22ago15 - Pelas Colinas (por Ednilson Perdoná)

21/08/2015 09:44
DIOCESE DE TUBARÃO 60 ANOS
Em Santa Catarina, a Diocese de Tubarão celebrou no dia 15 de agosto, na Praça da Catedral, o jubileu de 60 anos de instalação, no Regional Sul 4. A comemoração contou com a presença das 28 paróquias com seus padres, religiosas, lideranças, movimentos, pastorais e organismos que integram essa Igreja Particular. Fizeram-se presentes ainda, os bispos que já estiveram à frente do pastoreio desta porção do Povo de Deus: Dom Osório Bebber, Dom Hilário Moser (bispo emérito de Tubarão), Dom Jacinto Bergmann, Dom Wilson Tadeu Jönck e o bispo diocesano de Tubarão Dom João Francisco Salm. Representando os bispos filhos da Diocese, esteve presente Dom OnécimoAlberton – bispo de Rio do Sul (SC).
Na ocasião, Dom João Francisco Salm, ressaltou que a celebração dos 60 anos “é um momento de Evangelização muito intenso e significativo, sendo também fonte de entusiasmo para todo o Povo de Deus”. 
No mesmo dia foi apresentada aos diocesanos a Catedral Diocesana que passou por uma grande reforma interna. O Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wiilson Tadeu Jönck, que foi o 5º bispo de Tubarão, destacou que a “Catedral ficou muito bonita e bem apresentada. Na Igreja de Tubarão há muita vida e de fato se merecia essa bonita obra de arte”.
A Diocese de Tubarão foi desmembrada da Arquidiocese de Florianópolis. O mentor da criação da mesma foi Mons. Bernardo Peters que, em 1954, por ordem do então Arcebispo de Florianópolis (SC), Dom Joaquim Domingues de Oliveira, reuniu as primeiras documentações necessárias.
A semente germinou e floresceu. Assim a Diocese de Tubarão foi criada, pelo Papa Pio XII, com a Bula Pontifícia: “VigetUbique Gentium”, datada de 28 de dezembro de 1954 e instalada, solenemente, em 15 de agosto de 1955, quando Dom Anselmo Pietrulla(hoje falecido e sepultado na cripta da Catedral Diocesana de Tubarão) assumiu como primeiro Bispo Diocesano. (Pe. Rafael Uliano, Assessor Diocesano da Pascom)
 
 
 
CNI
Luiz Legnani, Orleans, é o novo Presidente do Conselho Nacional do Idoso, com sede em Brasília. Representa a sociedade Civil, nos representa neste Conselho que pensa estratégias e projetos de ações na valorização do momento atual e que nos aguardará quando a esta fase da idade chegarmos. Bom trabalho, Legnani!
 
 
 
IMPOSTOS
Para que mandar tudo para o Governo Federal que cobra e gasta erroneamente muito mais nossos pesados tributos, Impostos, quando parte deste dinheiro pode ser declarado e ficar no município para aplicar em projetos que insiram nossas crianças e adolescentes em ações que evitem chegar a triste marginalidade social, realidade atual. Para isso, ao prestar contas de seu movimento econômico, destine parte deste dinheiro ao FIA (Fundo para a Infância e Adolescia) e acompanhe seus investimentos em projetos que auxiliem nossa realidade social ser melhor em nosso município. Focando esta realidade, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, estiveram com o Unibave focados em debates e Fórum de discussão sobre a realidade e o futuro das crianças e adolescentes no seu alinhamento a políticas publicas de formação cidadã. Parabéns a todos e ao presidente do CMDCA, Eduardo Vieira Antunes, pelo empenho com seus membros para com esta ação.
 
 
 
AGRADECIDO
Obrigado aos que nos apontaram na pesquisa, ‘Troféu Lussa Librelato’, nas condições de Radialista e Jornalista em Orleans. Muito obrigado pela lembrança e Deus os recompense. Reconhecimento apenas nos impõe mais comprometimento com as atribuições profissionais na manutenção do exercício com Credibilidade.
 
 
 
PRESENTES
Três presentes em um final de semana. Ser parte e agente de Comunicação no dia dos 60 anos de criação da Diocese de Tubarão, em Tubarão e degustar um delicioso almoço com irmãos de fé e animadores da evangelização de nosso povo. Obrigado! Ser o Mestre de Cerimônia de Outorga de Grau Unibave, Direito. Obrigado pela credibilidade e reconhecimento! E em Treze de Maio, com jovens estimulados a serem portadores da evangelização, em 25 anos, a primeira vez na animação litúrgica e musical da Missa da Festa de São Roque, padroeiro da comunidade de origem da minha esposa Anita Carara de Pieri Perdoná. Por isso, dou Graça a Deus. Não somos o projeto, mas a realidade da humilde atribuição de ser um Missionário Católico Leigo a serviço do povo de Deus num animado e permanente caminhar nas pegadas de Jesus Cristo.
 
 
 
R$ DEMAIS
Quatro milhões para resolver o problema da SC 390, perto de Orleans, onde tem um frequente desmoronamento de areião e pedras que por muito já não fez vítimas mais graves em acidades provocados por uma concretização de um projeto...? Meu Deus, até quando. Porém, repito e sempre que necessário, direi, não tirem os méritos do vereador Geada e apoiadores no reconhecido empenho pela concretização desta necessidade desenvolvimentista que fazia mais de 30 anos era reivindicação e anúncio em palanques de várias campanhas eleitorais. O certo nunca precisará ser escondido, pois um dia aparecerá.
 
 
 
EM MISSÃO
Dê asas divinas a seu claro desejo de evangelizar. Para isso o Recanto Tia Benta e Pe. Santos, passa agora para mais um passo importante. As atividades de calendário: Carnaval da Paz, Recanto João, Recanto Primavera, prosseguirão com suas atividades e ainda em 2015, serão mais disponibilizados os serviços de ouvir o povo e visitar as famílias, o SER MISSIONÁRIO LEIGO CATÓLICO. Partilhar com alegria e encantamento a experiência de Deus em nossa Vida com a Palavra de Deus e sua misericórdia no amor aos irmãos, ganha mais força. Deus, a família e a você, obrigado, pois em cinco anos, exatamente 32 famílias foram ouvidas e orientadas para o bem e a participação nas atividades de suas comunidades. Essa limitação deve-se ao fato de as pessoas nos buscarem, mas não nos encontrarem no Recanto, pois vivemos mais Orleans. Obrigado Senhor por me amar e te deixar amar, sempre, especialmente no serviço aos simples, pois simples, mas encantador é teu Ser e tua Palavra!
 
 
 
NA 106 FM
Vem aí mais uma promoção 106 FM para incrementar suas vendas, empresário de negócios, e mobilização da região na programação mais ouvida em Orleans, seguindo os números de várias e recentes pesquisas.
 
 
 
ATÉ QUANDO?
Segue a sina dos animais. Pobres animais. Só de uma vez três apareceram mortos no Barro Vermelho em Orleans. Seu final de Vida é esse queres ter? Nunca. Então Viva e deixe os animais Viverem! Cada um que cuide do seu, isso já bastaria e é uma grande contribuição. Triste, mas me obrigo a pensar que quem tem tal atitude contra um animal (gatos, cães...), o que não tem dentro de si e que não é capaz de fazer contra o próximo. Pense!
 
 
 
SEM O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
Treinamento para superar ‘esse medo’ com técnicas de comunicação, começa as atividades em Setembro. Para mais informações, 9807-2921. Também tenho condições técnicas de prestar o trabalha em sua comunidade. Organize-se e nos contate. Perca o Medo de falar em público. Somos um auxiliar que faz a diferença para i ‘esse medo’, que parece invencível.
 
 
 
FORAM 12 OUTORGAS
Ter sido o Mestre de Cerimônia de 12 Outorgas de Grau Unibave em 2015, foi gratificante. Se em algum momento, não correspondi, peço compreensão e agradeço ao Reitor Élcio Willemann com toda sua equipe de profissionais Unibave e acadêmicos. As equipes de formatura e as empresas contratadas por algumas turmas de graduados, igual muito obrigado. Obrigado pela oportunidade e valorização. Nas falhas? Apontem e me ajudem a corrigi-las.
 
 
 
IMAGENS DA SEMANA
Obrigado pela leitura. Uma abençoada semana e até a próxima edição!
 

—————

Voltar