21nov15 - Comunidade (por Munir Soares)

20/11/2015 07:45
A NOVA CANAÃ
Ele surgiu como um messias, disposto a acabar com a praga petista, e levar seu povo, através do Mar Vermelho até à terra prometida. A travessia, através do deserto, foi muito pior do que se esperava. Cobras e lagartos surgiram pelo caminho. O dinheiro foi ficando curto. Fariseus e saduceus fomentaram as discórdias. O povão, já meio descrente, chegou a pensar, até, em caçar o cajado do seu líder. O momento é de dúvidas e de incertezas.
Epístolas. Carta da Regina (rainha) ao povo da Babilônia - 14.11.15. Pior do que as pragas de sapos e de gafanhotos é a falência do sistema municipal de saúde. Nosso hospital, sobrecarregado, e sem denários vai diminuir o atendimento da “Emergência”.
CARTA do rei da Babilônia aos seus súditos. 15.11.15. Nosso hospital é como o poço de Jacó, não tem fundo. E, meus seguidores, folgados, ficam esperando que o maná caia do céu.
 
Atos dos Apóstolos
Azomar, profeta sindical, convoca seus adeptos e diz:
___ Ide, por todas as ruas e vielas e propaguem sua insatisfação e revolta. E, assim, foi feito, porque, assim, estava escrito: a messe laboriosa merece a paga por seu trabalho.
A manifestação, mesmo sendo ordeira e pacífica, botou por terra as muralhas de Jericó.
 
EVANGELHO segundo Everaldo
___ Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Como Madalena arrependida, rei Everaldo pediu perdão por suas palavras proferidas num momento de instabilidade emocional.
 
EVANGELHO DO PERDÃO segundo Azomar, o profeta sindical
___ PAI, perdoai-o, ele não sabe o que faz!
Passada a tempestade, peregrinos chegam ao BAR-rabás com novidades. Falam de uma possível insurreição urdida por Fariseus e Saduceus contra o Rei da Babilônia, de olho na eleição para o Sinédrio (Câmara).
___ Rei Everaldo será crucificado?
___ Você, ainda, acredita em sua ressurreição?
 
 
 
A PROFECIA
Oráculos da Justiça prenunciam bons augúrios. Consórcio da ponte deverá pagar o dízimo. Dinheiro de impostos, perdoado por lei do governo anterior, poderá retornar à arca do tesouro municipal. Caso a profecia se concretize, que Sua Majestade babilônica, ponha a cabeça no lugar e aplique a grana, no lugar devido, pois errar é humano, mas persistir no erro é burrice, no caso, crime e contra o povo. Que assim seja, amém! 
 
 
 
EVENTOS NA TERRINHA
O Moto Laguna já está em sua 18ª edição. Sucesso absoluto.
Poderemos ter, ainda este ano, a 1ª MOTONÁUTICA ANITA GARIBALDI a ser realizada no complexo lagunar. Não se trata de competição náutica, mas de um passeio pelas lagoas. Lanchas, Jet-ski, barcos, a vela e a remo, colorindo a lagoa, trazendo turistas, movimentando a economia local. Secretário de Turismo, Henio Cardoso adotou a ideia. Reunião com organismos, que protegem os botos e o meio ambiente como um todo, já aconteceu na semana que passou. Que haja entendimento, e que o empreendimento náutico navegue de vento em popa. 
 
 
 
BRINCADEIRINHA
Dizem, que durante a reunião com Nilson Algarves e Paulinho da Radioelétrica, responsáveis pelo Moto Laguna, secretário de turismo, Henio Cardoso teria feito uma estranha exigência, fiscalizar o atendimento gastronômico, não quer ninguém comendo “Batatinha”...
 
 
 
INCIDENTE EM PARIS
Casais lagunenses estavam passeando em Paris durante o criminoso atentado terrorista, que tirou a vida de tantos inocentes. Dizem que, ao passar por um posto de controle, o Rubão foi detido. No seu passaporte estava escrito – Rubens, filho de Aladim. Ora, Aladim é personagem das Mil e uma noites, obra prima da literatura árabe. Esposa Marilda, dizendo-se católica praticante, catequista da paróquia de Santo Antônio dos Anjos, Laguna SC, Brasil, mostrou documento da referida paróquia. 
___ Veja, disse ela, é assinatura da dona Salete, coordenadora. Acho que ela deu catequese até para o Menino Jesus.
Foram liberados.
 
 
 
CADÊ O CAMARÃO?
Acabou o defeso, mas o camarão continuou sumido. O pouco que apareceu nas bancas, tamanho médio foi vendido, com casca, a R$ 27,00 o kg. Conforme boletins da Polícia Ambiental foram confiscadas quase 150 redes de pescadores, que estavam capturando camarão, durante o período de defeso. Temos em Laguna, Colônia de Pesca, Escritório do Ministério da Pesca, Secretaria Municipal da Pesca, Curso Superior de Aquicultura e Pesca, Polícia Ambiental, Fundação Municipal do Meio Ambiente e mais um Terminal Pesqueiro. Não estaria na hora, de uma ação conjunta, em busca do camarão perdido?
+ Perguntas insistentes:
___ Qual a produção anual de camarão em nosso sistema lagunar?
___ Qual o montante de crustáceo vendido durante a proibição da pesca?
 
 
 
COISAS DO TEMPO DO BIRRO E DA CUECA DE BOTÃO
Paulo Carneiro, médico-cirurgião, era um cidadão respeitado, e quase adorado por gente de todas as camadas sociais. Deus no céu, e Paulo Carneiro na terra. Pessoa, realmente, encantadora e carismática. Na época do acontecido, Paulo Carneiro era prefeito da Laguna. Um servidor, recentemente admitido na Secretaria de Obras, havido sido líder sindical. Com reuniões frequentes, botou na cabeça da peãozada, que era hora de uma greve por aumento de salário e melhores condições de trabalho. A turma foi na lábia do sindicalista e a greve foi marcada.
O pessoal seguindo o líder caminhou em direção à residência do Prefeito Paulo Carneiro (onde, atualmente, é o Cartório de Registro de Imóveis de seu filho). O sindicalista, que não conhecia o poder do prefeito sobre a massa, ao ser recebido pelo alcaide foi logo dizendo:
___ Doutor NÓS estamos aqui...
___ NÓS, quem?
Ao olhar em volta o líder viu que estava só. Seus liderados haviam desaparecido, escafederam-se pelas ruas transversais. E, assim, terminou, antes de começar, a primeira greve na Prefeitura da Laguna
 
 
 
SEGUNDO CASO 
A prefeitura funcionava no andar superior do Mercado Público. Praticamente três funcionários comandavam o setor burocrático da Administração. O Secretário Geral, tesoureiro e o contador. Secretário José Duarte e tesoureiro Haroldo Andrade serviram a inúmeros prefeitos. Cargos quase vitalícios. Salário em atraso é um velho fantasma, que já assombrou administrações passadas. Naquele ano não foi diferente. Servidores nervosos, atentos a toda informação, por isso, quando o radialista João Vicente noticiou a viagem do prefeito e do tesoureiro a Florianópolis as esperanças se renovaram.
___ Foram buscar dinheiro.
Quando o tesoureiro saltou do carro, já encontrou a escada de acesso ao segundo piso, apinhada de gente. Teve que caminhar entre eles, com quatro pacotes, retangulares, bem amarradinhos, seguros debaixo dos braços. Já próximo ao último patamar, Haroldo escorregou, e os pacotes rolaram escada abaixo, espalhando sabão para todos os lados. Sabão em barra, que o Haroldo comprara, aproveitando promoção. Decepção. O pessoal voltou ao trabalho, espumando de raiva. Bolhinhas de sabão. Na semana seguinte, o salário foi pago, na boca do caixa. 
 
 
 
AMIGO DA ONÇA?
Prefeito Everaldo e irmão Antônio fizeram a campanha juntos. Após a eleição teria deixado o mano, de lado.
• Leonardo Paschoal era seu braço direito. Unha e carne. Respondeu por mais de uma Secretária, ao mesmo tempo. Ao primeiro sinal de instabilidade administrativa, Everaldo mandou o amigo para a guilhotina.
• Era comum vê-los juntos, fiscalizando obras no Centro Histórico, Everaldo e a Secretária do Planejamento, arquiteta Grazielle Sitônio. Esta semana outro engenheiro, Godinho assume a secretaria, e Grazielle fica de assessora.
• Luiz Rezende, Secretário de Finanças, homem de confiança desde o início da gestão Everaldo. Esta semana Rei Everaldo teria nomeado novo Secretário Adjunto da Fazenda, uma técnica importada da grande Floripa.
O que estará acontecendo na corte da Babilônia?
 
 
 
BOTO NA PRAÇA 
Estátua do boto já foi colocada ao lado da Praça Seival. Inauguração na próxima semana. Belo trabalho em fibra náutica.
___ Resistirá ao vento nordeste e ao rebojo? 
Com certeza, caso contrário teremos o boto voador.
 
 
 
O RAY-BAN DO EDÉSIO
Toda vez que o Edésio viaja para a capital federal, alguma coisa acontece na área política ou administrativa. Ao estrear seu legítimo par de óculos Ray-Ban, sucesso nas redes sociais, provocou confusão na imprensa. Foi confundido com o ex-ministro José Dirceu. Jairo Chede, proprietário do “Chedão”, despeitado, diz que o tal óculos é falso, comprado no balaio da Barraca da Dona Bela.
 

—————

Voltar