22ago15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

21/08/2015 09:43
Dominando o Stress!
Corre-corre do dia a dia, stress no trabalho, brigas no relacionamento, discussões em casa, em diversas situações, quando nos deparamos com os nervos a flor da pele, para muitos, a solução seria comida, muiiiitaaa comida...  no final do dia esconder-se atrás de um belo prato ou se dar ao direito de se entorpecer de açúcar, resultando em uma possível dependência de doces ou numa compulsão alimentar.
 Aí que mora o perigo...  Esse não é o caminho mais correto a se seguir, porque, geralmente quem anda estressado, libera uma bomba de cortisol, fator que influencia no ganho de peso e aumento da gordura visceral. Resultando em uma bola de neve de frustração, isso porque, quem passa por intensos momentos de stress, pode estar propenso a crises de ansiedade e depressão, e a insatisfação com o próprio corpo aumenta, prejudicando ainda mais a situação.
E como controlar esse stress todo?  Para controlar essa fome exagerada, vai muito além de respirar fundo, é preciso fazer com que o organismo libere serotonina, o hormônio responsável para aumentar a sensação de bem estar.
E para quem está a fim de liberar serotonina de modo saudável sem entulhar o organismo de alimentos ultraprocessados, gordurosos e repletos de açúcares a dica é caprichar na hidratação, 6 a 8 copos de líquidos ao dia, melhorar o consumo de frutas, 3 a 4 porções ao longo do dia, melhorar a ingestão de alimentos fontes de vitamina do complexo B, como aveia, banana, lentilha, espinafre e gérmen de trigo.  Outra tática seria aumentar o consumo de leite e seus derivados, pois, liberam triptofano que está ligado diretamente a produção do hormônio da alegria.
 E uma recomendação, não menos importante é a prática de exercícios físicos um ótimo aliado ao bem estar, pois, irá propiciar tranquilidade e euforia sem o peso na consciência de ter devorado uma caixa de bombom, por exemplo!
Então, se o dia foi agitado e bem estressante não adianta compensar o stress todo com tranqueiras, porque além de nocivas ao organismo, são consumidas de modo exagerado refletindo num ganho de peso desnecessário, fica a dica!
 

—————

Voltar