21mar15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

20/03/2015 10:19
Alimentação dos Pequenos
A fase inicial da formação dos hábitos alimentares se dá na infância, e para que isso aconteça de forma positiva é de suma importância que boa parte da família esteja envolvida. Principalmente os pais, já que o exemplo nesse caso é fundamental.  
Cobrar por uma alimentação mais regrada e saudável não é solução se acaso os familiares não dão o bom exemplo. Muitos pais exigem que seus filhos não consumam doces, balas, refrigerantes, mas quem é que compra esses alimentos? Geralmente crianças menores não têm autonomia para irem ao mercado e deixar essas tranqueiras  dispostas na dispensa. Vale lembrar que os pequenos vão comer sempre observando o que os pais consomem.
Infância é a melhor época para interferir nos hábitos alimentares. Uma dica é levar a criança a uma feira, estimular para que toque e sinta a textura e até mesmo o aroma de diferentes frutas e vegetais. Ou se houver espaço, ter uma horta em casa e estimular a criança a  plantar e acompanhar o crescimento de algumas hortaliças. Essas são estratégias para garantir uma boa educação alimentar.
Se a criança puder acompanhar o preparo de determinado tipo alimento, principalmente aquele que sentiu a textura e o aroma na feira, ou aquele que plantou e acompanhou o crescimento na horta, com toda certeza será estimulada a consumi-lo. Uma sopa de legumes, um suco de frutas enriquecido com vegetais, uma salada de frutas, um sanduíche natural recheado  com hortaliças ( alface, cenoura crua ralada, tomate), são opções para influenciar nos hábitos alimentares desses pequenos.
Não se rendam a birras, jamais troquem uma refeição principal por guloseimas, maneiras simples podem beneficiar a saúde de nossas crianças, principalmente na troca dos alimentos dispostos a mesa. Quanto mais colorido e nutritivo melhor. Não é complicado quando estamos dispostos a mudanças, principalmente quando trata-se de qualidade de vida.
 
Filhos não te escutam... Eles te olham, te imitam... Então seja o exemplo (Autor Desconhecido)
 

—————

Voltar