22ago15 - Comunidade (por Munir Soares)

21/08/2015 09:47
DEU A LOUCA NO REINO DA BABILÔNIA - PRIMEIRA PARTE
Respaldado na Audiência Pública, monarca Everaldo envia à Câmara dos Lordes projetos alterando artigos do Plano Diretor. Aprovados por maioria. Estava aberta a porteira, para a construção de prédios de 25 a 30 andares, na orla das praias. Vitória do nobre presidente engenheiro Roberto Alves. Mais tarde, possivelmente, acatando orientações do Ministério Público, Rei Everaldo, monarca da Babilônia, faz o inusitado, pratica o haraquiri, e discordando da decisão da Câmara VETA o seu próprio projeto. Estaria Sua Excelência, desafiando o presidente Roberto Alves?
Na Câmara seriam necessários NOVE votos, para derrubar o VETO do prefeito. Dois terços da Casa. Com, apenas, CINCO votos, os VETOS do prefeito seriam mantidos, mas foi, aí, que se consumou a comédia pastelão. Toda a bancada do Rei, exceção do Dudu Carneiro, votou a favor do Presidente da Câmara, e derrubou os VETOS de Sua Majestade Everaldo I.
Até o vereador KEK, por “razões que a própria razão desconhece,” sumiu do recinto durante o processo de votação. Seu voto não mudaria o resultado, o quorum de dois terços já estava assegurado.
A meia dúzia de fofoqueiros, que fomenta o ti-ti-ti das ruas, garante que o Rei jogou para a torcida. Deu uma de João sem braços, tirou o seu da reta, para ficar de bem com a sociedade, Ministério Público e, principalmente, com o Roberto Alves. Lavou as mãos, como Pilatos e, como Salomé, entregou de bandeja, o prato feito nas mãos do Presidente da Câmara.
 
 
 
DEU A LOUCA NO REINO DA BABILÔNIA - SEGUNDA PARTE
A instalação do “MERDÃO” ao lado do Mercado, cuja obra deve ir até o fim do ânus provocou mudanças radicais no trânsito da cidade. A obra mais importante na cidade é a do Esgoto Sanitário, mas ninguém entende porque abrem várias frentes de trabalho, ao mesmo tempo. Inicia-se uma, antes de terminar a outra. No Magalhães, sentido Mar-Grosso/Centro o trânsito foi desviado para uma rua estreita, de mão dupla, e com veículos estacionados dos dois lados. Um aperto. E o verão está chegando!
Durante a semana, ao retornar de Brasília, Sua Majestade recebeu a carta-bomba enviada pela vice-prefeita Ivete Scopel, com uma série de “considerandos”, mágoas e denúncias. Unilateralmente, deixa a coligação que elegeu o prefeito. Sua Alteza deve desconsiderar os considerandos. Com ironia, disse não saber a que a vice estava renunciando, pois ela não havia largado o osso. (Salário?)
___ Coincidência, disse o prefeito, alguns dos considerandos pareciam pinçados do sumido jornal “Babilônia News”.
A batalha está, apenas, começando.
 
 
 
O IMPÉRIO CONTRA-ATACA
Houve sobressalto quando autoridades civis e militares invadiram o prédio onde está localizado o gabinete do Rei da Babilônia.
___ Algum golpe de estado? O Rei abdicaria do trono? Duelo entre Everaldo e Ivete?
Na realidade, Everaldo e seu Estado Maior davam as boas vindas aos comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha e lideranças civis, da Acil, CDL, Sincaval, Lions Club, Rotary, para o ato de assinatura de Ordem de Serviço, para a construção do novo quartel dos Bombeiros, na entrada da cidade. No mesmo ato, Sua Excelência teria anunciado início da obra do Parque da Pedra do Frade, e o empréstimo para construção da estrada Bananal/Madre. A dezoito meses do fim do mandato seriam estes empreendimentos, os mais importantes, com o DNA do prefeito Everaldo.
Um gabaritado profissional da Imprensa de Tubarão estaria ocupando espaço, na Sala do Trono, como novo Chefe de Gabinete (Blog Valmir). Qual seria sua missão principal? Dar uma lapidada na imagem do Rei, tão desgastada nos últimos meses? É isto aí, o bom jogador sempre tem uma carta na manga.
 
 
 
GARI COMUNITÁRIO
Destaque nas redes sociais a atuação do Bito, espalhando Brita na esburacada e poeirenta quadra da rua Raulino Horn (em obras). Esta semana, Bito recebeu a visita do barbeiro Atanásio, com atelier na mesma quadra, do “lado direito, da Rua Direita”.
___ Bito, com tua vocação de Gari Comunitário não poderias espalhar um pouco de brita defronte a minha Barbearia?
___ Muita poeira?
___ Não, mas está coberta de conchas de sambaqui.
___ Sinto muito Atanásio, por enquanto, não vou botar nada nas tuas “CONCHINHAS”. 
 
 
 
RETALHOS DO COTIDIANO
 
 
MINHA TOCA, MINHA VIDA
Após entrega dos apartamentos do Condomínio Henrique Paes de Medeiros, prefeito poderia, aproveitando a buraqueira da cidade, lançar o projeto “Tatu – Minha toca minha vida” com verba do Ministério do Meio Ambiente.
 
 
 
7 DE SETEMBRO
Por causa das obras no Centro, este ano o desfile do Dia da Pátria poderá acontecer pela Rua 13 de Maio.
___ Naquela ruela? 
___ Ninguém poderá se mexer.
___ Este é o propósito. Teremos uma “PARADA” cívica.
___ Mamãe, baleia voa?
___ Não meu filho, baleia é um animal marinho.
___ Então, por que dizem que a Apa da Baleia Franca é contra os cata-ventos da usina eólica?
 
 
 
TIME DE SUPLENTES
Agora é oficial. Sargento Silva Bombeiro assume a presidência da Câmara. Com o pedido de afastamento do Roberto Alves nossa Câmara passa a funcionar com quatro suplentes.
O suplente Peterson Crippa da Silva (PP) assume a vaga do vereador Roberto Alves (PP), que se licenciou para tratar de assuntos particulares, até o dia 30 de setembro. A posse foi dada pelo presidente em exercício Antônio da Silva (PR)
 
 
 
BAFÔMETRO LEGISLATIVO
Certa ocasião, num município vizinho, vereador entrou com pedido para instalação de um bafômetro na Câmara de Vereadores. Imaginem em nossa Casa Legislativa, um edil que tenha abusado da “mardita” e resolva pedir aparte a todo instante.
___ Senhor presidente estou preocupado com a poluição de nossas lagoas e rios. A pirita mata nossa fauna aquática. Nosso camarão está desaparecendo.
Primeiro aparte:
___ Eu, elevado a categoria de “gambá” da edilidade, proponho que se implante no município, projeto de minha autoria, que prevê a criação de “PITU” em cativeiro. 
Melhoramos a economia municipal e trocamos a PIRITA pela BIRITA...
___ Senhor presidente, apresento requerimento dirigido ao senhor prefeito, pedindo providências. 
Nossas ruas estão cheias de buracos, nosso alcaide parece um tatu, como gosta de buraco...
Segundo aparte:
___ Tatuzinho, me abre a garrafa e me dá um pouquinho.
Nosso partido, senhor presidente, está aberto ao diálogo. Aceitamos fazer coligação...
Terceiro aparte:
___ Por favor, peço dois dedinhos de prosa. Ic!Ic!... Eu prefiro chapa pura PURINHA...
Nosso partido é pequeno, mas vamos lançar candidato a prefeito, pra vencer...
Quarto aparte:
__ Então, é melhor trocar o nome do partido para São João da Barra, o conhaque do milagre.
Nobres colegas, a agricultura está abandonada pelo governo federal...
Quinto aparte:
__ Apoiado, ic... a caipira necessita de mais apoio. Um brinde ao “pé-de-cana”.
Devemos ir a Brasília reivindicar ajuda financeira...
Sexto aparte:
___ Ic... uma “Boa Ideia”.
___ Nosso avião fará, apenas, uma escala em Guarulhos...
Sétimo aparte:
___Eu, ic... prefiro “VIRA COPOS”.
Terminada a sessão, a turma foi para um bar nas vizinhanças tomar uma saideira por conta da Casa, isto é, no Bafo...
 
 
 
ENCONTRO
Entre as palmeiras do jardim Calheiros da Graça, o encontro foi casual. Darci Correa, Paloma Canhola e padre Itamar Faísca. O que tinham em comum: futebol. Paloma é de uma família de futebolistas. Darci é remanescente da época de ouro do futebol lagunense. Craque do Barriga Verde, companheiro dos irmãos Figueiró, Eutálio, Dalmo e outros. No futebol de salão defendeu o “Bola Branca” time que tinha como zagueiro o ex-prefeito da Laguna, Mário José Remor. E, o padre Itamar, também, gostava de peladas? Isto é segredo de sacristia. Padre Itamar é tio do Dalmo Faísca um dos melhores goleiros que vimos jogar.
 
 
 
MUDANÇAS NA SDR
Robson Caporal deixa de ser o Secretário Regional. Em seu lugar assume, imediatamente, o engenheiro Mauro Candemil PMDB, com respaldo do Governador Colombo e total apoio do vice-governador Eduardo Pinho Moreira. Prefeito Everaldo pode colocar as barbas de molho, pois o Candemil veio para ser candidato a prefeito da Laguna.
 

—————

Voltar