22jan11 - Pessoas (por Gladys Helena)

21/01/2011 19:19

 Nomes I

Muitos nomes já pipocam na imprensa como candidatos a vereança no ano que vem. O leitor já comparou sua renda com a de seu vereador?  A partir de 2012 um edil poderá ganhar até R$ 8.900,00. Para cálculos melhores um trabalhador que ganha o novo salário-mínimo de R$ 540,00, terá que trabalhar mais de 17 meses ou seja, um ano e 5 meses para chegar perto do salário de um mês de vereador. Isso sem contar com as benesses dos “legisladores” municipais. Além do salário, eles têm reembolsos, vantagens e traficam influências com o Executivo, conivente ou refém de chantagens. Agora eu pergunto para meus três ou quatro leitores: Sua vida foi afetada em que pelo fato dos vereadores estarem em gozo de férias? Causou que tipo de transtorno? Aliás, grande parte do eleitorado não conhece o papel do vereador e nem o termo “recesso legislativo”.

 

Nomes II

Evidente que a novela dos candidatos está apenas no início. Daqui a pouco será preciso pegar senha para entrar na fila dos pretendentes à Câmara. Poder, empregos, diárias de viagens, status e mordomias assanham as lombrigas.

 

Tomé

Com o deputado Edinho aprovando ou não, o fato é que Fabíola Cechinel teve que deixar a direção do colégio Henrique Fontes (foi transferida para o Thomé Machado Vieira). Muitas vozes defenderam a permanência de Fabíola no maior colégio de Tubarão. Mas a política falou mais alto. A sua defesa foi feita por alunos e pais, que admiravam seu trabalho. Mesmo assim sua permanência, após 8 anos na direção da escola, não foi aprovada pela executiva do partido.

 

Clima

No ano passado, a natureza mostrou sua força em Santa Catarina. Neste ano, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Ainda não se sabe ao certo que cidades poderão sofrer no futuro, mas já se sabe que a tendência é de mais tragédias para os próximos anos. Quem mora em áreas de risco, como por exemplo, no morro na comunidade do Fábio Silva em Tubarão, deve começar a se preocupar. Como diz o ditado, “é melhor prevenir do que tomar remédio”.

 

Surpresa

Na câmara de Laguna, a lógica diz que ser 1º secretário, é considerado cargo como estágio quase obrigatório a quem deseja chegar à presidência da Casa. Ou o cargo passa para quem já foi presidente. Será o Tono a bola da vez, já que ele é o primeiro secretário da nova mesa? Lembram quando o presidente era João Batista dos Santos no biênio 2007/2008? Quem era o 1º secretário? Júlio César Willemann. Que já tinha sido presidente na gestão anterior. No biênio 2009/2010 o presidente Deyvisonn foi secretariado por Ronaldo Kfouri que passou a perna em Everaldo e foi eleito presidente da casa, mas acabou sendo cassado. Quem viver, verá!

 

Polêmica I

O que chama a atenção e entristece nesse episódio de conflito entre os peemedebistas Brunel e Fernando da Casan em Capivari de Baixo é o fato explicito de vingança.  Fernando não engole a decisão de Brunel de municipalizar o sistema de água do município, já que ele é o chefe da agência no município. Agora Fernando vem votando contra o prefeito, mesmo sendo companheiro de partido e com isso provocando desdobramentos já exaustivamente comentados, o que talvez tenha contribuído para os atos e os fatos que o envolveram nesta fase delicada. O comportamento parlamentar de Fernando tem decepcionado. Ele deve explicações a seus eleitores, mas isso é um problema pessoal que só a ele e a seu futuro político diz respeito.

 

BANDEIRA BRANCA

O que é necessário agora é alguém com pulso firme para defender a paz entre os poderes legislativo e executivo e que todos se voltem exclusivamente para os interesses da comunidade. Continuar assim não dá.

 

Há um debate no mundo, principalmente na América Latina, sobre a interpretação da perda da fé em favor de seitas. Não concordo com isso. É flagrante que as seitas proliferam e ganharam visibilidade depois da liberdade e da abertura democrática. Mas a força do cristianismo, do ensinamento de Cristo, é à força da verdade. As seitas, como fenômenos, têm duas faces: uma boa, que é à força da espiritualidade, o homem moderno dominando todos os conhecimentos, mas em busca de Deus; outra, a face má, que é a exploração do sentimento de religiosidade... Esperava-se que o século XX fosse o "da morte de Deus." Ao contrário, o homem nunca procurou tanto a companhia de Deus. Não o Deus divindade, perigoso e ideológico, mas o das catacumbas, dos padres de batina, do Sermão da Montanha. O Deus da paz interior, a paz cristã, a que traz felicidade. Alegro-me quando vejo a igreja onde freqüento (Oficinas) cheia de fiéis tanto na quarta-feira, dia da novena, como nos fins de semana.  É Cristo no coração dos homens!

 

Para refletir:

Não adianta ajoelhar-se na igreja, se você continua de pé diante de Deus!

 

Redução

Surpreendeu a demissão em massa dos funcionários da Câmara de Tubarão, anunciado pelo novo presidente João Fernandes. A turma era realmente grande. Quantos retornarão? Fernandes tem falado em economia e redução de despesas.

 

Fracos

Ao acompanhar as matérias da tragédia da região serrana do Rio e de outros lugares onde as pessoas sofrem com as cheias nos damos conta de como há sensacionalismo em cima disso. É triste ver tudo aquilo, assim como também é triste assistir aquelas repórteres da televisão, nos mostrando o que é lama, o que é um galho de árvore, um carro de rodas pra cima. Fora aquelas perguntas geniais, de improviso dos repórteres. Uma foi excelente. Depois de contar a vida de uma infeliz, que tinha perdido 11 parentes, ela pergunta: “Como você está se sentindo?”. Aí já é demais, não é?

 

Mudar é preciso

O Brasil precisa urgentemente investir em Educação de qualidade. O crescimento econômico do país pede profissionais qualificados. Nossos alunos precisam de uma educação mais rígida, profunda. Pela visão atual, o governo quer apenas que o aluno passe de ano, mesmo que não alcance o conhecimento devido. Isso deve ser mudado. É preciso que o aluno aprenda a interpretar textos, fazer contas e ter consciência da importância da leitura e do aprendizado. Sou mãe de professora e sei muito bem o que isso significa.

 

Para finalizar

Dizem que 2011 não vai ser moleza.

Mas, também, se fosse molezinha

qual seria a graça? 

 

DEPENDE DE MIM - Charles Chaplin.

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio

marque meia-noite.

É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.

Posso reclamar porque está chovendo... ou agradecer às águas por

lavarem a poluição.

Posso ficar triste por não ter dinheiro... ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.

Posso reclamar sobre minha saúde... ou dar graças por estar vivo.

Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria... ou posso ser grato por ter nascido.

Posso reclamar por ter que ir trabalhar... ou agradecer por ter trabalho.

Posso sentir tédio com as tarefas da casa... ou agradecer a Deus por ter um teto para morar.

Posso lamentar decepções com amigos... ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.

Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. 

E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.

Tudo depende só de mim." 

—————

Voltar