21maio16 - Comunidade (por Munir Soares)

20/05/2016 08:36
NO REINO DE TODOS OS SANTOS
Começam as grandes festas religiosas na santa terrinha. A prefeitura entra no clima, e veste a opa da Irmandade de todos os Santos. Há quem afirme que o Reino da Babilônia está com os pilares de sustentação corroídos, por uma má administração. Antes que tudo desmoronasse como as muralhas de Jericó, os fiéis apelaram, pedindo ajuda a todos Santos, irmãos do prefeito Everaldo. E, assim, aconteceu. O Reino da Babilônia passou a ser governado por um triunvirato, composto por Everaldo dos SANTOS, Antônio dos SANTOS e Enaldo dos SANTOS, todos despachando na sala do trono, apoiado por uma Irmandade de 168 comissionados (número fornecido pelo presidente da Câmara, Roberto Alves).
No plenário da Câmara fala-se, muito, em quadrilhas.
___ Não sabia que a edilidade era chegadinha em festa junina, e gostasse de fogueiras e balancê...
___ Ao contrário, a coisa é séria. Está mais para cassação do que para quentão. Segundo o vereador Kek (PP), para o Ministério Público, no Poder Legislativo existe uma verdadeira quadrilha.
___ Quem seria o chefe da quadrilha?
___ Vereador Zezinho (PP) falou da existência de quadrilha, no Poder Executivo. Da tribuna, declarou de maneira enfática que existem irregularidades, envolvendo o prefeito, várias secretarias municipais, funcionários, pessoas físicas e jurídicas.
___ Já fiz denúncias, disse o edil, ao Ministério Público, Tribunal de Contas, Polícia Federal. Só falta apelar ao Papa.
Se for verdade essa história de quadrilhas, no Legislativo e no Executivo, vamos ter que instalar a “Operação Lava Gatos” para a apuração dos fatos.
Imaginem o quadro, Everaldo e Roberto Alves juntos, com roupa de Jeca, dançando a Quadrilha, segurando a bijajica, comendo cuscuz, cada um, de olho na rosca do outro. 
 
 
 
QUADRILHA
A notícia de que a Polícia Federal estava cumprindo inúmeros mandados de busca e apreensão, em prefeituras do sul do estado teria provocado um corre-corre em nossa cidade. Dizem que houve desvio de verbas até pelo esgoto. Na terrinha, teve gente que até pensou em se fantasiar de boto para escapar da “malha fina”. Por enquanto tudo não passou de susto.
 
 
 
ACERVO DO RAU
O valioso acervo garibaldino do professor Rau continua sua via crucis. Após muitas idas e vindas vai, agora, estagiar nas dependências da UDESC-Laguna. Chega de mofo. Em 2.015 foi nomeada uma Comissão Municipal para averiguar qual o estado daquela obra. Conclusão: Continua em bom Estado, o de Santa Catarina.
 
 
 
A BROXA OLÍMPICA
A passagem da Tocha Olímpica pela cidade Juliana não está a despertar o interesse da população, talvez, porque ninguém saiba quem vai conduzir a tocha, além do fotógrafo, alpinista e ciclista Bocão. A turma do Chedão, por iniciativa da ala mais antiga, resolveu instituir a “Broxa Olímpica” um troféu alternativo que homenageia os melhores atletas do “HalteroCopismo” isto é, campeões do levantamento de copos, com idade superior a 65 anos. A “Broxa Olímpica” em sua maratona etílica passará por alguns bares famosos, para o revezamento dos “broxeros”. Roteiro: Saída do Chedão (Munir), Lanchonete do Chico Brasão (Wilke), Trabucão (Nazil), Necrotério (Micoco), Bar do Arantes (Aragão), Bar do Toninho (Leo) e daí até ao Ponto Final. Equipe de apoio. Os que broxarem em combate, serão recolhidos pela turma de apoio: bicicleta do Pepinha e o carrinho de mão do Zé da Água.
 
 
 
FEIJOADA
A feijoada do último sábado, no Chedão foi sucesso. Gastronômico e de público. Casa lotada. Comerciante Sérgio Castro (Ana Rita) surpreendeu-se com a preferência gastronômica do doutor Júlio Knoll (Rose): O homem é tarado por rabo de porco.
 
 
 
CASTIGO
Para acabar com a ziquizira do Botafogo sugerimos que o Chede colocasse pé de coelho na feijoada. Ignorou a sugestão. Deu o porco. Seu time acabou perdendo para a equipe reserva do São Paulo FC.
 
 
 
FEIJOADA POLÍTICA
Eram quase quinze horas, quando o empresário do ramo de pescados, Carlos Gonçalves (Carlinhos Camarão) sentou-se a nossa mesa. Naturalmente, que o assunto eleições municipais, entrou no cardápio.
___ Quem não deseja o apoio eleitoral do Carlos?
Nazil Bento, pré-candidato a prefeito da Laguna usou de todo o seu charme para conquistar a simpatia do empresário ao seu projeto eleitoral. Não colheu nenhum fruto, ainda, mas plantou a sua ideia. Quem planta, colhe.
Carlos não manifestou sua preferência por candidatos à prefeitura, porém, demonstrou insatisfação com a gestão de Everaldo dos Santos.
Sabe-se, que o governador Raimundo Colombo teria tido uma conversa com Carlos Gonçalves sobre a política na terrinha.
___ Teria sondado sobre seu apoio a uma dobradinha Nazil Bento (PSDB) e Andrey Pestana de Farias (PSD)? Uma dupla, peso pluma. Leve e solta.
 
 
 
PORTO
Carlos Gonçalves está revoltado com a situação do nosso Terminal Pesqueiro. Os barcos dos empresários lagunenses passam direto pela boca da barra em busca de outros portos. Uma situação complicada, que continua ignorada pelas autoridades da Laguna.
 
 
 
CORRIQUEIRO
O Diário Oficial da Prefa não mente. São cada vez mais comuns os atos de Revogação de Editais de Licitação. Medo do Ministério Público?
 
 
 
FIM DA PICADA
Atletas olímpicos australianos que estarão no Rio, trarão na bagagem, preservativos especiais. São camisinhas que evitam o vírus da Zika. Dúvida atroz. Como transar com uma bela garota brasileira, usando camisinha que impede a picadura?
 
 
 
APUNHALADO
Na Rádio Garibaldi, respondendo a uma pergunta feita por Onildo Correa, sobre a coligação que o elegeu, prefeito Everaldo disse, que não havia nada a lamentar, a não ser a atitude de alguns, que o apunhalaram pelas costas. Estaria ele, referindo-se ao presidente da Câmara, Roberto Alves (PP), que inclusive instaurou Comissão Processante com o objetivo de afastá-lo do poder?
 
 
 
CORPUS CHRISTI
Talvez uma das mais belas manifestações religiosas de nossa santa terrinha. Tapetes maravilhosos, feitos com carinho e fé, ornamentavam as ruas de todo o atual Centro Histórico. Famílias inteiras participavam dos trabalhos. Como matéria prima usava-se, principalmente, serragem colorizada, areia da praia, pó de café, conchas de mariscos e tampinhas de garrafas cobertas com papel prateado. Galhos de cedro e frutos da aroeira eram indispensáveis. Na Praça da Bandeira (República Juliana) os trabalhos pareciam obras de arte esparramadas pelo chão. Em determinados pontos das ruas, erguiam-se os altares. Belíssimos. 
Com o envelhecimento da população do centro, grupos de jovens assumiram a tarefa, dispostos a manter a tradição. Este ano, culpando-se a buraqueira do saneamento básico, numa decisão extemporânea, decidiram confeccionar tapetes, somente ao redor da Praça Vidal Ramos (Pr. da Matriz- centro). Um precedente perigoso que pode ficar rotineiro. Tomara, que no futuro, não estejamos fazendo tapetes, somente ao redor do chafariz...
 
 
 
PRÉ- REQUISITO
___ Mauro Candemil (PMDB) é candidato. Ele foi visto na Matriz, participando da missa de Santo Antônio, na última terça-feira. Dizem que rezava o responso, à sua maneira, assim: “Se milagres desejais /recorrei a Santo Antônio/ vereis fugir o Everaldo e as tentações infernais...”.
Prefeito Everaldo promete reagir. Vai ser coroinha nas novenas de N.S Auxiliadora, na Roseta, e sacristão na Capela de São Benedito na Vila Vitória.
 
 
 
CORRUPÇÃO
Por causa da corrupção, políticos importantes e das mais variadas siglas partidárias, acabaram nas malhas da justiça. Os corruptos estão por toda parte. E, na Laguna, não é diferente. Todos sabem, embora poucos possam provar que, numa eleição para a presidência da Câmara, cada voto vale uma pequena fortuna. O fato narrado a seguir, ocorreu em Laguna, décadas atrás. Eleição na Câmara, votos disputados pau a pau. Vereador X aceitou vender seu voto por quinze mil reais (valor atualizado). No dia da eleição cada voto já valia muito mais.
___ Que tal companheiro, o acerto está mantido?
___ Claro, respondeu o Vereador X, eu não sou corrupto, tenho palavra, seu eu vendi por 15 mi, está vendido e ponto final.
Se o candidato lhe oferecer dinheiro pelo voto é porque ele é corrupto. Todo corrupto tem rabo. Dê-lhe o troco. Fique com a grana e espiche o rabo dele.  
 

—————

Voltar