com o governo estadual e federal. Verbas que beneficiam toda a comunidade lagunense, diz o prefeito. Quem o escuta, não tem nenhuma dúvida, Laguna vive uma fase esplendorosa de progresso e bem-estar social. Verdade? Ou tudo não passa de uma realidade, virtual?
__ Qual é a sua opinião?
 
O SOFÁ
Às vésperas de Natal, alguém desovou um sofá, na calçada da rua Duque de Caxias, entre a Celesc e a Pizzaria Chedão. Seria um presente natalino aos indigentes que dormem na rua?
__ Ou seria utilizado como camarote para o show do réveillon?
Passou uma semana, e o sofá, continuou ali, desocupado. Não havia espaço para ele, no caminhão do lixo.
__ Não poderiam ter contratado o carrinho de mão do Zé da água?
Na vizinhança, muitas especulações. Quem teria deixado aquele lixo ali? Todo mundo era suspeito. Exame de DNA do material colhido no sofá seria capaz de identificar o bumbum dos usuários? 
__ Temos uma simpatia, que é tiro e queda: chá de pó-de-mico, temperado com óleo de peroba, deixado em infusão e muita reza. Lavar o sofá com essa solução.
Receita dos garçons Cy e Jorge. Os ocupantes do sofá passarão a sentir uma irresistível coceira nas partes baixas. Frente e fundos. É só ficar de olho nos vizinhos. Alguém arranjou sarna pra se coçar. Na madrugada do novo ano, o sofá desapareceu. Assim como veio, partiu. E, ninguém viu...
 
PAGANDO MICO
Enquanto minha esposa desmontava o seu presépio, a janela aberta permitiu a chegada do beija-flor. O cuitelinho, como era chamado por nós nos tempos de criança, voou em direção às flores, e parou no ar, ao perceber que estava pagando o maior mico. Eram flores artificiais (a maioria das aves é ruim de olfato). Deu marcha-a-ré, único pássaro a executar tal proeza, e sumiu no espaço aberto. 
 
MICO 2
Fofoca no reino da bicharada. A “Chita”, macaca do Tarzan era macho. Os amigos da onça dizem que era um travesti. Ela e a Jane disputavam o mesmo cipó, por isso que o Tarzan gritava tanto...
 
A BARBEARIA
Até a década de 50, as barbearias eram freqüentadas, exclusivamente, pelo público masculino. Alguns desses estabelecimentos ainda tentam recriar o ambiente, e resgatar os velhos hábitos, onde distintos cavalheiros se reuniam em um ambiente ideal para longos papos. O barbeiro era um cidadão bem informado, discorria sobre qualquer assunto. A barbearia era uma tribuna livre, eclética e descontraída. Mesmo os machões juramentados não escondem que tiveram um barbeiro no seu passado. Qual teria sido o barbeiro de sua vida: Zeca Varela, Romeu, Nico barbeiro, seo Antônio, Zé barbeiro, Sidnei Pegoraro, Nico Cabelão, Jair?
Alguns barbeiros, no afã de enfrentar a concorrência dos grandes salões, oferecem alguns serviços extras como, por exemplo, serviço de bar, sem custo adicional. “Sem querer “tesourar”, ouvi dizer, que um barbeiro muito conhecido, construiu, na praia do Mar-Grosso, no salão erótico capilar, um recanto privé, só para homens já apelidado de Pentelhão”. A espera da vez ficou bem menos estressante.
Um canal exclusivo de filmes pornôs, instrutivos e estimulantes deixa o tempo de espera bem mais relaxante e produtivo, pois alguns clientes estão cortando o cabelo, duas vezes por mês. Garante o proprietário, que a intenção não é excitar a clientela, e sim facilitar o trabalho do profissional da tesoura. Alguns clientes, até bem conhecidos na terrinha, ficam todo arrepiados, e com os cabelos, em pé, o trabalho fica bem mais facilitado.
 
FLASH DA SANTA TERRINHA
__ Assalto ecológico em Laguna. Gatunos, com ajuda de pé-de-cabra e maçarico invadiram agência do BB (antigo Besc), e retiraram do cativeiro (caixa eletrônico) alguns animais ameaçados de extinção: onças pintadas, mico-leão-dourado, tartaruga marinha, e araras.
O pepino (investigação) deve ficar a cargo da Policia Ambiental?
+ Arlequim informa que o desfile oficial das Escolas de Samba, este ano, acontecerá na noite de sábado. Significa que o carnaval tradicional da Laguna acaba mais cedo. No Centro Histórico e no sambódromo, a “quarta-feira de cinzas” já começa no domingo de carnaval.
 
O ABADÁ
Tipo de bata usada pelos muçulmanos e mestres de capoeira. Em 1993, já como camiseta e blusa frente única e decote em “V”, virou fantasia do bloco carnavalesco Eva. Abadá é símbolo do carnaval baiano. Com o sucesso e a juventude do Bloko Rosa, o abadá já é mania também na terrinha. Até a centenária sociedade recreativa 3 de Maio lançou o seu abadá para a folia deste ano. Pelo jeito, brevemente, teremos na praça o Abadá da festa do padroeiro Santo Antônio. 
 
HARAS POLÍTICO
No CTG municipal, o cavalo está encilhado, pronto para o grande rodeio político que se aproxima. Dizem que é um animal fogoso, capaz de levar o ginete, facilmente, até a linha de chegada. A equipe de apoio é poderosa e coesa, só faz o que o seu mestre manda.
__ E, como estaria à equipe da Oposição? Vai fugir da raia? 
__ Vai competir com algum pangaré, como diz o gaúcho, um animal “afrontado”, isto é, de pouco fôlego?
__ Apostar num azarão?
Advertência de peão: Se os competidores oposicionistas acreditarem na argumentação de que a eleição ainda está longe, estarão fazendo o jogo da equipe do Poder. Até o dia 30 de junho todos os candidatos deverão estar definidos e a oposição ainda tem muitas arestas a aparar, antes de escolher o seu cavaleiro. Somente a união de todos os CTGs de oposição, em torno de um nome forte, respeitável, e capaz de galvanizar os ideais das comunidades poderá impedir, que o prefeito Célio Antônio, “lave a égua” nas próximas eleições. Caso contrário, podem tirar o cavalinho da chuva, pois vão correr atrás, comendo poeira e cheirando bosta do cavalo do prefeito. A eleição começa a ser decidida já, agora, pois o tempo passa, a galope.
 
(foto valmirguedes.blog.uol.com.br}
TOQUE DE SILÊNCIO
Antônio de Pádua Heleodoro de Souza passou para a outra banda. 
__ Saiu da “Carlos Gomes”?
__ Não! Infelizmente, o querido Moela faleceu, 62 anos.
Versátil, alegre, espirituoso, contador de histórias. Servidor público, foi chefe de gabinete, secretário de turismo. Presidente da Banda Carlos Gomes, da Escola de Samba Vila Isabel e da Bandinha Maluca. Militante político.  Foi vereador, “Irmão de Santo Antônio,” e devoto fervoroso do santo padroeiro da terrinha. Pessoa muita querida na comunidade. À esposa Jádna, filhos e filha, nosso abraço solidário.

—————

Voltar