22jan11 - Cricri (por Salmon Flores)

21/01/2011 19:17

Falta ação

Entra ano e sai ano o município de Orleans padece com as fortes enxurradas. Depois que assumiu a atual administração já foram várias vezes que pessoas, na sua maioria carentes, sofreram com casas destelhadas e alagadas e a única coisa que o poder público faz é

decretar estado de Emergência. Então, recebem recursos que são utilizados sabe-se lá para que. Será que não poderiam ver os pontos falhos e fazer investimentos em obras para evitar esses dissabores? Em outros casos dizem que aplicaram certinho o dinheiro, mas com material de qualidade discutível. As autoridades maiores deveriam fazer um investigação criteriosa para ver o que está ocorrendo. Deixa os vereadores voltarem. Quem sabe a presidente Lela Padilha abra uma CPI para investigar isso. Deve descobrir coisas do arco da velha. É ver para crer.

 

Puxa-saco

Pois o genro de um prefeito do alto-vale, um moleque que mal saiu dos cueiros e ainda fede a xixi, tem uma coluna em um jornal do Sul do estado, por certo apadrinhado pelo alcaide, anda botando as garrinhas de fora e clamando por ética em sua coluna naquele veículo. O tal sujeitinho, diz que alguns jornais utilizam notas dele como pauta e não citam a fonte e outros falam dele com apelidos pejorativos. Parece que só ele sabe tudo! Mas o que ele quer mais? Já mandaram ele prá correr de uma rádio da Cidade das Colinas e agora vive a expensas do sogro, com empreguinho na prefeitura.  Aliás, por sinal, pode perder em muito breve, pois está na mira do Ministério Público. Vai lavar tua boca primeiro e pare de pregar moral de cueca.

 

Criança Morre Esmagada por trator agrícola

Um acidente grave que resultou na morte de uma criança de apenas três anos de idade gerou comoção na zona rural de Orleans, na localidade de Rio Carlota. Identificado como Mateus Ferreira, a criança estava em cima de u m trator quando sofreu uma queda. Familiares disseram a PM de Orleans que a vitima, em companhia de outra criança, se aproveitou de descuido dos adultos e subiram no trator e acabaram liberando o freio da máquina que entrou em movimento e desgovernou. A máquina acabou tombando sobre Mateus após chocar-se contra um barranco. A outra criança saiu ilesa do acidente. A vítima foi encaminhada pelos próprios familiares para o Hospital Santa Otília de Orleans, sendo que ao chegar na unidade hospitalar a criança já encontrava-se sem vida.

 

Pepê x Ponticelli

Ninguém sabe com exatidão, o tamanho da possível ruptura entre o deputado Ponticelli e o vice Pepê. São disparadas as maiores estrelas do PP e isso não é bom. Mas só na terça-feira (25), eu terei com precisão, a verdade de tudo o que rola neste relacionamento. 

 

Inoperância

O Brasil é mesmo um país que ampara ilegalidades. E Santa Catarina também. Esse episódio da Câmara de Laguna, que está se transformando numa verdadeira novela mexicana, que não acaba nunca, graças à inoperância do Ministério Público local, merece atenção de autoridades maiores. Atenção Corregedoria do Ministério Público: O que está havendo em Laguna?

 

Excessos

Ainda sobre a Câmara de Laguna... A vereadora Nega está em situação como cassada pelo TSE, aguardando o transito em julgado.Ou seja, aguarda a manifestação, embora tenha entrado com recurso que não foi aceito. Não tem mais como fazer embargos ou liminar para mantê-la no cargo, mesmo buscando amparo ao Supremo Tribunal Federal. Ela ocupa cargo em comissão na CODESP, uma sociedade de economia mista. Também é ilegal essa prática. Não existe mesmo ninguém para impor Lei naquele município. Infelizmente.

 

Cadê o MP

Não tem Ministério Público em Laguna. A eleição de Ronaldo Kfouri já foi fruto da imoralidade, num amplo contraditório. Não teve convocação dos vereadores, não tinha quórum mínimo. Só cinco estavam na casa. Ronaldo cassado, Nega cassada e todos fluentemente ocupando espaços na Casa do Povo. Segundo algumas fontes, Ronaldo Kfouri cumpre expediente todos os dias na Câmara. Outra imoralidade, diz respeito à assunção do novo jurídico, ex-prefeito de Imarui, Pedro Roussenque. Ele consta na lista da ficha suja, relação do Tribunal de Contas do Estado de SC do ano passado. Não só foi contratado, como incluso na folha de pagamento. Tive, tenho e pretendo continuar tendo respeito e admiração pela figura talentosa e ilustre da Dra. Elizabete, mas essas coisas precisam de um basta em Laguna. Nesta Legislatura, alguns vereadores são citados até em blog com pseudônimo de falcatruas, outros processados pela Justiça Federal, cassados, afastados, mandatos  questionados, etc... Por menos que isso na TV a gente já viu tantos vossas excelências saírem algemados por este Brasil afora. 

 

Barba, cabelo e bigode

Mais conhecido como tesourinha por pequeno delito de se locupletar de uma tesoura e um aparelho de barbear num supermercado, determinado radialista na região, anda por aí pregando moral de cuecas e falando que o jornal A Crítica anda dizendo besteiras. Para deixar claro para esse profissional (?), este hebdomadário tem suas fontes fidedignas e não é por acaso que está há 15 anos, sem faltar qualquer edição, na defesa da informação verdadeira. Não é um devezemquandário, como também possui jornal esse falastração. Muito bonito. Se faz de arrogante e quando lhe pegam no pé vai para a Justiça pedir gratuidade de defesa. Aqui não, cara! Teu “PHAROL” vai mal. Vai procurar a tua turma.

 

Lela

Vereadora Suzelei Brighente Padilha, Presidente do Poder Legislativo de Orleans, em meio aos preparativos para comandar a Câmara, neste terceiro ano da atual Legislatura, enfrentou nesta semana uma pequena Cirurgia dentária na cidade de Criciúma. Lela não abre o jogo, mas vem se aconselhando com um dos maiores escritórios que tratam com o Direito Público. Quer se assessorar bem. Tem aproveitado para ficar longe das questões políticas. Quer uma gestão transparente e sem vícios.  Não pretende ser refém de ninguém e manterá a lealdade  com aqueles pares que lhe permitiram chegar ao importante posto. É adepta a frase: “Porque as mulheres não desistem nunca”. 

 

Caixa Federal

Quero cumprimentar aos dedicados  funcionários da Caixa Federal, Pedro, Fernanda e  Lindomar, pelo dedicado papel que eles cumprem no dia-a-dia no atendimento aos clientes, entre os quais me incluo. Há um ano e meio conheci a Fernanda e o Pedro e de lá pra cá, aprendi a admirá-los, pela dedicação, esforço, cortesia, rapidez e segurança. Ao Pedrão que a partir de hoje (22) entra em férias, meu obrigado de coração. Eu tinha grana (era pouca, mas era meu) para receber e jamais teria descoberto este achado, não fosse à ajuda do Pedro. A Caixa deve orgulhar-se em ter em seus quadros gente dedicada assim. E não foi privilégio meu. Nas vezes que lá passei, pude constatar a enormidade de gente que é atendida com carinho e atenção pelos servidores da agência Centro de Tubarão.

 

Evaldo Tonelli

Nos últimos anos, tenho acompanhado o desempenho do Chefe de Gabinete do prefeito Manoel, o Evaldo Tonelli. A vida é feita de erros e acertos e é por isso que muitas vezes em minha trajetória profissional, procuro ir ao encontro das informações para esmiuçar tudo. Semana passada quando aterisou uma nota sobre uma possível viagem do Evaldo com o Caporal eu disse que o que sabia é que ele tinha uma filha radicada nos Estados Unidos. Para dirimir minha dúvida, fui ao paço municipal, afinal, em dois anos e meio, era minha terceira visita ao prefeito. Fui breve, mas foi uma visita fulminante. Perguntei, ouvi, me esclareci, como também fui solidário. Muitas vezes publicamos e ou, emitimos opiniões erradas. O Evaldo é pai e amoroso como eu e como centenas de leitores. Na verdade ele foi aos Estados Unidos, aproveitando-se de uma promoção, na qual o valor da passagem aérea lhe permitiu viajar ao encontro de sua filha. Embarcou na noite de Natal no Brasil com uma taxa reduzida e só foi visitar a filha, portanto nada de Austrália. O próprio doutor Manoel me relatou tudo. Esse servidor vem enfrentando as mais severas criticas. Se houve erro na condução da Saúde naquele fatídico mês no governo Stüpp, ele está se defendendo. Tem milhares de situações podres ocorrendo em nossa região, e ficam pegando no pé de um ou outro. Bateram no João Fernandes, no Jarrão, no Mauricio, no Léo Rosa, batem em todo mundo. Não tenho procuração para defender o Evaldo, mas algumas coisas bem dirigidas aqui em Tubarão precisam de um basta! O Stüpp, por exemplo, chamavam até de ladrão, lembram? Mas nunca ninguém provou nada. Governou a cidade por oito anos, passou para a história como tantos outros. Arriscou quando brigou com os bancos pela cidade e vez por outra cai na conta da prefeitura recursos que são frutos de sua ousadia.     

 

Os Lambibotas

O deputado Edson Bez deve ter muito lambe botas. Eu não me enquadro nesta lista. Continuo achando que ele fala mais do que faz. Aliás, ouvindo nas “rádias” vossa excelência parece que consertou o mundo. Eu só queria saber se quando ele disse que ia consertar o PMDB, estava incluso a prática de injustiças. A Fabíola Cechinel foi discriminada pelo partido, depois do trabalho fantástico que fez no comando do Henrique Fontes e dizem que tem o dedo ou a mão de um deputado. Seria o BEZ? E a Vera, que conseguiu colocar os alunos do Gallotti na polyposition no vestibular da UFSC? A Escola superou até as badaladas escolas particulares de Tubarão. Como prêmio tiraram a Verinha da Escola. Tudo por apadrinhamento político.   

 

—————

Voltar